quinta-feira, 12 de dezembro de 2013


Sobre Religiões
Continuação

Letras D - E - F

- D -
D.O.M.  Deo Optimo Maximo, “A Deus muito bom, muito grande”.
Darbistas – Nome de uma seita protestante fundada por John Darby (1800-1882) que se juntou aos dissidentes da igreja episcopal da Irlanda. Formaram um grupo conhecido pelos “Irmãos de Plymouth”, de espírito muito puritano.
Dedicação ­– Consagração solene de um templo religioso, de uso muito antigo, já se praticando nos egípcios, gregos, romanos e mesmo nos hebreus. É uma festa importante dos judeus que comemoram a nova cerimónia do purificação do Templo de Jerusalém, reconstruído por Judas Macabeu em 165 a.C. É a festa de Hannukah.
Deísmo  - Crença num ser superior transcendente ao homem, fora de dogmas e religiões.
Demónio – Do gr. daimon, “génio, ser sobrenatural inferior”, existente em todas as religiões, assimililado a um espírito perigoso.
Derviche – Do persa derviz, “pobre”, religiosos pertencendo a diversas ordens e confrarias, vindas do sofismo.
Deus – O ser supremo, existindo por si por toda a eternidade, infinito, perfeito, omnisciente, omnipotente, omnipresente, começo e fim de todas as coisas, soberano bom, justo, base e topo de todas as religiões.
Deusas – Nas religiões politeístas, com vários degraus de hierarquia: Grandes Deusas e Grandes Mães.
Deva – Do sânsc., “divindade”, de raiz indo-europeia dev, “brilhar”. No zoroastrismo demónios ou espíritos do mal, na Índia são divindades benéficas, imortais, mas não eternas.
No budismo estão sujeitas ao karma e simplesmente servidores de Buda.
Dharma – Do sânsc. significando “lei”. No budismo dharma é a doutrina de Buda. A sua lei moral e a aplicação das virtudes búdicas.
Diabo – Do gr. diabolos, “caluniador”, espírito do mal, anjo caído, gênio do mal, do maligno. O mesmo que Satanás, Lucifer e Demónio.
Didakhê – Do gr. significa “ensino”, livro anónimo chamado O Ensinamento do Senhor aos doze apóstolos, escrito no séc. II.
Dogma – Do gr. e lat. dogma, “o que parece bom”, “opinião correta”. Os dogmas estabelecidos nos livros santos servem de referência aos crentes. Nos Veda do hiduísmo, na Bíblia no judaísmo, no Corão no Islão. No cristianismo os dogmas são extraídos da Biblia, mas particularmente do Novo Testamento.
Dominicanos – Ordem fundada por São Domingos em Prouille, perto de Toulouse, em 1215. O seu nome é de Irmãos Pregadores, porque a finalidade da instituição era a pregação, o ensino da doutrina cristã e a defesa das heresias que vinham do Oriente.
Donatistas – Seguidores da seita de Donat, heresiarca do séc. IV em Cartago. Eram puritanos do cristianismo e tratavam de traidores os que fracassavam, não lhes perdoando de se terem entregue aos pagãos.
Druidismo – Religião dos celtas ocidentais cerca do séc. I. O seu nome deriva de uma espécie de colégio sacerdotal à maneira dos brahmanes. Nos druidas a hereditariedade não se praticava. Formavam uma confraria de ritos de iniciação, admitiam a transmigração e a imortalidade da alma que um dia poderia gozar de um paraíso situado no Ocidente.
Druzos – Povo das montanhas da Síria e Líbano, formando uma comunidade étnica diferente e praticando uma religião islâmica, saída do ismaelismo, mas muito marcada por crenças judias, cristãs e asiáticas, fundada em 1209 por Tark al-Hakim, um califa fatímida, que se dizia discípulo de Maomé Al Darazit, donde o nome dos druzos, a maioria dos muçulmanos da região não os considerada muçulmanos.  Hakim enfrentou a oposição dos muçulmanos ortodoxos por aquilo que eles consideraram como apostasia e foi desdenhado pela sua violência extrema, ao perseguir minorias religiosas (tais como os cristãos). Em 1010, Hakim destruiu a Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém..
Durga – Um dos nomes da grande Deusa do hiduísmo, também chamada de Kali ou Parvati, esposa de Siva e Cakti. A sua festa é das mais  importantes
na Índia: a Durgapuja.

- E -
Ebonitas – Membros duma seita dos primeiros cristãos judaizantes no Oriente. Reconheciam Cristo como o último dos profetas judeus, mas hesitavam em considerá-lo como o Messias.
Emanatismo­ – Doutrina oposta à da criação. Ela admite que de um primeiro princípio imutável, saem, como raios luminosos seres menos perfeitos, de onde emanam outros inferiores e assim sempre. Já se encontravam estas
ideias em Filon de Alexandria (25 a.C. – 50 d.C) e até na Índia.
Encarnação  Em teologia do cristianismo chama-se a vinda de Jesus como encarnação e a sua morte de expiação. Nesse sentido teológico, "carne" não é de maneira nenhuma alguma coisa que o homem possui, mas é antes uma coisa que o homem é, sinalizado pela fraqueza e fragilidade próprias da criatura e nesse particular aparece em contraste com "espírito", a eterna e inextinguível energia que pertence a Deus e é Deus. Por consequência, dizer que Jesus Cristo veio e morreu "na carne" é afirmar que ele veio e morreu no estado sob as condições da vida física e psíquica criada, isto é, aquele que viveu e morreu era homem. Por outro lado, afirma também que aquele que morreu eternamente era e continua a ser Deus.
Epiclése – Nas liturgias orientais é a invocação do Espírito Santo, a seguir às palavras da instituição da eucaristia. Ela suplica ao Espírito Santo de descer sobre o altar e de mudar o pão e o vinho no corpo e sangue de Cristo. O catolicismo romano não tem esse ritual, a que os ortodoxos ligam muito grande importância.
Erasmo – Erasmo  de Roterdam (1466-1536) foi um grande teólogo e humanista. Considerou negativas algumas atitudes da igreja e da vida monástica, mas nunca se deixou influenciar pelo protestantismo, mantendo a sua mente livre.
Ermitas – Ou eremitas. Do gr. eremos, “deserto”.  Muito numerosos nos primeiros tempos do cristianismo fugindo de perseguições, à procura de espiritualidade e silêncio, viviam em ruínas, grutas e nos desertos. A vida eremítica atribuiu a santidade a muitos dos seus “Padres do deserto”, como São Paulo de Tebas que viveu mais de cem anos no Alto Egito e que atraiu numerosos seguidores anacoretas para o deserto que se chama Tebaída.
Esoterismo – Doutrina ensinada só aos iniciados. Procura o que está supostamente oculto nas grandes religiões, os mistérios antigos, o simbolismo e sobretudo as ciências ocultas.
Essénios – Membros duma seita judaica da Palestina, de origem obscura, talvez com relação com os hasidins. De vida ascética, agrupados em comunidades de estilo quase monástico, tomavam as refeições em conjunto, abençoando o pão e o vinho.
Etiópia – O cristianismo foi estabelecido na Etiópia cerca de 330, por um jovem de Tiro, Fromêncio., que naufragara no Mar Vermelho.
Eucaristia – Do gr. eukaristia, “ação de graças”, é o sacramento que na doutrina católica contém o corpo e o sangue de Jesus. Depois de alguns ataques contra o dogma no XI séc., o concílio de Latrão, em 1215, fez uma declaração solene, que o concílio de Trento desenvolveu e passou a chamar-lhe transubstanciação. Este mistério foi aceite pelos ortodoxos, mas os protestantes, de acordo com as diferentes versões colocam algumas reservas. Alguns praticam uma “consubstanciação”, simbólica.
Eucologia – Nome dado ao manual litúrgico da igreja ortodoxa.
Eutyches – Arquimandrita de Constantinopla (c. 378 – 454) afirmava que o Cristo só tinha uma natureza divina, a sua natureza humana reduzia-se a uma aparência.
Evangelho – Do gr. evangilium, “a boa nova”.
Evangélicos -  Os protestantes também são conhecidos pelo nome de evangélicos, no entanto, no contexto brasileiro, o termo 'protestante' só é correto quando usado para se referir às Igrejas oriundas da Reforma Protestante, e o termo 'evangélico' só é correto quando usado para se referir aos pentecostais e neo pentecostais. Usando este nome há centenas de igrejas que são verdadeiros sugadores dos dinheiros dos crentes, teatralizando milagres para os comover.
Exército da Salvação -  Uma denominação cristã protestante e uma das maiores instituições de caridade do mundo. Foi fundado em 1865 por William Booth, ministro metodista, juntamente com a esposa Catherine Mumford.

- F -
Fa-Hien – Monge e peregrino chinês (Séc. IV e V) um dos mais antigos peregrinos budistas chineses.
Father Divine – (1888-1965) fundador duma seita de negros do Harlém (Nova York), no género de revelações evangílicas, muito numerosas nos EUA. Pregava a emancipação de todos os negros.
Feitiçaria – Um dos ramos da magia, com a finalidade de fazer o mal.
Fenícios – A sua religião era influenciada pela da Mesopotâmia, assente no princípio feminino da fecundidade, Astarte, e da fertilidade, Atargatis, e dum príncipe masculino o belo Adonis.
Festas – Sempre existiram. Em todos os tempos e em todos os lugares da Terra.
Feuillants – Religiosos da ordem monástica Citeaux, de origem beneditina, fundada por Jean de la Barrière na abadia de Feulliant, em Rieux, com regras aprovadas pelo papa Sisto V em 1586. De grande austeridade, abstinência completa. Foi extinta na Revolução e o seu mosteiro em Paris foi transformado no Club des Feuillants.
Fideismo –De fides, “fé”, teoria filosófica segundo a qual a fé depende somente do sentimento e não da razão. Esta doutrina condenada pelo concílio do Vaticano existe ainda em algumas seitas protestantes.
Filacterio – Do gr. Phulaktêrion, “que serve para proteger”, pequeno rolo de pergaminho com um versículo da Bíblia, que os judeus continuam a colocar no braço ou na testa, os muçulmanos, com versículos do Corão colocam–no fechado em cilindros de metal, os cristãos chamaram filactérios a algumas relíquias, na Idade Média.
Filioque – Expressão latina que define a Santíssima Trindade no Credo e explica que o Espírito Santo procede tanto do Pai como do Filho. Esta expressão provocou grande escândalo na igreja ortodoxa que não a aceitou, com grandes discussões com os patriarcas gregos, especialmente Fotios (séc. IX) que tratou os latinos de heréticos.
Franciscanos – Religiosos da ordem dos Frades Menores, fundada por São Francisco de Assis em 1208 que a quis pobre chamando aos seus irmãos de “menores”.
Frea ou Freyja – Vénus da mitologia escandinava, Deusa do amor, da atmosfera e da noite. O seu palácio deveria recolher, depois da morte, os amantes fiéis. É também a Deusa do amor conjugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário