sábado, 1 de março de 2014



O Brasil de luto !


Semântica? Filologia?


Todos conhecemos muitas palavras, ou inventadas pelos brasileiros, ou arcaicas, conservadas nalgumas regiões desde os primeiros tempos da chegada dos portugueses, que em Portugal cairam em desuso, e só agora estão de volta com a invasão das novelas. Depois também se assiste a uma acirrada luta sobre o famoso acordo ou descacôrdo ortográfico, que uns acham ótimo e outros péssimo, mas como cada um, quando pode, só come do que gosta, deixemos esses entretantos e passemos ao importante que são os finalmentes.
No Brasil os baderneiros, os Black Block, uma perigosa organização internacional, que uns dizem que são financiados pela extrema direita – inexistente no Brasil – e outros pela extrema esquerda – quem manda no Brasil – começaram a preocupar as totalmente ineptas autoridades que não sabem se os hão-de considerar terroristas, se manifestantes pacíficos, destruindo e pilhando lojas, bancos, repartições públicas incluindo postos de polícia, ou se... os financiam, como o des-governo, através do seu porta voz stalinista, acabou de declarar publicamente que fazia com os MST, depois que estes quiseram invadir o palácio da madama dona presidentA em Brasilia, que no dia seguinte os recebeu sorridente e cumprimentou! Nesse assalto uns tantos policiais que defendiam o palácio, ficaram feridos, alguns com gravidade, mas sobre estes... nem uma só palavra. O des-governo não gosta de polícia, nem de promotores, nem juízes! Eles sabem muito e...
Entretanto, na Venezuela, os manifestantes que querem acabar com aquele ladrão analfabeto e burro, chamado Maduro, que está a levar o País à bancarrota, com uma inflação que chega aos 40%, racionamento de farinha, quase inexistência de papel higiénico, e de muitos outros gêneros de primeira necessidade, e que têm morrido às dezenas, são considerados, pela mesma madama presidentA, como baderneiros e que o exército tem mais é que ir em cima deles! Loucura! Loucura compartilhada por outra das madamas desavergonhadas deste continente, ladra confessa, a cretina kirschner.
E o sapo barbudo, sempre de boca aberta, sempre a opinar, sobre o tal assassino maduro, afirmou que “ele tem as melhores intenções”. Robespierre também tinha, guilhotinou milhares e... graças ao Altíssimo, também lá deixou o pescoço.
Dias depois, dilminha, a presidentA, junta uma boa turma do MST, faz um discurso e oferece-lhes, OFERECE-LHES, tratores, caminhões e outras  máquinas. Não admira, é ano eleitoral e o MST, segundo há anos afirmou o seu responsável, tem 250.000 votos, só considerando os homens que estão prontos a pegar em armas e formar um exército em 24 horas!
Mas este é país da Copa e agora do Carnaval, a melhor altura de fazer toda a malandragem possível porque o povo anda louco, ocupado a pensar só “naquilo” e nas bundas e silicones. O resto...
Entretanto dos bandidos, aqui chamados dimenores, matulões com 16 e 17 anos, com extensos curriculos na polícia, com homicídios, assaltos à mão armada, tráfico de drogas, estupros, etc.. vivem numa boa. Apanhados num dia logo, logo, voltam à rua. São dimenores.
Mas não são só eles. Há dias um advogado assassinou só, parece-me que foi o cunhado, a mãe e a mulher deste. Julgado e condenado. Entrou na prisão. No dia seguinte teve um habeas corpus, porque a prisão não tinha instalações “próprias” para o nível dele: advogado. E o assassino, está aí, em qualquer lado ao pé de nós dando risada mais alta do que hiena.
A Petrobrás, para falsificar os lucros de 2013, miseráveis, vendeu aos chins as suas participações em explorações no Peru, Uruguai e África do Sul, e precisa de crescer, no mínimo 7% em 2014, mas as previsões é de que não passará de 5,3%, e a grande empresa Vale do Rio Doce, produtora de aço, com a maioria dos negócios com a China, como esta encolheu, o lucro só caíu 99%. Maravilha.
Com visão de raio X, como o super homem, que vê através do futuro, o juro básico, sellic, voltou a subir e está agora em 10,75%. Claro que atrai investidores... em papeis do governo, porque país nenhum no mundo paga tanto em juros quanto aqui. E a dívida cresce, cresce, cresce!
Há uns meses foi apanhado pela Polícia Federal um helicóptero, pertença dum ilustre deputedo, também federal, que carregava uma boa quantidade de cocaína. O tal deputedo disse que nada sabia disso, a culpa seria do piloto, e tudo foi ficando em banho maria. Mas agora surgiu mais um detalhe importante: o deputedo, sempre gente muito boa, emprestava o dito aeroplão para o piloto treinar bandidos que fossem às prisões resgatar bandidos ali detidos. Nem o dito deputedo, nem a sua querida família sabiam de nada. Nadinha. Aprendeu com o sapo-barbudo que nunca soube de nada das roubalheiras que se faziam sob o seu des-governo. Tudo gente fina.
Para culminar esta peça, que nem Shakespeare seria capaz de criar, chega-se perto do fim do maior escândalo e do maior julgamento da história deste país: o famigerado mensalão. Toda a corja foi multada em milhares e milhões de reais, que logo os amigos ptralhas se juntaram, fizeram uma vaquinha e pagaram as multas dos gangsters. Mas faltava julgar um recurso sobre “embargos infringentes”, um dos sofismas que os nossos legisladores inventaram para poderem tirar a bunda fora mais facilmente, dificultando e atrasando as sentenças. Infringentes, uma palavra que 99,99% dos brasileiros jamais tinham ouvido pronunciar, parece significar “o que infringe”, o que viola, o que desrespeita”, mas que...
Desta vez faltava só julgar o recurso dos embargos em questão, para julgar se os réus deveriam ou não ser condenados também por formação de quadrilha, apesar da evidência de ter sido um “escol” governista e inter-ligado que meteu a mão em bilhões do erário.
Hábil, o ditador governo stalinista, como entretanto dois juizes do supremo foram aposentados, nomeou para as vagas abertas dois advogados da sua equipa, um deles agora (ex?) advogado e conselheiro do PT, para se sentar no topo da cadeia dos tribunais.
Resultado, os antigos juízes pró ptistas, aumentados com mais dois camaradas, derrubaram, por 6 votos a 5 a condenação sobre a “formação de quadrilha” e pasmem ó linguistas, filólogos, povo decente, com a brilhante, brilhantissima argumentação do supremo tribunal, de que não tinha havido formação de quadrilha, mas, aguentem agora se forem capazes, tinha havido SIMPLESMENTE co-autoria nos crimes !!!!!!!!!!
O melhor dicionário da língua portuguesa, feito por um sábio e ilustre brasileiro, Aurélio Buarque de Holanda, o famoso Dicionário Aurélio, diz-nos o seguinte:
- Quadrilha: Bando de ladrões, assaltantes ou malfeitores; em que no mesmo sentido se refere já Cesário Verde em “Obras Completas”. O dicionário francês diz simplesmente que se trata dum “Bande de voleurs”.
- Co-autoria: Pluralidade de agentes de um crime.
E com este jogo semântico, os hábeis, muitos e carissimos advogados, conseguiram diminuir as penas da canalha, e ficarão eternamente credores dos donos do poder.
Baderneiros ou manifestantes? Orçamentos ou areia nos olhos? Quadrilha ou co-autoria?
Não depende de dicionários, mas de que lado você está! Ou sob a capa dos ladrões ou, se quiser ser ético e honesto... o melhor é fazer como os Três Macacos Japoneses e deixar à solta a banditagem e a badernagem.
Lutar com o voto?
Tá louco? Isso vale de alguma coisa num país de incultos, com milhões a viverem de esmolas do governo, e dos bancos a mamarem como jamais aconteceu?


28/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário