terça-feira, 29 de março de 2016


A Zika e a Grande Zica

Zika é um vírus, e como tal, mais um desconhecido das ciências médicas, aqui, em toda a parte e até na Moita.
Zica é uma gíria brasileira que significa algo ruim, uma confusão, um desentendimento ou um problema. A expressão tem diversos outros significados, de acordo com a região do Brasil em que é empregada.
Zica significa, na gíria, uma maldição, um momento de baixo astral, pode ser também um mau presságio, um mau agouro. Quando uma pessoa é enrolada ou azarada, costuma-se dizer que é uma "zicada ".
Saiu à rua, complicou-se, não encontrou o que queria, apanhou chuva, entrou num engarrafamento, quebrou os óculos, chegou a casa e faltou a luz, etc., “foi uma grande zica”!
Agora por aqui estamos com duas “zicas”, esta do azar, e a do vírus “Zika”.
Nesta família três já foram zikados – eu entre eles – e devo dizer que, se não parece grave, é chato p’ra caramba! Corpo todo empipocado, comichão a ter que amarrar as mãos para não coçar, depois quando se pensa que está a passar vem a “sessão” das dores no corpo, relativamente suportadas, e ao fim de uns oito dias – dizem – o vírus que nos zicou, ele mesmo se zica!
E assim estarão, no país, largos milhares de pessoas. Felizmente nem eu nem dois filhos zicados estamos grávidos! E depois também alimentamos a esperança que estes “8 dias” passem rapidinho. Apanhámos na Semana Santa... mas houve quem passasse muito pior nesta Santa semana! Aguentemos.
Mas a grande, GRANDE ZICA, a super zica, não está com cara de passar numa semana, nem em muitos meses.
Num país que tinha menos de 5% de desemprego está com 9,6%, o que corresponde a mais de 9.500.000 de desempregados, sem esperança de voltar a trabalhar enquanto a GRANDE ZICA não se resolver.
Onde o governo do Estado do Rio de Janeiro tem uma despesa com funcionários que atinge 110% das receitas.
Onde a dívida da SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) para com as duas empresas que fazem a segurança cibernética se acumula desde... desde... chega a R$ 225 milhões! IBM, Oracle, e pelo menos mais 70 fornecedores, coloca em risco o ataque de hackers e até a paralisação do sistema!
Onde os homicídios dolosos, em 2015, bateram o record: 59.000 em todo o país! E ainda falam da Síria, Iraque, Sudão, etc. Se o Atlântico não fosse tão largo já estaríamos a desembarcar no Algarve!
Aqui há uns anos inventaram o dia de Zumbi, um “herói” de quem muito já escrevi, que morreu de pelo menos três maneiras de acordo com a lenda – porque tudo é lenda; pois agora a assembleia legislativa do Rio de Janeiro inventou outra lenda: a mulher do Zumbi!!!  Não bastava uma lenda, vem mais outra, e desta vez com saber agridoce: a “esposa” do Zumbi (se existiu como parece, chefe dum quilombo deveria ter, no barato, meia dúzia de “amantíssimas esposas” - ter-se-á chamado Dandada, o que não consta em literalmente nenhum documento histórico, foi também uma heroína: combateu em 1694, ferozmente, ao lado do amado esposo contra o governo pernambucano. O que mais gosto é do requinte da data! Só não se sabe em que dia da semana e qual horário!
Uma deslavadíssima MENTIRA, para inventarem mais um feriado, e procurarem mais uns votitos: “O dia da mulher negra”.
É assim que o Brasil vai vivendo as suas zicas, um feriado disto, outro daquilo, mas educação, saúde, segurança, economia, desenvolvimento, tudo isso é de somenos importância.
Chegamos finalmente à apoteose ZICANTE: a vergonha que vai pelo país, todos parecendo apavorados com o impeachment da madama e, o mais catastrófico, o regresso do sapo barbudo ao abrigo dum ministério.
Se o cara, por azar dos azares, lá chegar, a zica vai ser braba. O mais esperto, hábil e corrupto presidente que o país já teve, com centenas de milhares de seguidores que querem continuar a mamar na teta da res publica, vão lutar com todo os meios ao seu alcance para derrubarem a Lava-Jato, cilindrar o Judiciário e perpetuarem-se no chafurdar da corrupção.
Quem soube “prever” o que o “cefalópode” irá fazer como ministro, se... for, foi o jornalista e escritor que escreveu em “O Globo”:

CARLOS EDUARDO NOVAES

Quer dizer então que o ex-presidente Lu­la quer voltar de mala e cuia ao Planalto para ser o novo chefe da Casa Civil da sua ex-chefe da Casa Civil, agora Presidente. Em tese, apenas uma troca de posições ainda que - se suspeita - o ex-presidente volte para ser o presidente enquanto a presidente se­rá a chefe da Casa Civil de sua própria Presidên­cia.
São muitas as atribuições do chefe da Casa Ci­vil - li no site oficial -, mas me parece que Lula está se lixando para elas. Ele tem muitas outras tarefas a cumprir. Listo algumas abaixo:  
1- Fazer articulações políticas com 300 picaretas (ou seus parentes e sucessores) que, se­gundo ele, povoavam o Congresso Nacional em 1993;                                   
2 - correr atrás de 171 votos na Câmara dos Deputados para evitar que o impeachment de Dilma siga para o Senado;  
3 - conseguir que 41 senadores (metade mais um) votem contra o impeachment para evitar que o processo siga para o STF;
4 - telefonar para alguns ministros do STF lembrando que foi ele. Lula, quem os indicou para a mais alta corte do país;
5 - ajudar a Justiça a enfiar os processos no... vocês sabem onde;                        
6 - convencer o novo ministro da Justiça, Eugénio Aragão, a substituir a chefia da Polícia Fe­deral;   
7 - procurar um meio de retirar a Operação Lava-Jato das mãos do juiz Sérgio Moro;
8 - provar que o Supremo é uma corte acovardada, como já declarou em alto e bom som;
9 - estudar um meio de acabar com a Operação Lava-Jato;
10 - tirar uma foto (sorrindo) com o japonês da Federal;
11 - se declarar vítima da imprensa, da opo­sição, do Judiciário, da Polícia Federal, do Mi­nistério Público e do Delcídio Amaral;
12 - visitar seu amigão Marcelo Odebrecht na cadeia e anunciar sua inocência;
13 - trocar o procurador-geral da República;
14 - mostrar à opinião púbica que o PT não tem nada a ver com a corrupção que inundou a Petrobras e outras estatais;
15 - vociferar contra o Ministério Público e acusar seus procuradores de não entenderem nada do que está se passando no país;
16 -juntar os cacos do seu partido;
l7 - exigir de Dilma a revogação da Lei 12.850 de 2013, que trata da delação premiada;
18 -forçar o ministro da Fazenda e o presi­dente do Banco Central (que Dilma disse "esta­rem mais dentro do Governo do que nunca") a pedirem demissão;     
19 -jogar para o alto todas às medidas propostas por Dilma que tiram votos (reforma da Previdência, entre elas) e abrir o cofre das reservas internacionais (US$ 372 bi);            
20 - ordenar a Dilma que não diga nada, não faça nada sem lhe consultar antes;
21 - proibir no Planalto fofocas e comentári­os sobre o tríplex e o sítio (incluindo pedalinhos);
22 - jurar de pés juntos que as milionárias doações para as campanhas do PT (e aliados) de 2010 e 2014 foram feitas dentro da lei;
23 - transferir as investigações da PF para, digamos, o Corpo de Bombeiros;
24 - salvar a própria pele.
OBS: Sugiro aos leitores que recortem esta lis­ta, preguem-na na parede e vão ticando nas ta­refas à medida que forem cumpridas.
Carlos Eduardo Novaes é escritor

Como estão a ver o Brasil está todo zicado, e esta GRANDE ZICA ainda vai continuar a destruir o que existe, até que se consiga cortar a cabeça da hidra, i. é, da... jararaca!

25/03/2016

P.S.- 28/ Março: os familiares zicados estão quase deszicados. Da mais benigna, é evidente.


2 comentários:

  1. PARABÉNS PELO MARAVILHOSO TEXTO,, GRANDES VERDADES !

    ResponderExcluir
  2. As melhoras da "minúscula". Da "maiúscula", não vejo como. A menos que comece mesmo a zichar (prov. trasm. , sair em borbotões, esguichar).

    ResponderExcluir