domingo, 7 de maio de 2017


A Tentação do Eremita
por Jacopo Passavanti
de Specchio di Penitenza, (ca 1495)
(e outras tentações)

Na vida dos Santos padres (Vitae Patrum), conta-se que um monge, que há muito tempo vivia uma vida de penitência no deserto, exercendo muitas virtudes, no entanto, faltava-lhe humildade: altivo, orgulhoso, quando pensava em outras pessoas, ele se considerava melhor do que elas. Como queria punir a arrogância do eremita a fim de salvar a sua alma, Deus deixá-lo-ia ser conquistado pela tentação. Uma noite, o diabo se disfarçou como uma jovem; ela caminhou para a cela do monge e começou a gemer e reclamar de seu infortúnio, recordando como foi parar naquele lugar deserto, como a noite escura não ia deixá-la encontrar o caminho certo, como o frio a incomodava — ao mesmo tempo tremendo para prová-lo —, e como estava desanimada por medo das feras selvagens. E foi com sussurros tristes e chorosos, suspiros, recontando suas dores e implorando por misericórdia, pediu ao santo padre para deixá-la em sua cela em nome do amor de Deus.
O monge ficou comovido com as dores da mulher, então primeiro abriu a janela da cela e pediu ao diabo de mulher — ou mulher-diabo — que lhe contasse o seu infortúnio. A mulher contava a sua história, chorando ainda mais, até que o Santo Padre abriu a porta e deixou-a entrar. Ele perguntou se ela estava com fome, e quando ela disse que não, a tremer tanto, o monge acendeu um fogo e ambos se sentaram à sua volta. O diabo bocejou e esticado para o fogo, revelou seus pés e pernas, recontando suas circunstâncias, com palavras doces e voz suave e perguntou sobre o tempo do monge no deserto, pois estava curiosa sobre a sua penitência.
Enquanto falava e sorria, ela sabia que ele era um casto servo de Deus; e ao falar sobre isto e aquilo — com a malícia que apenas as línguas das mulheres são capazes — foi-se aproximando mais e mais para o monge, tocando agora a sua capa dura de pano, suas mãos e braços — que eram velhos e frios e tostados pela longa abstinência — até tocar no seu peito e na barba branca. Poderia dizer-se que o desafortunado homem estava feliz com isso e que estava esperando a mulher chegar-se ainda mais perto. Em suma, a concupiscência inata que estava dormindo naquela carne e ossos velhos e secos, começou a aumentar; a quase extinta faísca acendeu uma chama e os membros frígidos que foram uma vez mortos, estavam agora vivos com orgulho ultrajante.
O infeliz, lutando uma batalha interna e cercado por todos os lados, incapaz e sem vontade de ver que uma fuga, como se já estivesse capturado e amarrado, rendeu-se. E permitindo-se a cometer o pecado, ele estendeu as mãos para abraçar aquela figura fantástica, que imediatamente desapareceu e nunca mais reapareceu. O eremita ficou confuso e humilhado, e uma multidão de demônios apareceu na cela e formaram um círculo em torno dele, provocando-o e atormentando-o:
"Oh Monge, monge, apenas há pouco atrás, você estava subindo para os céus, mas agora você se apaixonou, você se arruinou e abateu, porque desejou fazer algo que um de nós se não queria fazer! Você não será capaz de aparecer em público novamente ou erguer os olhos para o céu. "
Finalmente, o monge recobrou os sentidos, ferido e constrito chorou e confessou seu pecado a Deus, que o perdoou. E então ele foi humilhado, porque antes tinha sido um homem arrogante. E aí, recitou com o salmista:
Humiliatus soma usquequaque, Domine: vivifica me secundum verbum tuum.
Estava totalmente humilhado meu senhor: por favor, dai-me a vida segundo a tua palavra.
*           *         *
Esta história, ou conto, por mais que a gente não queira, passado mais de meio milênio, é um retrato de tanto idiota que se alcandorou, pela força da ignorante massa popular que continua a pensar que domina o mundo e é dominada, ao topo dos “outros”.
A este estado de coisas, hoje chama-se democracia. Dantes era ditadura.
A principal condição para alguém se poder candidatar a altos postos governativos, administrativos, públicos ou privados, deveria ser a prova, irrefutável, da sua humildade.
Por exemplo, nos EUA a Hillary seria eliminada e o Trampa... moído no triturador e vendido em hamburgers. E se for falar de Portugal, do Brasil, Angola e possivelmente de mais de 90% de todos os países, haveria uma tremenda dificuldade em encontrar candidatos.
E não só entre os políticos, chamados leigos, porque é do conhecimento geral que existem na hierarquia da igreja, bispos e cardeais que são duma arrogância extrema, quando, mais covardemente ainda, se arrogam o direito de falar em nome de Jesus!
Toda a glória de viver
Das gentes é ter dinheiro,
Cumpre-lhe de ser primeiro
O mais ruim que puder.

Tinha Gil Vicente trinta anos quando foi publicado o Specchio di Penitenza, (ca 1495), e vê-se que a semelhança de pensamento entre o grande dramaturgo e poeta português e Jacopo Passavanti é muito grande.
O problema é o ganancioso ser capaz de ser humilde. Ambicioso, talvez.
É interessante esta “tentação e arrependimento” do pobre eremita. Tentações todos temos, porque o nosso ego é quase sempre mais forte do que o “eu”.
Daí que só os grandes espíritos possam vencer as suas fraquezas e se destacarem.
A tentação, desde quase sempre, não é loura encantada, mas o metal dourado, o poder, a ganância e a corrupção.
O Brasil atravessa o mais vergonhoso processo de toda a sua história. Choram alguns o tempo da escravaria, mas não devem esquecer que isso foi universal e, sem dúvida uma nódoa indelével na vida da humanidade.
Mas o descaso, o compadrio e uma justiça de rabo preso, onde parte dos supremos juízes foram advogados dos supremos ladrões que hoje deveriam estar a contas com a justiça, e estão a dar risada na cara dos juízes isentos e determinados a que a justiça seja igual para todos. Mas não é.
Indivíduos já condenados a 30 e 40 anos de prisão são mandados soltar pelos tais “supremos” donos dos supremos tribunais, com base em leis por eles feitas que tem sempre uma saída, vergonhosa, infame, para continuarem a esvaziar os cofres públicos.
Chega-se a descaramentos de tal forma absurdos que parecem mentira: o governo deposto “adjudicou” uma obra de mentira para que a empreiteira entregasse milhões dólares a um candidato esquerdista dum país vizinho!
O banco de “desenvolvimento” do Brasil pagou, integralmente obras gigantescas em Cuba e em outros países.
Os bandidos são pronunciados, julgados, presos, e a seguir os “supremos amigos” mandam libertá-los para aguardarem recursos “manobráticos” que vão conduzir à prescrição dos processos.

Corruptissima republica plurimae leges
(Em república corrupta, muitas são as  leis)

Quem pode, hoje, abandona o país, e há cada vez um maior número de indivíduos que têm vergonha de ser brasileiros.
Há pouco um juiz do supremo, de pele negra foi aplaudido em todo o país. De repente decide aposentar-se. Até o queriam para presidente. Agora já se sabe porque teve tanta pressa em tirar o traseiro fora: enquanto esteve lá no topo dos tribunais, acobertou quanto pôde o assassinato dum prefeito da região de São Paulo que se sabe ter sido mandado matar porque ia denunciar a pouca vergonha do governo.
E assim vai.
Pra que chorar
Se o sol já vai raiar
Se o dia vai amanhecer
Pra que sofrer
Se a lua vai nascer
É só o sol se pôr
Pra que chorar
Se existe amor
A questão é só de dar
A questão é só de dor

Quem não chorou
Quem não se lastimou
Não pode nunca mais dizer
Pra que chorar
Pra que sofrer
Se há sempre um novo amor
Em cada novo amanhecer

Onde está esse “novo amanhecer” de Vinicius de Moraes?
Voltemos a Stefan Zweigh: “Brasil, o país do futuro!” 
Para quando esse futuro?
Não se antevê que seja nem para os netos!

Complemento de informação:
1-      O juro do cartão de crédito em Abril foi só de 490,3% a.a.
2-      O Arquivo Público do Rio, não tem verba para pagar a luz e está sem a dita. Resultado, nem lâmpadas, nem máquinas de xerox para quem faz investigação, nem ar condicionado para conservação de documentos antigos. (Também para que estar a consultar documentos obsoletos???)
3-      O Brasil tem um custo de 15% do PIB só com os servidores - ativos, aposentados e os bolsa família! Quase um terço da população vive à custa do governo federal!
4-      Economia, conceito nacional: o gás paga 1,63% de imposto no Rio e 1,3% em São Paulo.

Vivam as Tentações... do demo!

Maio / 2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário