domingo, 12 de fevereiro de 2017


Um pouco de História
A Dinastia de AVIS
 contada à moda ‘‘da casa’’

El-Rei D. João I, de Portugal, até hoje ninguém sabe com segurança se era ou não bastardo, apesar de ter nascido quando a primeira mulher do papai dele, o famoso e Cruel Dom Pedro, já tinha morrido, bem como a linda Inês. A verdade é que o tal Pedro não casou com a dona Teresa Lourenço.
Mestre de Avis, já no tempo do irmãozinho Fernando, que foi rei e aprisionado de amores ilícitos por uma mulher fatal, a famosa e famigerada Leonor Teles, Joãozinho, com dezenove aninhos já se tinha aconchegado diversas vezes na confortável cama de Inês Pires, que dizem as más línguas seria filha de um sapateiro judeu de Castela, mas devia ser boa com’ó milho.
Dos vários filhos que teve com esta Inês, antes da Filipa de Lancaster o ter amarrado curto, ao primeiro, Joãozinho, quando rei, deu-lhe o título de Duque de Bragança, do que, se tivesse vivido até aos noventa e dois anos, quando o neto Afonso, rei, se lembrou de matar o melhor homem daquela geração de Avis, o brilhante Dom Pedro, Duque de Bragança, se teria amargamente arrependido.
Tudo por inveja do abastardado Bragança! Bastardo pode ser ótimo, mas invejoso é... f...ogo!
O filho mais velho do rei, Duarte, era ótima pessoa, um poeta sonhador, mas como rei... não valeu nada, e como morreu cedo deixou o abacaxi ao Afonso que acabou por matar o tio que tanto o tinha ajudado!
Entretanto os Bragança cresciam em poder, finança e influência.
Chegou João II, a quem, por saber bem manejar a adaga chamaram o Príncipe Perfeito. O Bragança, Fernando II, estava a querer sair demasiado da casca e o Joãozinho mandou abriu-lhe as tripas. Menos um primo, logo seguido por outro primo e cunhado, Diogo, Duque de Viseu a quem Joãozinho se encarregou de desencarnar.
O único filho deste Joãozinho, Afonso, casara, em criança, com a filha dos Reis Católicos e arriscava-se a ser rei de Portugal e de toda a Espanha, o que não agradava nada à corte castelhana. Assim, o jovem príncipe morre misteriosamente numa queda de cavalo e pouco de pois, misteriosissimamente, seu pai, segundo o Wikileaks, envenenado com um copo de água, porque o cara era macho e a nobreza portuguesa estava sempre aflita a ver quem era o próximo a ser esfaqueado.
Herdou o venturoso Manuel, irmão do desencarnado Diogo, e tratou logo de abichar a viuvinha do Afonso, Isabel de Trastâmara, com olho na Ibéria. Mas a Isabelinha, ao fim de seis meses de casada pariu e... foi-se, ela e o filho a quem entretanto chamaram Miguel.
O venturoso Manel procurou logo outra e como ainda havia available uma irmã de Isabel, Maria de Aragão e Castela ou Maria de Trastâmara y Trastâmara (seria gaga?) mandou-a ir, e ela, para mostrar à irmã defunta como é que se trabalhava, presenteando o marido e o país com dez filhos! Trabalharam bem!
Esta como a irmã, filhas dos católicos reis fizeram uma danada duma força para que o esposo Manel expulsasse os judeus de Portugal. Elas não queriam ir para um país com essa judiaria! Era gente de “sangue sujo”!
Em Castela reinava, e aterrorizava, não os reis, mas um dos maiores facínoras da história, um tal de Tomás de Torquemada, descendente de judeus, que veio a ser "O martelo dos hereges, a luz de Espanha, o salvador do seu país, a honra do seu fim", conhecido por sua campanha contra os judeus e muçulmanos convertidos da Espanha. O número de autos-de-fé durante o seu mandato como inquisidor é aceito como tendo alcançado 2 200. Uma espécie de ISIS do século XVI !
Como as princesas foram criadas naquela aversão aos judeus, Manelzinho que dependia da grana deles para continuar a ser o rico rei do país admirado, admiradíssimo e invejado, pelas descobertas e negócios com as índias, para agradar às mininas de Trastâmara, mandou reunir, em Lisboa, no Terreiro do Paço os judeus todos, chamou o bispo, mandou que benzesse logo aquela gente toda com água benta e... pronto. Acabara com os judeus, e as princesas já podiam ir para Portugal. O sangue estava limpinho! Hemodiálise automática, teológica e filosófica. Só que os judeus continuaram a judiar finginho que estavam muito cristãos.
Esperto o Manel, hein?
Tudo parecia correr nos conformes para o Manel: descobriu-se o caminho marítimo para a Índia, o Brasil, fez umas conquistas no Marrocos e para as duas filhas arranjou belas alianças, uma casou com Carlos V da Alemanha e outra com Carlos III de Sabóia, além de ter nomeado (ele, sim) dois filhos cardeais, etc.
Consagrou-se esbanjador de dinheiro, como com a aparatosa embaixada em 1514 enviada ao papa Leão X levando presentes magníficos como tecidos, jóias e animais raros, entre eles um cavalo persa, um elefante branco, chamado Hanno em homenagem ao grande general Haníbal, que executava várias habilidades, e passou a ser a mascote do papa.



O pobre elefante só durou sete anos em Roma. Morreu de angina. Deve ter apanhado um frio “do cão” e... o papa ficou muito triste, e até lhe escreveu um longo epitáfio!
Mas a novidade que mais encantou os espíritos curiosos das cortes europeias da época terá sido sem dúvida o rinoceronte trazido das Índias, jamais visto, que assumiu, então, um papel preponderante na arte italiana, ficando célebre o desenho de Dürer



Depois de tanta gastança e de tanta exibição de riqueza, tanta estupidez, onde sobressai em primeiro lugar a perseguição aos judeus e aos cristãos novos, que eram judeus a fingir de cristãos, as finanças de Portugal começaram a abrir brechas.
Sá de Miranda já o previa:
Não me temo de Castela
Onde guerra inda não sôa,
Mas temo-me de Lisboa
Que ao cheiro da canela
O reino se despovoa
.....
Ouves, Viriato, o estrago
Que cá vae nos teus costumes?
Os leitos, mesas e lumes
Tudo cheira; eu óleos trgo,
Vem outros trazem perfumes
.....
D’estes mimos indianos
Hei grão medo a Portugal,
Que lhe hão fazer os danos
Que Capua fez a Anibal?

E Camões também duvidava de “tanta maravilha”:

Que que novos desastres determinas
De levar estes reinos e esta gente?
Que perigos, que morte lhes destinas
Debaixo de algum nome preeminente?
Que promessas de reinos e de minas
D’ouro que lhe farás tão facilmente?
Que famas lhe prometerás? Que histórias?
Que triunfos, que palmas, que vitorias?
.....
Por quem se despovoa o reino antigo
S’enfraqueça, e se vá deitando ao longe.

O sonho das Índias, do Pau-Brasil, das Molucas, aliás Malucas, começou a ter maiores gastos do que lucros à chegada a Lisboa, que havia sido o mais rico porto da Europa. E vá de ir buscar dinheiro a juros, no norte da Europa, a maioria na mão... dos judeus, muitos deles fugidos de Portugal.
Prestamistas que aproveitaram para carregar nos juros, o que qualquer um de nós faria, não só por ser negócio, como por uma merecida vingancinha!
Chega o João III a quem chamaram o Piedoso, mas foi mesmo um azarento. A mulher Catarina da Áustria, uma grande dama, deu-lhe dez filhos, mas todos bateram a bota, ou à nascença ou crianças. Só um conseguiu engravidar a mulher, Joana da Áustria, quando já casado, com 15 anos, mas morreu antes da criança nascer.
O Piedoso, no meio de tanto azar, perdeu as Malucas para Castela, teve a famigerada peste que assolou a Europa e matou centenas de milhares de pessoas e animais, grandes secas e até o primeiro grande terremoto em Lisboa em 1531.
Criou as Capitanias Hereditárias no Brasil que não foram a lugar algum, e o pior, foi oficializar a Inquisição de quem acabou subordinado, e em 1544 teve, mais uma vez que estender a mão, pedinte, aos negociantes das Flandres, obtendo um empréstimo de 778.400$000. Só as armadas para as colónias, entre 1524 e 1544 haviam custado 684.000$00.
Fecha os olhos e deixa o trono para seu neto com três anos de idade. Educado por uma tia e um tio cardeal... o jovem Sebastião, o “Desejado” foi no papo dum despótico sultão de Marrocos, que já matara um irmão para ficar com o trono, e ameaçado por um tio, refugiara-se em Fez. Em 1578, na sequência do pedido de auxílio que Mulei Mohammed lhe lançou, o Desejado, levando consigo a elite da nobreza de Portugal, decide ir dar uma ajudinha. Em Alcácer-Quibir, Mulei Mohamad e o tio, assim como o rei de Portugal morreram, o que originou o nome de "A batalha dos três reis".
Acabou a dinastia de Avis e Portugal ficou à deriva!
Um tio do Desejado, Henriquinho, o cardeal, com 66 anos, pensou: “Vou-me descardealizar, caso com uma gatinha e darei um herdeiro ao trono”.  E mandou pedir ao Papa, que lhe respondeu que tivesse huízo, até porque ainda não havia Viagra à venda. Triste (?) morre em 1580.
Se o país estava à deriva, sem rei, nem elites, nem nobreza, derivou completamente, abrindo a porta para entrar outro neto do venturoso, o castelhano Filipe.
Acabou a dinastia que começara por Ínclita, e Portugal nunca mais foi o mesmo.
RIP à turma toda.


05/02/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário