quarta-feira, 2 de abril de 2014




Índia – 4


Foram mais os filólogos do que os arqueólogos que se aproximaram do conhecimento da origem dos arianos, uma vez que encontraram inúmeras ligações entre o sânscrito, o grego e o latim, que obrigatoriamente os levaram a concluir que algum dia tinham tido uma fonte comum, como por exemplo as palavras que designam a bétula e a faia –árvores de climas frios, mas não gelados – e ainda a tartaruga e o salmão, com áreas de desenvolvimento original bem específico, que em sânscrito, eslavo antigo, alemão, lituano, grego e outras línguas tem muita semelhança.
Ao mesmo tempo foi difícil entender como povos que não tinham deixado grande cultura na sua origem, tivessem dado um avanço às tradições milenares do sub continente indiano.
Mas é preciso lembrar que eles atravessaram regiões onde grandes civilizações despontavam, principalmente na Mesopotâmia.
Esses arianos não chegaram todos à Índia numa só vaga, mas foram-se sucedendo, as primeiras encontraram as grandes cidades das zonas do Hindus e do Pendjad – Pend, cinco, ab, rio, Cinco Rios – como Harappa e Mohenjo Daro, talvez no fim do seu apogeu, mas exibindo ainda as suas grandezas.
Este imenso fluxo de povos arianos e iranianos, durou uns seis séculos, apesar de se ter conhecimento que há talvez uns 20.000 anos as migrações haviam começado.
À medida que os novos migrantes foram penetrando para Leste, sempre à procura de melhores terras, ao encontro da região do rio Ganges deparavam-se com as populações autóctones, em sua maioria de origem africana. Os negros, com sistema de vida muito primitivo, que se distinguiam dos povos do Oeste e Norte, de pele mais branca.
E começa aqui um dos mais longos sistemas coloniais e de escravatura de todos os tempos.
Os arianos, invasores, mais fortes, mesmo quando em alguns casos tiveram que se misturar com os autoctones, quase que só o faziam através de casamentos de interesse, com os chefes locais, porque precisavam de paz e sobretudo da mão de obra.
E assim nasce o que se chama brahmanismo, palavra do sânscrito que significa os de caracter nobre, os nobres, os brahmanes, e com eles o sistema de castas.
Sendo o povo indiano extremante religioso, os brahmanes reservaram para si o exclusivo de conduzir os rituais religiosos, ficando assim com o “poder” de comunicar com os deuses, estando acima de todos os outros, eles que eram os sacerdotes, e os poetas, os que nos deixaram a história antiga, mesmo via oral.
A seguir vinham os nobres e os guerreiros que não podiam deixar de ser contemplados, os kshatryia ou rãjanya, depois os vahisya ou viç, os agricultores, mercadores e artesãos, e por fim a classe dos servos, os Çudra possivelmente o nome de uma tribu Dasa conquistada pelos arianos. Os Shudra, ou Dalit, palvra do século XIX para designar os membros da mais baixa casta, para parecer menos pejorativos, que nós conhecemos comos os Párias.
Os três primeiros grupos pertencem ao grupo dos conquistadores arianos e o último aos Dasyus. E a distinção entre eles foi simples, uma questão de varna, ou jati, côr ou pele: os arianos eram coletivamente conhecidos como os de “côr clara” e os Dasyus como de “côr negra.”
Tão forte foi este sistema implantado que afetou todas as outras religiões, e todo o povo indiano, o que justifica que o budismo tenha quase desaparecido de muitas regiões da Índia, absorvido pelo sistema de castas passado para o hinduismo.
E pior, a proibição, salvo casos muito especiais, de casamentos entre gente de classes diferentes.
Com o sistema de castas implantado, os rituais e sacrifícios foram ganhando cada vez mais importância e codificados na literatura védica, o que permitiu sempre concentrar mais e mais poder e riqueza nas mãos dos membros das duas primeiras classes.
Os Shudra – notar a relação com a palavra portuguesa “choldra” – coisa imprestável, ralé – eram os intocáveis, aqueles que fazem trabalhos considerados indignos, sujos, lidando com os mortos (animais ou pessoas), com o lixo, ou outros empregos que requerem constante contato com aquilo que o resto da sociedade considera abjeto e desagradável. 
Privados de direitos e sendo propriedade privada, como “coisa”, foram a mão de obra, os grandes obreiros dos monumentos, hoje considerados maravilhosos, que pouco adiante os poderosos foram mandando construir.
Pouco falam os Vedas sobre a estratificação do povo em classes, mas isso ficou marcando e distanciando, sempre os poderosos dos mais fracos, desgraçadamente ainda classificados pela cor da pele.
Só mais tarde fazem referência a indivíduos que não merecem o “status” nem os privilégios dos nascidos duas vezes. Com o tempo, os Shudra, ficaram excluidos dos rituais de purificação, como impedidos de atingir o moksha – última serenidade de libertação da transmigração – devido ao seu carma – a lei de causas e efeitos que transcende o limite da existência – e deste modo condenados a permanecer eternamente na terra.
O homem esquece com facilidade o que não lhe interessa recordar.
Talvez não soubesse, como ainda hoje a maioria não deve saber que o Homo Sapiens, a espécie a que pertencem os seis ou sete bilhões de habitantes deste planeta, terá surgido em Africa, como já dissémos, há uns duzentos mil anos, o que demonstra que todos, mas todos, viémos do mesmo lugar e que os nossos antepassados foram, repito, todos, negros.
Não é preciso lembrar a “vovó” Lucy, que terá vivido há mais de três milhões de anos, porque essa estava ainda muito longe do Homo Sapiens. Era um  Australopithecus afarensis. Talvez tenha sido, talvez, um antepassado do homem moderno. E também era de África.

02/04/2014


Continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário