quinta-feira, 8 de julho de 2021

Um Amigo e Hospedeiro

 

Na nossa tão falada, e escrita, ida a Angola no "Mussulo", ali fomos recebidos com enorme entusiasmo e imenso carinho.

Um dia depois de chegados a Luanda já aqueles amigos nos tiraram do barco, para irmos dormir em camas boas, em terra, com todo o conforto, sobretudo aquele calor humano que os hospedeiros nos proporcionaram.

Calhou-me como hospedeiro um jovem “sobrinho” da idade que teria o meu filho mais velho. Além de um quarto, cama e a ótima companhia, foi o meu “cicerone” durante todo o tempo que lá estive.

Acompanhou-me na procura de algumas peças para o barco, a uma antiga fábrica, em Viana, onde fomos para costurar a genoa, na compra de alimentos para o retorno do barco, a visita (por fora) às casas onde habitei quando por lá vivi, sempre com uma serena vontade, um desejo de atender da melhor maneira possível a alguma solicitação minha, que espero não tenha abusado da sua extrema simpatia.

Foi um bom amigo, novo “sobrinho”, que ganhei.

Quando lá voltei dois anos depois para o lançamento do livro “Mussulo – Um Abraço à Vela”, lá estava ele, que de imediato me levou para sua casa.

Sempre guardei uma saudade grande do Rui Cristina¸ de quem fui acompanhando, infelizmente pouco, a evolução da nova família e dos dois (?) filhotes lindos que arranjou.

    

        

Ainda tentei fazer um retrato dele que penso lho mandei. Não fiz só um, mas dois, porque nenhum me pareceu que tinha ficado bom.

Olho agora para esses dois retratos, lembro bem dos momentos em que os captei. No primeiro, “pousou” para a máquina fotográfica e no segundo “apanhei-o” em frente da TV, muito interessado não sei em que desafio de futebol.

E está a custar-me reter uma lágrima.

O meu pensamento vai sobretudo para a nova família que arranjou, que abraço mesmo não conhecendo. Que a vida lhes proporcione o que o Rui sempre terá desejado para ela.

Meu querido Amigo. Descanse em Paz. Talvez um dia nos voltemos a encontrar.

 

04/07/2021

                                                                         

 


Um comentário: