terça-feira, 18 de dezembro de 2018



2018

Como está a ser difícil falar sobre o Natal, o tempo da Família, do Amor entre TODOS os Homens, da Paz, ao ver que cada vez mais se procuram destruir os valores da Família com essa vergonhosa onda da “igualdade de género”, os países a crescerem nas suas indústrias de armamento para destruir a Paz, com armas sempre mais eficazes na morte e destruição, sendo já tão frágil a que existe hoje, com a invasão do ódio islâmico pela Europa e por todo o Mundo, pelo fosso astronomicamente crescente que separa os mais ricos dos mais pobres, pela falta de sensibilidade que está destruindo os corações e a vida das pessoas e pela destruição do Meio Ambiente, da Natureza.
Pela desvairada ganância.
É tão verdadeira a frase: “A Natureza não precisa do homem, o homem é que não vive sem ela”, se até os gigantes dinossauros desapareceram.
É costume nesta época desejar Boas Festas, Feliz Ano Novo, e outras mensagens que nem pensadas já são de tão gastas e, a maioria das vezes, sem qualquer sentido.
Como desejar a alguém Festas Boas quando se olha à volta e se vê que dois terços da humanidade vive em atroz infelicidade?
Ou como desejar um Ano Novo Feliz? Fecharmos os olhos, ouvidos e o nosso sentir, para fingirmos que estamos a acreditar na felicidade do próximo ano?
É evidente que ainda boa parte das pessoas de boa vontade procura lembrar com um pouco mais de carinho os parentes, próximos e longínquos, os amigos, e até, os de coração mais verdadeiro, dos inimigos.
Nesta quadra, a minha vontade seria de me poder isolar totalmente do mundo. Não para abandonar os que amo, os que conheço e ou desconheço e até os que nem amo nada! Mas recolher-me, ouvir o silêncio, procurar sentir que me aproximo mais de todos, que talvez consiga purificar um pouco algumas ideias de violência que, face a este mundo violentíssimo, muitas vezes me acodem ao espírito.
É evidente que o meu desejo é simples: que todos, todos, nesta quadra, e sempre, se lembrassem dos outros, não como simples seres viventes, mas como irmãos.
Utopia?
Sim, total.
Desde que o homem começou a pensar, logo estabeleceu hierarquias para poder tratar mal a maior parte do seu semelhante, mais fraco. A criar mecanismos, a que chamou de religiões, para que houvesse, sempre, os que sobrenadam sobre o sangue dos que para eles têm que trabalhar. A guerrear e matar aqueles que lhes pudessem aumentar ainda mais o poder.
Um dia chegou aquilo a que se acordou chamar democracia, palavra desgraçadamente vazia, porque só pode haver democracia, onde todos sejam realmente iguais, quando TODOS tenham as mesmas oportunidades de educação e de meios, dignos, de subsistência.
Entretanto democracia é uma palavra que ofende.
Será que nesta quadra do Natal se pode simular que todos somos iguais perante a lei e perante os recursos económicos? Não pode.
Então como é que posso desejar Festas Boas e Felizes? A quem? Só aos que estão acima de um certo nível de vida? E aos outros bilhões?
Prefiro não desejar nada disso. Vou mandar um abraço, católico, "katholikos", que quer dizer, “para todos”, universal. Aos que conheço e aos que imagino que existam.
Para lhes dizer como seria belo o mundo se todos se abraçassem!

Dez. 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário