O Massacre Simele no Iraque
um legado de trauma e negligência britânica
7 de
agosto é uma data especial para os assírios, uma nação tão esquecida
no nosso mundo moderno, que muita gente ainda ficará desconfiada ao ouvir falar
dela. No entanto, os assírios persistiram como um povo distinto após a queda do
Império, assim como o país da Assíria — ou Ashur/Atour como os assírios a ele se
referem no seu idioma assírio-aramaico.
Este país tornou-se conhecido por nomes diferentes
durante séculos após a queda de Nínive, sua capital antiga, em 612 A.C. O último rei do Império Babilônico — Nabonido
— era um assírio do Norte; Assíria Aquemênida era um protetorado chamado
"Athura" durante os séculos VI-III a.C.; o Reino da Britânia ganhou
destaque nessas terras no século I d.C.; os sassânidas, chamavam o país
"Asoristan" do século II em diante. Os assírios tinham realmente perdido
o controle de suas terras política e militarmente, mas com isso também a perda
de controle sobre sua história escrita — algo que gradualmente se tornou
erodida e reclassificada pelo crescente poder político.
Avanço rápido até os dias atuais, é um feito
extraordinário que estes povos antigos ainda persistam em suas terras
ancestrais após ondas de tremenda violência, invadidos por forças persas,
árabes, curdas, turcas e mongóis. Esta violência atingiu o apogeu catastrófico
durante os últimos 150 anos, primeiro com os massacres perpetrados pelo
guerreiro curdo Bedr Khan Bey em meados do século XIX em Hakkari, Turquia; depois
o genocídio assírio (ou Seyfo) nas mãos dos otomanos durante a 1ª guerra mundial e então o Massacre de Simele em 1933, pelo Iraque.
Simele:
A última derrota
Esta última calamidade se abateu sobre um povo que se
recuperava após períodos de extrema violência, atacando-os, simbolizava o fim
de qualquer acordo político favorável para os assírios na sua terra natal. O encerramento
foi dado por uma parte dos exércitos iraquiano e curdo, irregulares, bem como o
ex-patrão dos assírios, os britânicos, que forneceram esse exército iraquiano
com munições e bombas para os atacarem.
O papel dos britânicos. Durante os anos do Iraque como
mandato britânico, reuniram homens de fundo árabe, curdo e assírio e eles
pagavam com uma ampla gama de tarefas de combate e guarda de pontos de
interesse, para agirem como uma ponte com as comunidades locais. Os assírios,
rapidamente se tornaram a esmagadora maioria daqueles homens, por causa de suas
habilidades de percepção e recursos, ou devido ao seu passado cristão — um
fator que criou tensão entre os seus vizinhos — ou uma combinação de todas
essas coisas.
Os
assírios treinados pelos seus comandantes britânicos.
Os britânicos estavam cientes dessa tensão e
ampliaram-na trazendo os assírios para mais perto de suas operações, dando assim
lhes a sensação de serem privilegiados, mas sempre criando indiretamente mais
ódio e ressentimento para eles, da parte dos árabes e dos curdos do Iraque. Os
horrores que envolveu o povo assírio após o mandato britânico que terminou em
1932, era totalmente previsível - as autoridades quando da independência do
Iraque, incluindo o famoso general anti-assírio, Bakr Sidqi, não esconderam
suas intenções e sede de sangue.
O patriarca da Igreja do Oriente, Mar
Eshai Shimun, escreveu repetidamente às autoridades competentes, incluindo a
Liga das Nações, a solicitar o assentamento dos assírios em outros países, dada
a crescente tensão entre estes e as autoridades iraquianas. Em 23 de outubro de
1931, ele escreveu à Comissão de Mandato em Mosul advertindo "que se os
assírios permanecerem no Iraque, seremos exterminados, enquanto solicitamos que
o governo francês aceite assírios no mandatado francês na Síria”. Esta carta
incluía as assinaturas de todos os principais maliks e chefes. Dada a resposta
medíocre e a iminente independência do estado iraquiano, todos os oficiais e
funcionários assírios assinaram um documento voluntariamente renunciando às
suas posições com efeitos a partir de 1 de julho de 1932.
Os britânicos tiveram um golpe sério
com este ato. Apesar da percepção crescente de que os assírios seriam um grupo
indisciplinado, ou uma doença, como a
eles se referia o futuro primeiro-ministro iraquiano, Ali Rashid Gaylani, os
assírios foram o único grupo no novo Iraque, que não tinha pegado em armas
contra o governo, ao contrário dos curdos e árabes. Sua atitude, para garantia
de seu futuro, entretanto foi percebida como para irritar os curdos no norte e
os árabes xiitas no sul. Deputados iraquianos começaram a fazer discursos com
início em 29 de junho de 1933, que incitou o ódio contra os assírios, e que
foram publicados no jornal Al-Istiqlal e muitos outros.
Atravessarem a fronteira para a Síria tornou-se cada
vez mais atraente para os assírios. No final de julho, centenas de assírios
tentaram atravessar a Síria, mas foram desarmados e detidos pelas autoridades
de lá. Os franceses tinham prometido reassentamento parcial, mas renegaram e
afastaram-se depois que um decreto da Liga das Nações condenou o assentamento
como ilegal.
5.000 soldados iraquianos, incluindo aeronaves foram mobilizados
para atacar 800 assírios no seu retorno para Fayshkhabour - uma pobre cidade
fronteiriça assíria, ainda hoje sem água corrente limpa.
Este confronto terminou com relativamente poucas
vítimas, mas enfureceu os iraquianos que rotularam as ações dos franceses como
traiçoeiros em permitir que os assírios voltassem armados. Os iraquianos declararam
a "ameaça assíria como um crescimento existencial que prejudica a
legitimidade de um estado incipiente". Ao longo de agosto mais de 200
artigos anti-assírios foram publicados na imprensa circulando mentiras e
manchas contra o povo assírio, para irritar a população civil para contribuir
para a carnificina que se aproximava.
A partir de 6 de agosto, circulavam no Iraque rumores que
os assírios massacraram soldados do exército iraquiano, explodiram pontes e
envenenaram suprimentos de água. O governo iraquiano encorajou estes rumores totalmente
infundados, sabendo não haver provas para isso. Os assírios foram então
fortemente desarmados em estágios, depois de inicialmente resistirem a qualquer
demanda para que o fizessem. A partir de uma perspectiva assíria, a entrega de
armas, enquanto cercados por curdos, árabes e outros vizinhos que os tinham
massacrado rotineiramente, nunca foi seriamente tomada em consideração.
No entanto, quando confrontados com o grande número de
armas que se reuniam contra eles, muitos acabaram por ver o desarmamento como a
única maneira de acabar com o pesadelo de uma guerra. Os britânicos observavam
o desenvolvimento e pediram que o governo iraquiano, recentemente independente,
realojasse Sidqi longe dos territórios do Norte. Foram feitas garantias de que
isso seria feito pelas autoridades iraquianas, o que nunca aconteceu.
Em 7 de agosto, Sidqi liderou seu exército para o Norte
para começar o que agora representa a primeira ação militar do Iraque como uma
nação soberana: o massacre dos homens assírios, das mulheres e crianças.
Uma testemunha ocular desse longo mês de massacre,
retransmitido por um oficial da inteligência britânica no Iraque:
"Eu
vi e ouvi muitas coisas sobre a Grande Guerra, mas o que eu vi em Simele foi
além da imaginação humana."
Os lamentáveis detalhes incluíam o tiroteio em massa contra
centenas de homens desarmados; ao mesmo tempo o sequestro de inúmeras mulheres;
o corte aberto de seus ventres e colocados em suas cabeças para se divertirem;
o empalamento de mulheres grávidas; o estupro de jovens meninas que foram
obrigadas a marchar nuas perante comandantes iraquianos; o atropelamento de
crianças por carros militares ou o arremessar deles no ar para os perfurarem
sobre os pontos de baionetas; de sacerdotes que tiveram a sua genitália
desmembrada e recheadas em suas cabeças decepadas; os livros sagrados foram
usados para a queima dos massacrados.
Havia um inferno na terra que explorou as profundezas
da depravação humana e os assírios foram mais uma vez o objeto desta depravação.
Uma breve cronologia do ano 1933:
• 08 de agosto: o exército iraquiano começou a
executar todos os homens assírios capturados nas montanhas Bekher, no Norte de
Ninive.
• 08 de agosto: o prefeito de Zakho começou a desarmar
os assírios na cidade.
• 09 de agosto: tribos Shammar e Jabour atacaram 60
aldeias assírias ao sul de Dohuk. Os homens capturados foram entregues ao
exército iraquiano que os executou.
• 10 de agosto: curdos e árabes saquearam as fazendas
assírias ao Sul de Dohuk.
• 11 de agosto: os assírios em Zakho e Simele foram
atacados pelo exército iraquiano liderado pelo General Bakr Sidqi. Um grupo de
300 foram massacrados enquanto se abrigavam na delegacia.
• 11 de agosto: outras 40 aldeias assírias atacadas e mais
600 pessoas mortas principalmente por curdos.
• 16 de agosto: a campanha do exército iraquiano para
massacrar assírios no Norte terminou, mas continuou por aldeões curdos e
tribos.
• 18 de agosto: o exército iraquiano realizou um
desfile de vitória e foi recompensado pelo rei Ghazi, filho do Rei Faisal, por
massacrar os assírios no Norte. O general Sidqi foi promovido. Os soldados
foram recebidos com flores e rosas por civis, bem como uma procissão de ministros
e deputados iraquianos que saudaram a sua vitória. Eles também receberam uso
gratuito de cabarés locais, restaurantes e ônibus.
Envolvimento
britânico e negligência (leia-se covardia).
Os britânicos não estavam apenas totalmente cientes
destes horrores, mas ativamente ajudaram o exército iraquiano no seu pedido de
mais armamento e bombas para lidar com seu o problema chamado “Assíria”. Eles
fizeram isso de acordo com a cláusula 5 do Tratado Anglo-Iraquiano assinado em
1930, e assim os britânicos forneceram ao exército iraquiano mais de 100 bombas
para usar contra seus antigos soldados que os haviam servido fielmente através
de décadas. Os aviões iraquianos usaram eficazmente bombas britânicas para
assassinar indiscriminadamente os aldeões assírios que dependiam da ajuda e das
garantias das antigas autoridades do país, em troca do seu serviço.
Batarshah,
uma aldeia 15 milhas a noroeste de Simele.
As
crateras são evidências dos bombardeios iraquianos.
Esta falha em responder à questão Assíria continuou na
2ª Guerra Mundial, onde os assírios foram mais uma vez convocados para formar seis
companhias britânicas de combate. Estes assírios eram às vezes referidos
"o mais pequeno aliado" na luta contra as potências do eixo, a que o Iraque
tinha resolvido juntar-se. Os assírios juntaram-se aos pára-quedistas e lutaram
para defender bases britânicas como a RAF Habbaniya, um lugar-chave na memória
de muitos assírios que tinham praticamente crescido ali, fugindo ao genocídio.
A Grã-Bretanha procurou manter o importante fluxo de
petróleo do Iraque para apoiar o esforço de guerra aliado e implantou suas
próprias forças no Iraque, despachando unidades para manter esse fluxo de
combustível - esse conflito tornou-se conhecido como a guerra de curta-vida
anglo-iraquiana, em maio 1941 e resultou na vitória britânica e num
restabelecimento temporário da autoridade imperial britânica. Mais uma vez,
entretanto, os assírios não foram compensados, nem se lhes concederam nenhum
estatuto político para os seus sacrifícios.
Este padrão é comum com a Grã-Bretanha e outras
potências imperiais ao longo dos séculos, mas neste tempo moderno, o
reconhecimento e reparação deve ser feita de outra forma, com o suposto
progresso moral e trazida a problema para discussão geral e atender às devidas
compensações. A ilusão de interesses convergentes foi utilizada pelos
britânicos, a fim de obter o serviço dos assírios, mais uma vez, apenas para
promover os seus próprios interesses - interesses em que os assírios não tinham
qualquer preocupação. Isso foi traição em termos claros e reais.
A falta de reconhecimento britânico estende-se a
tragédias como a campanha Anfal travada por Saddam nos anos 1980. Todas as
referências em declarações oficiais do governo britânico oferecem
exclusivamente condolências aos curdos, apesar do fato de que centenas de
aldeias assírias terem sido alvo e muitas destruídas durante essa campanha bárbara.
A tradição de escrever sobre os assírios fora da história continua, mesmo com
aqueles que reivindicam uma posição benevolente e elevada na ordem moral do
mundo. Este é o apagamento não só do sofrimento assírio presente, do qual a
Grã-Bretanha não se prontificou a abordar, mas do trauma passado que persiste
nas mentes e corações de todos os sobreviventes afetados que se encontram
ansiando por reconhecimento e justiça.
Mais recentemente, o mundo assistiu de forma apática
quando o ISIS começou o ataque aos assírios remanescentes na planície de
Nínive, no Iraque em 06 de agosto - um evento quase deliberadamente
sincronizado com a data da comemoração do dia dos mártires assírios. Novas
vidas foram destruídas, obrigados a repetir os passos de seus antecessores e
fugir de suas casas numa luta pela sobrevivência, inaugurando novo capítulo de
genocídio e negligência. O Iraque nada fez para reconhecer e recompensar as
famílias sobreviventes de Simele de 1933, nem ajudar os assírios que estão
tentando reconstruir suas vidas no campo de batalha político da província de
Nínive.
Então, hoje, como os assírios lamentam e lembram as
6.000 vítimas de Simele e inúmeros outros assírios que tinham sacrificado tudo
e foram mortos por serem quem são, muitos outros inevitavelmente comemoram. O
ponto em que o assunto está, é um apelo para restabelecer a humanidade e a
verdade, sem o qual, os assírios serão constantemente presos em ciclos
definidos pelo trauma e apagamento, enquanto os autores ou aqueles que imitam
suas tendências violentas continuarão a ascender, livres de repreensão de
consciência, em novos ciclos de violência, desinformados pelas conseqüências
dos crimes que não foram legalmente, moralmente e historicamente endereçados.
Nesta dinâmica, toda a empatia está perdida.
Movendo-se, além do reconhecimento de outros povos e
de governos, entretanto os assírios devem perguntar-se não somente como podem
apropriadamente recordar e honrar aqueles que perderam, mas como podem esquecer?
Escrito por Max J. Joseph, USA. Tradução: FGA.
19 ago. 18
Que tristeza e revolta dá ler sobre este povo martirizado.Desconhecia estes factos.
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