sábado, 5 de janeiro de 2013



O futuro do presente


Estou cansado de afirmar que o Brasil é um país lindo, gente maravilhosa, recursos quase inesgotáveis, mas...

- quando crápulas condenados à cadeia pelo Supremo Tribunal, e por vários anos, assumem “seus lugares” de deputados na Câmara Federal...
- enquanto os des-governos continuarem a desviar verbas, fabulosas, de auxílio a populações que tudo perderam nas enxurradas, e continuam a assistir ao descalabro...
- quando, por exemplo, num município em três anos só tenham feito obras de contenção em 4 quilômetros do rio, quando 27 são os que perigam a povoação...
- quando continuamos a ter mais de 50.000 homicídios por ano, enquanto na guerra civil da Síria morreram 60.000, mas em DOIS anos, e já é considerado um genocídio...
- quando cai uma chuva e a minha casa fica sem telefone e com falta de energia elétrica...
- quando permitem a construção de dezenas e dezenas de prédios com mais de meio milhar de apartamentos, num bairro que não tinha infra estrutura para isso, e agora, na minha rua há cerca de um mês ninguém recebe água...
- como os lobbies das construtoras são imensos, como imensas as verbas por estes oferecidas aos governantes para se elegerem, primeiro constrói-se, depois o governo arruma facilidades de crédito para os compradores e depois, depois, depois, se pensa em infra estrutura. Quando pensa. Porque só remenda.
e... etc., etc., etc....

Por muito bonito que o país seja e carinhosas as suas gentes, um mau estar se instala e fica difícil de remover.
Vivi vinte e um anos em África. 21. Naquela África a que chamavam atrasada. Não recordo, nem ninguém da minha família, que alguma vez nos tivesse faltado a água, a luz ou o telefone e isto desde os começos dos anos 50, quase sessenta anos passados. Luanda tinha o seu abastecimento de água a funcionar perfeitamente desde 1889. (Infelizmente hoje não está mais assim. Luanda cresceu loucamente. Mas só se tornou independente há 37 anos, e o Brasil há 190!)
Naquela África onde o analfabeto presidente desta pindorama manifestou “oficialmente” o seu espanto por ver ruas alinhadas e limpas e a população a comportar-se com cidadania, o que ainda não acontece por aqui em todo o lado.
Neste país tudo parece jogo infantil e, pior, de mentirinha.
O percentual de desemprego está no seu nível mais baixo. Infelizmente não é por o país estar a crescer, mas pelo fomento dado ao consumismo. Loucura.
A indústria terá encolhido cerca de 2,6%.
O PIB de 2012 deve ficar abaixo de 0,9%, apesar do governo já estar a preparar outro “método” contábil para enganar o povão.
A Balança Comercial ficou no mais baixo nível dos últimos dez anos.
Mas, e então a “inesgotável riqueza” do petróleo do pré-sal ??? Ah! É verdade. Dizem, dizem, que o petróleo está lá. Lá em baixo, a uns 4.000 metros de profundidade, no mar, e a alguns centos de milhas da costa. Mas parece que está.
É só ir lá buscá-lo. Só.
Só que para isso o governo, perdão, o des-governo, tem que abrir os leilões de exploração dessas áreas. Mas... voltamos a esta horrível palavra, o “mas”... os interesses são tão escusos que há anos se vêm adiando esses leilões. Pasmem agora ó incultas gentes: as empresas BRASILEIRAS, ligadas à exploração de petróleo, como o governo nada resolve... saíram para ir investir no estrangeiro.
E a Marinha Mercante? Aquela que transporta para dentro e fora do país tudo quanto se movimenta? Não tem um navio, unzinho só. Tudo é estrangeiro! E quais planos existem? Planos? O que é isso de planos?
Isto é uma maravilha.
E em minha casa... não tem água!!!

4-jan-13



Nenhum comentário:

Postar um comentário