Moçambique
Os Transportes Aéreos
Em
1937 criou-se a Divisão de Exploração de Transportes Aéreos, a famosa DETA, que
inicia os seus voos “regulares” com a carreira Lourenço Marques-Germiston no
Transval; ainda nesse ano fizeram vários voos comerciais, um deles a Angola, além
de outros de propaganda.
Logo
de entrada se notabilizaram pelos serviços prestados por ocasião das grandes
inundações no mês de fevereiro.
A
frota inicial compunha-se das seguintes e “modernas máquinas”:
-
Um monomotor “Hornet Moth de 2 lugares, velocidade de 170 km/hora, o primeiro a
entrar em serviço, em 20 de julho de 1936:
Hornet Moth de 1936 ainda em perfeitas
condições nos EUA
- Um bimotor “Dragonfly” de 5 lugares e velocidade de
cruzeiro de 200 km/hora:
- Dois bimotores “Dragon Rapid”, recebidos em agosto, de 7
lugares e velocidade de 213 km/hora.
Em Benguela - 1958
Utilizava-se o aeródromo da
Carreira de Tiro, e as carreiras regulares iniciadas em 22 de dezembro para
Germiston só fizeram cinco voos, não dispondo a DETA na Colónia de mais de um
piloto preparado e um cedido pela De Havilland.
O ano de 1938 é quando se iniciam
os voos regulares dentro de Moçambique: em 11 de abril, Lourenço
Marques-Quelimane, escalando a Beira e Mambone.
Em 11 de Outubro vai até Lumbo e
Porto Amélia (Pemba) fazendo escala obrigatória na Vila João Belo.
Entretanto valorizava-se a frota com
mais dois “Dragon Rapid” e três “Junkers”, trimotores, de 18 lugares e 245
km/hora de velocidade de cruzeiro:
Em abril abandonou-se o aeródromo
da Carreira de Tiro e inaugurou-se o Aeroporto de Lourenço Marques, que era uma
beleza:
Progredia bem a DETA. Em 1939
adquiriu mais um “Hornet Moth”, dois “Dragon Rapid” e em 1940 três bimotores
“Lockheed-14” com 14 lugares e velocidade de 320 km/hora:
No ano seguinte chegava a
Mocimboa da Praia.
Em 1938, primeiro ano da
exploração de carreiras regulares a DETA tinha um mecânico-radiotelegrafista,
dois mecânicos e dois telegrafistas, e nesse mesmo ano foram admitidos mais
técnicos das mesmas especialidades, além de ajudantes de mecânico e aprendizes,
e somente dois pilotos. Nesse ano apresentaram-se mais quatro pilotos que
concluíram o curso e obtiveram licença “B” na África do Sul, assim como dois
mecânicos especializados naquela escola.
Em 1943 já são sete pilotos, a
colónia contava com 43 aeródromos, mas nem todos ofereciam as condições de
segurança necessárias e dos quais somente 11 eram utilizados pela navegação
aérea, e destes só 6 recebiam os Junkers e o Lockeed, aos restantes só lá podem
ir os Dragons.
(Revista “MOÇAMBIQUE” – Relatório Trimestral – Nr. 35 – Setembro de 1943)
Depois de Independência a DETA... extinguiu-se, e foi criada a LAM – Linhas Aéreas de Moçambique.
20/06/2016
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