sexta-feira, 18 de dezembro de 2015



Natal
Época de meditar um pouco

É sempre época de meditar. Saber quem somos e para onde vamos. E como.
Quantas vezes nos perguntamos sobre o que andamos a fazer neste Mundo para ganhar o “descanso eterno”? E não são só os cristãos ou indivíduos de outras religiões, mas ateus também. Ninguém sabe.
Teilhard de Chardin, deve ter sido o primeiro homem a compreender a evolução como obra de Deus, e a dar uma explicação profunda e simples sobre o assunto.
Jesuíta, foi mandado calar pelos “sábios” da Cúria do Vaticano, aquele antro que pouco mais tem feito do que afastar bons cristãos e exibir opulência, o oposto do que Cristo pregou!
Nesta época do ano, quando é suposto que o Natal seja a festa da Família, parece ser o momento mais indicado para que se medite um pouco sobre o que desconhecemos, e continuaremos a desconhecer enquanto seres viventes, terráqueos. Assim mesmo meditar faz bem.
Amar a Deus e o próximo, não é apenas um ato de veneração ou misericórdia sobreposto a nossas outras preocupações individuais. É a própria vida, vida na integridade de suas aspirações, suas lutas e conquistas.
O Deus transcendente e pessoal e o universo em evolução, formam dois centros de atração de opostos, mas entram em conjunto para levantar a massa humana num final único.
Teilhard de Chardin, um profundo pensador, teólogo, paleontólogo, geólogo, enfim um dos maiores sábios do século XX, um génio, deixou-nos uma quantidade de livros, cada um talvez mais profundo que o outro, onde veio esclarecer um dos pontos de maior discussão de toda a história religiosa.
Neste texto algumas passagens dos seus pensamentos.
“A manifestação do Divino não altera a ordem aparente das coisas como a consagração eucarística não modifica, aos nossos alhos, as santas espécies.
Os defensores da teologia natural explicavam a ordem do mundo através dum Deus criador e ordenador, garante da harmonia universal. A partir do séc. XVII, cada nova descoberta científica levava a fazer de Deus uma hipótese cada vez mais inútil face a um mundo naturalmente coerente, racional e harmonioso, tornando a “posição” divina supérflua, já que o cosmos apresentava sozinho o rótulo de garantia.
A fenomenologia de Teilhard apresenta, objetivamente, uma reintegração ulterior da ideia de Deus – evolucionismo generalizado, que se aplica ao cosmos inteiro, e evolucionismo espiritualista que nos mostra um crescer para a luz que ilumina as consciências, cada vez mais claras e autônomas, evolucionismo convergindo para uma maturação do mundo.  
Isto não implica nem impõe Deus, mas liberta uma crise existencial da qual Deus pode ser a solução.
A ciência já nos disse que o mundo, pelo menos o nosso, acabará um dia, porque já se sabe que as estrelas têm o seu ciclo de vida evoluindo para uma espécie de morte – matéria degenerada, ultradensa, etc. O fim do nosso sistema solar é uma questão de mais uns milhões ou bilhões de anos.
Então para quê qualquer esforço humano se ele já sabe que acabará num apocalipse qualquer?
Assim, Deus, que a ciência quis exorcizar, reaparece, não mais na origem do cosmos, mas no fim dele, através duma reação existencial, não científica, mas ditada pela ciência. Este é o grande mérito de Teilhard, de ter colocado corretamente o problema da relação entre a ciência e a fé em Deus, fazendo assim de Deus, aos olhos dos homens do século XX, o “futuro absoluto”.
Se se falar a um marxista ou ateu dum Deus Alfa, ele nem quer ouvir, mas se lhe falar num Deus Ômega, mesmo que ele não seja partidário dessa opinião, vai aceitar discutir o problema.
O que Teilhard de Chardin nos quer com isto dizer, é que a humanidade ainda não terminou a sua evolução, e que a cooperação científica, tal como começou a ser praticada abriu perspectivas prodigiosas.
As pesquisas geológicas de Teilhard fizeram-no descobrir experimentalmente a realidade maravilhosa do tempo cósmico.
Tal como a deriva dos continentes, extremamente lenta, nos mostra que a evolução do homem vem sendo feita na mesma “velocidade”, ou lentidão.
África e América do Sul estão se afastando a uma média de 2,5 centímetros por ano, assim como a Itália está a entrar por baixo dos Alpes e o subcontinente indiano dos Himalaias. Num milhão de anos “andaram” somente vinte e cinco quilómetros. Para a pequenez humana, todos os continentes estão aparentemente parados, mas há 250 milhões de anos o Rio de Janeiro estava encostado a Luanda!
Tudo isto nos ajuda a questionar que se Deus, por acaso, nada tem a ver com o Big Bang, Alguém teve, e se a Terra tem 4,5 bilhões de anos da existência, e o homem só uns centos de milhares, devemos então pensar, na certeza de que um dia o nosso Sol morrerá, e que tendo havido uma evolução desde o começo do Mundo, uma evolução física, científica, o homem só aparece quando lhe é possível a vida.
Apareceu, um homem bruto, que a certa altura começou a questionar-se sobre a finalidade da sua vida, sem ter feito paralelos entre a evolução científica e a sua, moral.
Pouco ou nada se sabe sobre o aparecimento do homem “pensante”, mas sabemos que desde há muitos milénios ele “sabe” que o mundo acabará num apocalipse!
Se nos limitarmos aos pensamentos marxistas ou ateístas, que colocam os homens ao mesmo nível dum vegetal, que nasce, cresce, vive e morre, sem qualquer perspectiva no Além, então não vale a pena “inventarmos” por exemplo organismos como as Nações Unidas, nem continuar a meditar sobre a nossa passagem na Terra. Cada um que se vire por si mesmo, que roube, mate, etc.!
O pensamento de Teilhard, ao afirmar que a evolução biológica vai desembocar na liberdade humana, abriu uma porta que consegue conciliar a evolução física, científica, com a evolução do pensamento, do conhecimento, e se caminhamos todos para o mesmo fim, então lá, no apocalipse final, Deus estará à nossa espera.
O homem anda feito louco à procura de outro planeta para onde “emigrar”, sabendo somente, por enquanto, que um dia, num instante, ele “emigra” para o Além.
Parece, em função do tempo de vida útil do nosso Sol – segundo alguns pesquisadores pouco mais de 1 bilhão de anos, porque depois vai aquecer brutalmente e a seguir arrefecer – que a humanidade ainda tem pela frente muito tempo para que todos, TODOS, se amem uns aos outros, que esqueçam guerras, roubos, crimes, etc. para, finalmente poderem ver a Face de Deus, e, entretanto, amem o que nunca veremos duas vezes como disse Alfred de Vigny. (1797-1863)
A Terra vai continuar a evoluir até chegar ao tal inevitável fim. Para que todos se olhem como irmãos, é triste pensar que isso vai demorar uns milhões ou bilhões de anos, pressupondo-se que a humanidade evolua nesse sentido.
E a seguir o que vai acontecer? Quando acabar a vida na Terra?
O espírito de Deus, o Sophos, o Spiritus, vai soprar em um qualquer outro planeta! Já deve ter soprado.
Para que todos se reúnam com o Deus absoluto e infinito, parece que ainda terá tempo para a humanidade viver em “humanidade”!
É mentira, não têm. O que conta é o tempo cósmico. Sem relógio, nem princípio, nem fim. Nem antes, nem depois, É sempre “agora”.
É sempre hora de começar, e o Natal é o momento indicado para, ou começar ou para nos aperfeiçoarmos.
Bom Natal a todos, sobretudo àqueles que mais sofrem, por doença, guerra, abandono, miséria e, sobretudo por falta da nossa compreensão e aceitação do Outro.
Por falta da nossa humanidade.
Por falta de um abraço amigo, sincero, caloroso, que aproveito para mandar a todos.
Aos amigos e aos Outros.

Dez. 2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário