POLÉMICA EM 2003
10 passados e tudo na mesma
Ou pior !
Exmo Senhor
Ministro da Educação
Peço-lhe o favor de mandar alguém ler e lhe
comentar, o que abaixo transcrevo, sobre uma “consulta” feita por um suposto
“Conselho Nacional de Educação”, que é no mínimo, absurdo!
Segue-se nio final o comentário que esta “pesquisa-consulta”
me mereceu, e que submeto à sua consideração.
Atenciosamente
Francisco G. de Amorim
Rio de Janeiro
* * * * * *
Recebida pela Internet a incrível consulta abaixo:
From: Quilombhoje
To:
raizes75@zaz.com.br
Sent: Thursday, February 13, 2003 12:51 AM
Subject: Pesquisa
Sent: Thursday, February 13, 2003 12:51 AM
Subject: Pesquisa
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
CONSULTA
COM VISTAS A PARECER QUE CONTEMPLE A POPULAÇÃO NEGRA BRASILEIRA
A mensagem abaixo refere-se à lei sobre o ensino de cultura e história afro-brasileira.
É importante que participemos desse processo.
Caso você já tenho a pesquisa, não esqueça que o prazo de
envio é 10/03.
Brasília, 23 de janeiro de 2003
Prezadas senhoras e senhores
Nós, abaixo-assinados, somos
conselheiros do Conselho Nacional de Educação, e vimos, por meio
deste solicitar sua colaboração conforme explicamos a seguir. O Conselho
Nacional de Educação - CNE, entre importantes objetivos que têm, está o
de interpretar leis maiores, como da Lei nº 9394, de 20 de dezembro de
1996, que trata das Diretrizes e Normas da Educação Nacional; a Lei n º
10.639, de 9 de janeiro de 2003, que torna obrigatório o ensino sobre
História e Cultura Afro-Brasileira, em estabelecimentos de ensino fundamental e
médio.
O CNE interpreta e apresenta
normas a serem seguidas para que se cumpram as leis, no que diz respeito à
oferta de educação para todos, bem como à realização de estudos com sucesso.
Para tanto, redige pareceres, documentos que contêm encaminhamentos,
orientações a serem seguidas pelas secretarias de educação, escolas e
também pelos professores, a fim de elaborar planos e executar ações que
garantam, a todos os brasileiros, o direito de receber educação de muito boa
qualidade. E, além disso, tenham, ao realizar seus estudos, reconhecidas e
respeitadas suas especificidades de gênero, raça/etnia, classe social,
religião, necessidades especiais, faixas etárias, estilos de vida e outras
singularidades. Nós assumimos o compromisso de redigir parecer que contemple a
população negra brasileira. Nosso objetivo é o de fazer proposições às
secretarias de educação, estabelecimentos de ensino, professores que garantam o
reconhecimento da população negra e a afirmação de seus direitos, entre outros,
à educação, à história, à identidade, à cultura, à cidadania. Estamos, aqui,
solicitando sua colaboração e do Grupo do Movimento Negro a que você pertence,
para bem redigir esse parecer.
Solicitamos, pois, que respondam às perguntas que encaminhamos
em documento anexo e nos enviem suas respostas até o dia 10 de março de 2003.
Enviem suas respostas, por gentileza, para o seguinte endereço
eletrônico: petronilha@power.ufscar.br. Contando
com sua valiosa colaboração, apresentamos nossos votos de alegrias, saúde e
felizes empreendimentos em 2003.
Atenciosamente
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Marília Ancona-Lopez,
Francisca Novantino, Carlos Roberto Jamil Cury
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
CONSULTA COM VISTAS A PARECER QUE CONTEMPLE A POPULAÇÃO NEGRA
BRASILEIRA
Desde já, agradecemos sua colaboração. As respostas podem ser
dadas individualmente ou em grupo. Reúna pessoas que possam estar interessadas
em responder as perguntas. Leia cada uma delas separadamente, escute a
respostas atentamente e depois escreva tudo que for possível ou tudo que o
grupo julgar importante.
Vamos começar!
1)
Primeiramente identifique: Grupo do Movimento Negro: .............
ONG : ................... Outra
instituição:
............................................. Endereço:Rua................nº.......Complemento.......CEP....... Cidade..................
Estado.................... a) Se as
perguntas forem respondidas individualmente, informe seu: Sexo................
Idade.................. Cor.................
Escolaridade: ( )1 ª a 4 ª série ( ) 5ª a 8ª série ( ) ensino médio ( )
superior ( ) completo ( ) completo (
completo ( ) completo ( )incompleto ( ) incompleto ( ) incompleto ( ) incompleto b) Se as perguntas
forem respondidas em grupo, informe: -
quantos homens responderam (idade entre 22 e mais anos ? .... - quantos rapazes (idade entre 15 e 21 anos)?
........ - quantos meninos (entre 6 e 14 anos)? ................. - quantas
mulheres responderam (idade entre 22 e mais anos ? .... - quantas moças (idade
entre 15 e 21anos)?........ - quantas meninas (entre 6 e 14 anos)?
.............. Das pessoas que responderam, quantas cursaram: ( )1 ª a 4 ª
série ( ) 5ª a 8ª série ( ) ensino médio
( ) superior ( ) completo ( ) completo ( ) completo ( ) completo ( )incompleto
( ) incompleto ( ) incompleto ( ) PERGUNTAS
1)
O que todos precisam saber sobre as necessidades e interesses da
população negra em relação à educação nas creches, nas escolas, nas faculdades?
2)
O que os professores precisam de saber sobre seus alunos negros?
3)
De que maneira os professores podem se inteirar da história e
cultura dos africanos e da história e da cultura dos brasileiros descendentes
de africanos?
4)
O que precisam as crianças e os jovens negros aprender na escola?
5)
O que os brancos, os amarelos (descendentes de japoneses, coreanos,
outros), os povos indígenas precisam aprender a respeito dos negros
brasileiros?
6)
Como deve ser a escola de qualidade para bem atender os alunos
negros em todos níveis de ensino: · Educação Infantil (creche, maternal,
jardim, parquinho, etc)? · De 1a a 4a série do Ensino Fundamental? · De 5a a 8a
série do Ensino Fundamental? · Ensino Médio (colegial)? · Ensino superior
(faculdades, universidades?
7)
O que é necessário e não pode faltar, para que todos os negros
recebam educação de
qualidade em todos os níveis de ensino?
qualidade em todos os níveis de ensino?
8)
O que deve ser feito para facilitar o acesso da população negra a
todos os níveis de ensino?
* * * * * * * *
Esta “consulta” merece o seguinte
comentário:
As perguntas acima são... incríveis!!!!
1) O que todos precisam
saber sobre as necessidades e interesses da população negra em relação à
educação nas creches, nas escolas, nas faculdades?
A população negra????????? E os outros? O que
está em causa é a população do Brasil, sejam eles azuis, verdes ou cor de rosa!
Ou a lei é feita só para ensinar aqueles a quem o tom da pele diferenciar? A
intenção do legislador foi rácica ou cultural?
Que faltam creches, escolas e faculdades para
os menos favorecidos, isso é demasiado evidente, é até chocante, só que mais
chocante ainda é quando se pretende classificar os brasileiros por raças,
etnias e outras afrontas.
2) O que os professores
precisam de saber sobre seus alunos negros?
Incrível! Sobre os alunos negros?! Eles têm
que saber tudo sobre todos os alunos. E como ele vai saber quem é negro,
10 ou 80% negro, fula, mandinga, sudanês, bosquímano, nordestino “tostado”?
O que os professores têm que saber é muito.
Sobre história, cultura, humanismo, para poderem ensinar sem preconceitos de
raça, ou etnia, ou religião, ou...
3) De que maneira os
professores podem se inteirar da história e cultura dos africanos e da história
e da cultura dos brasileiros descendentes de africanos?
Aqui aparece de novo a intenção de criar
diversas culturas no país: uma para os mais escuros, outra para os intermédios
e outra para os mais esmaecidos!
Acima
de tudo os professores têm que saber mais sobre povos, culturas....
4) O que precisam as
crianças e os jovens negros aprender na escola?
Outra! As crianças e os jovens africanos?
Onde está a diferença? Que diabo de racismo está em jogo? Será que este
“Conselho” distingue crianças de jovens negros? É possível?
O que os jovens têm que aprender na
escola, acima de tudo é a verdade. Da história, das culturas, dos povos, ...
5) O que os brancos, os
amarelos (descendentes de japoneses, coreanos, outros), os povos indígenas
precisam aprender a respeito dos negros brasileiros?
Nada. Eles, os tais brancos e
"amarelos", bem como todos, repito todos os brasileiros, o que
têm é que aprender a história do Brasil, com toda a influência que todos os
povos trouxeram para ajudar a formar este imenso e espantoso caldeirão. Como a
influência africana é grande e profunda a sua quota parte no caldeirão e no
ensino deverá ser proporcional aos frutos que nos proporcionaram.
Curioso como a pergunta omitiu um
aspeto fundamental do povo deste país: os "pele vermelha"! Os índios.
Os primeiros brasileiros. Os desgraçados que estão sempre sendo relegados para
último lugar... quando ainda sobra algum lugar para eles, o que no caso dos
"brilhantes conselheiros" de um "Conselho Nacional de Educação”,
não sobra!
Nem se lembraram que índio existe! Ou
será que os incluíram no genérico “crianças”? Onde eles ficam?
6) Como deve ser a escola de
qualidade para bem atender os alunos negros em todos níveis de ensino: ·
Educação Infantil (creche, maternal, jardim, parquinho, etc)? · De 1a a 4a
série do Ensino Fundamental? · De 5a a 8a série do Ensino Fundamental? ·
Ensino Médio (colegial)? · Ensino superior (faculdades, universidades?
Primeiro: como deve ser a Escola de
Qualidade? Deve ser SEMPRE de
QUALIDADE.
No entanto para ser de qualidade a
primeira coisa a fazer é formar professores de qualidade.
Depois, nesse ensinamento a
professores, para eles terem qualidade, há que lhes ensinar a história sem
preconceitos, seja de que forma forem.
E isto tem que começar pelas creches,
parquinhos, etc.
Para que isto aconteça é necessário
que existam inspetores de ensino ainda mais descomplexados e de muito melhor
qualidade e formação.
Finalmente continuo sem entender o
porquê "atender bem os alunos negros"! Porquê negros? Porquê esta
constante distinção entre alunos em geral e negros. Onde quer chegar o
"conselho"?
7) O que é necessário e não
pode faltar, para que todos os negros recebam educação de qualidade em todos os
níveis de ensino?
Idem, ibidem.
8) O que deve ser feito para
facilitar o acesso da população negra a todos os níveis de ensino?
Onde está ela hoje
dificultada? Na cor da pele ou no bolso dos pais? Neste caso a pergunta deveria
ser formulada de outro modo:
- o que deve ser feito
para facilitar/permitir o acesso das classes economicamente menos favorecidas,
ou até desfavorecidas, a um ensino de qualidade? O que falta no ensino oficial
para ser de qualidade?
A resposta parece simples:
professores de qualidade.
Finalmente, Senhor Ministro, como é
possível tanta ignorância sair de um intitulado
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
que faz uma coisa destas a que chamam
CONSULTA COM VISTAS A PARECER QUE CONTEMPLE
A POPULAÇÃO NEGRA BRASILEIRA
simplesmente ignorando todos os outros
brasileiros.
Será que as/os quatro abaixo
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Marília
Ancona-Lopez, Francisca Novantino, Carlos Roberto Jamil Cury
não se dão conta da ignorância que expôem e do racismo que evidenciam?
não se dão conta da ignorância que expôem e do racismo que evidenciam?
É isto um Conselho
Nacional de Educação?
Pobre educação.
Pobre educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário