quarta-feira, 22 de janeiro de 2020






Há uns poucos anos, cerca de 2550 atrás, reinava na Pérsia, na dinastia dos Aquemênidas, filho de Ciro I, o rei Cambises II, que deixou como retrato,  e fama, ser um sujeito bravo pra caramba.
Ganhou umas batalhas lá nos arredores do seu Império e decidiu depois aventurar-se pelo Egito, que não foi difícil dominar, mas acabou por receber o título de Faraó.
Depois, inchado, importante, achou que podia conquistar toda a África, e começou por mandar uma parte do seu exército, só uns 50.000 homens, conquistar Cartago. Esses estúpidos meteram-se a caminho, a pé pelo Saara e... nunca chegaram ao destino nem voltaram para trás. O deserto os engoliu! Até hoje.
Cambises não parece ter sido “um bonitão”, 
mas o chapéu dele faz inveja a qualquer um.

Pensou então: se não dá para o Poente então para o Sul, convencido que África acabava logo ali só um pouco abaixo, quase ao virar a esquina. Pensou ir até à Etiópia, mas os sudaneses deram-lhe uma surra que o obrigaram a retroceder e voltar para a sua terra.
Reza ainda a história que o imperador estava deprimido quando, a caminho da sua terra, deixou o Egito na primavera de 521 a.C. Além de seus desastres africanos, chegavam notícias de uma rebelião na Pérsia. Estabelecida a soberania no Nilo, seguiu para casa através de Gaza e Damasco, levando consigo Dario. Em algum lugar da Síria, talvez Damasco, Cambises... pifou.
Dario recorda o momento numa frase enigmática: "Ele morreu sua própria morte" que foi interpretada como um veredicto de suicídio, teoria plausível em face dos contínuos contratempos, leia-se derrotas.
Antes de se meter nestas alhadas, Cambises governava com mão de ferro (o que tanta falta faz nos dias de hoje...!
Em 1487-88 as autoridades municipais de Bruges encomendaram ao pintor flamengo Gerard David uma série de painéis para o gabinete do burgomestre da Câmara Municipal. Gerard David pintou um díptico a óleo sobre o famoso Julgamento de Cambises, onde é representada a detenção e esfolamento por ordem de Cambises, dum juiz persa, Sisamnés,  baseado na História de Heródoto.
Segundo Heródoto o juiz terá feito um ou mais julgamentos favorecendo algum comparsa ou quem lhe pagasse.
Vejam bem o “cara” a ser esfolado como um coelho... vivo!

Esta obra pintada sobre painéis de carvalho, aparece mencionada pela primeira vez nos arquivos de Bruges como O Último Julgamento. Serviu como referência, aos funcionários da Câmara, para encorajar a honestidade entre os magistrados, e uma apologia pública à detenção do imperador Maximiliano I de Habsburgo em Bruges, 1488, quando andou a guerrear os Países Baixos. (E o chato disto é que o Maximiliano era neto do rei português D. Duarte, através da sua filha Leonor, que parece ter sido uma gatinha).
 
A Imperatriz Leonor

Voltando ao esfolamento do juiz, o rei Cambises mandou que a pele do desgracento Sisamnés fosse curtida para revestir a cadeira do magistrado, lembrando-lhes assim que corrupção na justiça era assunto a evitar.  
Porque estou a falar disto?
Porque me parece que o tal Cambises está a fazer uma tremenda falta aqui no Brasil, e até em Portugal.
Com o bando que aqui se apoderou do STF, reinando à moda de Luis XIV – “La loi c’est moi” e tendo determinado que os seus cargos são perpétuos, intocáveis, e pior, tendenciosos (para não lhes chamar corruptos, porque é chato), há evidências indiscutíveis de que esses donos do Brasil (o Presidente não manda nada!) teriam já dado mais do que muitas sentenças torcidas a favor dos comparsas que poderiam levá-los, bem esfolados, vivos ou mortos, a estofarem umas quantas cadeiras no tribunal.
Citar nomes? Para quê? O povo brasileiro, nestas alturas já tem ódio dessa gente, sobretudo aos do trio LGT*, todos os dias, sobretudo mas redes sociais, lhes chamam malandros, corruptos, etc., mas eles continuam vomitando opiniões e sentenças pseudo constitucionais ilegítimas, com ar de deuses do Olimpo. E todos já milionários.
Mas não riam, portugueses, porque as informações que por aqui desembarcam, poucas mas firmes, também nos levam a suspeitar que o senhor Cambises deveria fazer um rapa nesse tribunal Constitucional, e mandar estofar umas quantas cadeiras.
Lembro ainda de um juiz em Luanda que, depois de me dar razão, condenou-me a pagar uma multa de trânsito e ainda dar uma grana a um defensor oficioso que não abriu a boca em todo o julgamento. O miserável devia ter medo dos polícias, mas a sua pele pouco aproveitamento teria porque o desgraçado era baixinho. Complexo de altura.
Mas cuidado juízes. Sobretudo se acreditam na reencarnação!
Olha se o Cambises aparece!
Para despedida, duas opiniões de muito valor.
    Ámen.

18/01/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário