As
Cruzadas e o Estado Islâmico
Bem clamam por ajuda os cristãos do
mundo árabe sobre o genocídio a que estão sendo submetidos, e o ocidente
responde com ataques de drones e aviões. Matam uns quantos, mas quando matam um
já se juntaram aos terroristas mais cem ou mil. Ainda agora mais trinta
cristãos coptas foram degolados! Parece que a solução para a pacificação não
vai acabar a não ser quando o EI ocupar Cordova, Marselha e... o resto.
Li, ou vi, há dias uma reportagem
sobre um homem extraordinário, muçulmano, paquistanês: Abdul Sattar Edhi, que,
junto a sua extraordinária mulher, Bilkis Edhi, criaram a Fundação Edhi. A obra
que este homem tem feito é um espanto. Acolhe todos que a ele recorrem sem julgar
que seja muçulmano, hindu, budista ou cristão. Já foi distinguido com altos
prémios das Filipinas, Paquistão, Suíça, Rússia, etc. Organizam as festas de
casamento entre os acolhidos no rito da religião a que pertencem, sabendo que
cada um cumpre os seus rituais e orações de acordo com a sua vontade e não pela
imposição.
Pena que são raros estes homens, e
mulheres. Porquê?
Em
18 de outubro de 1009, o califa fatímida al-Hakim bi-Amr Allah
ordenou a destruição da Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém
e de todos os edifícios associados, aparentemente enfurecido pelo que ele
considerava como uma fraude dos monges na cerimônia "milagrosa" da
descida do Fogo Sagrado,
celebrada anualmente na igreja durante a vigília da Páscoa.
O cronista Yahia nota que "apenas foi poupado o que era muito difícil
de emolir". Procissões foram
proibidas e, anos depois, todos os conventos e
igrejas na Palestina foram
destruídas ou confiscadas. Isto provocou grande indignação por todo o
mundo.
Mas a história parece não ser “bem
assim”! Al-Hakim nasceu no Egito, seria filho dum muçulmano xiita ismaelita e
de uma cristã! O pai morreu teria ele uns nove anos, mas logo foi declarado
“chefe” daquele grupo. Para acabar com as críticas que lhe faziam por ser filho
duma cristã decidiu atacar os cristãos por todo o lado onde os encontrasse.
Como se vê era um um cara sério. Se fosse hoje estaria à frente do ISIS!
Al-Hakim ficou conhecido pela sua intolerância
religiosa contra judeus e cristãos e
pelo seu comportamento excêntrico. Tentou destruir a Igreja Copta do Egipto e, em 1009, mandou destruir
a Basílica do Santo Sepulcro. Em 1016 al-Hakim declarou-se Deus; graças à
influência do seu vizir Hamzah
ibn Ali ibn Ahmad,
desenvolveu um culto em torno da pessoa do califa que está na origem da
religião drusa. Foi
Hamza que proclamou publicamente pela primeira vez que Hakīm era Deus. Hakīm
enfrentou a oposição dos muçulmanos ortodoxos por aquilo que eles consideraram
como apostasia e foi desdenhado
pela sua violência extrema ao perseguir minorias religiosas.
O
Papa Urbano II, no Concílio de Clermont-Ferrand, em 1095, quase noventa anos
depois da destruição do Santo Sepulcro e da perseguição em Jerusalém aos
cristãos, convocou a uma guerra “santa”
contra os "infiéis" muçulmanos, o que não teve grande repercussão.
Foi Pierre l'Ermite ou Pierre d’Amiens que assumiu a pregação das Cruzadas
conseguindo juntar o primeiro contingente que acabou por reconquistar Jerusalém
em 1099. Pierre d’Amiens desaparece nessa primeira batalha. Ninguém, em sã
consciência se pode vangloriar sobretudo desta Primeira Cruzada, pelo horror
que foi a sua caminhada através da Europa, dizimando judeus na sua passagem com
a argumentação de que Jesus tinha sido entregue por estes. Foi obra de
bárbaros, ladrões, totalmente indisciplinados, uma vergonha histórica.
Há
quatro anos escrevi um texto sobre a conquista de Lisboa, e tinha estas
passagens:
Não sei se alguém se lembra, mas
foi no verão de 1147, que se juntaram (a 28 de Junho) à volta de Lisboa, uns
milhares de loucos, chegados em 190 navios – colonienses, bolonheses,
flamengos, normandos, francos, bretões, ingleses – e ofereceram seus préstimos
ao rei Dom Afonso Henriques, para ajudarem na conquista da cidade de Lisboa.
Entretanto aquela
turba de “cruzados”, seguia para a Terra Santa, não por razões de fé, mas
desvairados com a possibilidade de saques que os poderiam enriquecer ou tirar
da miséria. Eram, na opinião do cronista deste feito, uns bárbaros selvagens,
com exceção dos ingleses, uma vez que o cronista, um senhor ”R”, em carta ao
senhor “O”, a eles pertencia!
Era difícil o
entendimento entre eles, desconfiava cada grupo do outro que lhe poderia
“passar a perna”, chegando a afirmar que o rei de Portugal os queria enganar a
todos.
Por fim, Afonso
Henriques prometeu que o saque ficaria todo com os cruzados e só a cidade com
ele. Uma exceção se abria: o alcaide mouro poderia sair da cidade com toda a
sua família e seus pertences, ao que se opôs o flamengo conde de Aerschot,
porque cobiçava para si uma égua árabe que aquele tinha, e se propunha tirar-lhe
de qualquer jeito!
Durou quatro meses
esta luta de assaltantes e defensores, estes for fim, esgotados, mas ainda com
razoável estoque de grãos e água, decidem parlamentar.
Dias depois a cidade
acaba por se entregar.
O assalto foi
bestial. Enquanto alguns, como ingleses e bretões procuravam cumprir com o
combinado, saquear sim, mas sem maltratar os habitantes, outros grupos
saqueavam, roubavam, incendiavam, matavam e estupravam as mulheres. Tão
bestiais que até degolaram o bispo cristão moçárabe! Nada escapava à sua sanha.
Os lisbonenses
fugiram, vaguearam, miseráveis, pelos campos, morrendo aos milhares.
Não
durou um século o “reino” cristão de Jerusalém. Os nobres que ali viviam, não
se entendiam o que tinha efeitos perversos na disciplina geral, crivados de
invejas, intrigas e até traições, acabaram em 1187 derrotados pelo famoso Saladino - Ṣalāḥ ad-Dīn Yūsuf ibn Ayyūb – curdo muçulmano, que se tornou Sultão do
Egito e Síria, estendendo o seu domínio ao Iraque, Iêmen e Hijaz.
Parece que hoje, face à bestialidade do EI,
estão a fazer falta homens como Pierre d’Amiens, Godofredo de Bulhões e até Ricardo Coração de Leão.
Parece que há mais al-Hakims do que Templários! E se o EI apanhasse Saladino, grande
comandante mas não besta, talvez também o degolasse!
Vale
a pena ver como reagiam os cristãos da Índia, no século XIII.
Do
livro de MARCO PAULO, conforme a
impressão de Valentim Fernandes de 1502.
Ho liuro terceiro
Da
prouincía de Abastia.
Capitulo .xliij.
Decraradas sumariamente as
principaes ylhas e regiões da Índia mayor que se estendem da prouincia de
Maabar ... desceramos pellas terras mais principaes da Índia mediaã. a que per
especial nome chamam Abastia. Onde Abastia he hüa grande prouincía que se parte
em sete regnos. em que ha sete reys dos quaes huü que he senhor de todos he
christaão. E os outros som partidos em duas partes. Os três delles som christaãos.
e os outros três som mouros. Os christaãos desta terra tem huü synal douro em a
fronte em maneira de cruz que lhe pooem quando se baptizam. E os mouros destas
terras tem huü sygnal em a testa longuo atee ho nariz. ... Ho mayor Rey e os
outros reys christaãos viuem dentro na prouincía. mas os mouros moram em os
regnos dos extremos da prouincía contra a prouincia de Adem. Em esta prouincía
de Adem preegou ho bemauenturado apostolo sam Thome. que muitos poucos
conuerteo a Chrísto. E despoys se passou ao regno de Maabar onde despoys que
muytos conuerteo foy de martyrio coroado. E alli he sepultado ho seu sancto
corpo segundo em cima he já dito. Em esta prouincia os christaãos som muy boos
cauaileyros valentes e ardidos em armas, que acerca ham continuadamente guerras
com ho soldam de Adem. e com os
Nubianos. e com outros muytos que som em as terras de todollos cabos em rredor
e comarcas.
De huú bispo christaão que ho soldam
de Adem fez
circuncidar forçosamente por injuria da ífe
christaã
e em desprezo do rey de Abastia que ho la
mandou,
e da grande vinguança que foy feyta per
aquella injuria.
Capitulo .xliiij.
Em ho anno donosso
Senhor de mill e cc lxxxviij. ho principal rey desta proumcia
de Abastia quis hyr visitar ho sepulcro do nosso Senhor em Jerusalém. E
decrarando ho preposito de sua deuaçam a seus barões foy per elles aconselhado
que nom fosse la per pessoa, porque temiam que lhe viesse algua cousa em
contrairo no caminho por quanto auia de passar por terra de mouros. E que por
tanto lhe aconselhauam que enuiasse huu sancto bispo daquella terra ao sancto
sepulcro, e que per elle mandasse os doões e offereçimentos de sua deuaçam. E
elle consentindo a seus conselhos mandou la com solenne offerta ho dito bispo.
Ho qual tornandose e passando polla terra del rey de Adem cujos moradores som
mouros, e ham os chrístaãos em grande odio. Ho dito rey de Adem prendeo ao dito
bispo ouuindo que era christaão e embaxador dei rey de Abastia. E quando ho
bispo foy apresentado ante el rey. ho rey ho ameaçou duramente, dizendolhe que
se nom neguasse ho nome de Christo e recebesse a ley de Mafomede. que morreria
por ello. Mas ho bispo com forte
coraçom em a ffee perseuerando. per crara voz e de voontade se offereçia a
morte, ante que ser partido da ffee e caridade de Christo. E emtom ho soldam de
Adem veendoo assy firme no preposito. per força ho mandou circuncidar em
desprezo da ffee christaã e do seu rey de Abastia. E ho bispo leyxado e assy já
circuncidado chegou ao seu rey de Abastia que era christaão. E quando el rey
oüuio as cousas que acerca delle eram feytas per aquella muy grande
indignaçom. foy yrado. e ajuntado grande exerçitu de gente e alifantes com
castellos moueose com sua hoste contra as terras do rey de Adem. Mas ho soldam
de Adem auendo em sua companhia dous reys outrosy com grande exerçitu lhe veeo
emcontro. e cometerem batalha huu contra ho outro. E seendo muytos mortos do
rey de Adem. ho rey de Abastia ficou vencedor. E loguo seguyo ao dito rey de
Adem e foy tras elle atee dentro em sua terra. Mas os mouros querendolhes contradizer que nom entrassem, em tres
lugares forom sempre vencidos do exerçitu do rey de Abastia que os seguya. E
despoys das victorías todas andou per huu mes destruyndo continuadamente as
ditas terras, com grande honrra se tornou a seu próprio regno.
Sobre
Lisboa, mais uns dados interessantes:
A cidade de Lisboa, provavelmente de origem nativa - ibérica
- após a conquista romana foi sede de um bispado cristão (antes de 357), sendo
uma das praças de apoio militar visigodo, a partir de meados do século V
(MATTOSO). Os muçulmanos a conquistaram em 714, e a cidade tornou-se capital de
distrito (kura). Os cristãos a retomaram em 953 e 1093, sempre perdendo-a pouco
depois. Quando da conquista definitiva de Afonso Henriques, a cidade contava
com aproximadamente 5.000 habitantes, 20 hectares (MARQUES).
11/04/2015
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