segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014




Há exatos dez anos aconteceu no “País do Faz de Conta” este “imenso drama” largamente comentado pelos orgãos de informação, e que, em épocas carnavalescas, é sempre válido relembrar!

O Chico e a Ferramenta

1° Acto

Vejam só a notícia sensacional que acabou de aparecer na Internet:

Quarta, 5 de fevereiro de 2003, 17h47 
Polícia Federal localiza prefeito de Ipatinga
A Polícia Federal localizou, em Belo Horizonte, o prefeito de Ipatinga (MG), Chico Ferramenta (PT). A família do prefeito não recebia notícias de Ferramenta desde a hora do almoço de segunda-feira, quando ele foi visto pela última vez em um restaurante na capital. Não se sabe de mais detalhes sobre o estado em que se encontra o político.
O desaparecimento do prefeito provocou uma reação imediata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que orientou a Polícia Federal para investigar o caso. Foi criada uma força-tarefa composta pela Polícia Civil, Polícia Federal e por representantes do Ministério Público.
Chico Ferramenta já foi deputado estadual e federal por Minas Gerais. É casado com Cecília Ferramenta (PT), empossada recentemente na Assembléia Legislativa do Estado, e está em seu terceiro mandato na prefeitura, o segundo consecutivo.

Está-se mesmo a ver que a Polícia não contou a história toda. Nem alguma.
O Chico Ferramenta, depois de um bom almoço - prefeito não come em boteco, mesmo sendo do PT e estando a lutar contra a fome, dos outros, sumiu.
Dona Ferramenta, a outra, também deputada do PT, que isto de ser só um a mamar na res publica dá pouco rendimento à família, tanto mais quando é preciso fazer como o presidente Lula manda - comer três vezes ao dia, e isto em restaurante da capital... sai caro - quando se viu privada da sua outra ferramenta, alertou o chefe.
Chefe, que é chefe, mandou logo uma força tarefa, qual o W.Bush vai mandar para o Iraque, incluindo a Polícia Federal, o FBI cá do pedaço, investigar.
Dois dias depois o Chico Ferramenta é encontrado pela polícia que se fecha em copas!
Aí, o público leitor de notícias, que por acaso faz parte dum todo que se chama povo, quando é pobre ou de esquerda, ou população quando não é nem uma coisa nem outra, muito pelo contrário, começa a desconfiar que o Chico foi usar a sua ferramenta noutros consertos, aliás concertos.
O que ele estava a consertar ou concertar quando foi descoberto, ou encontrado, ou achado, ou ... pela Força Tarefa, isso vai ele ter que explicar à outra. A dona Ferramenta.
E, ou o Chico tem um bom álibi, com parecer em papel timbrado pela Força Tarefa, e se explica muito bem, ou vai ter que guardar a ferramenta dele até enferrujar.
É.
Nós pagamos o almoço e a Força Tarefa. O Presidente preocupa-se. E o Chico fica só dois dias na capital das Gerais, todos pensamos que cheio de saúde, com a graça do Senhor, mas também temos o direito de pensar - haja liberdade de pensamento - que o tal Chico estaria usando a sua ferramenta para fins pouco dignos ou menos políticos.
Por enquanto só pensamos. Porque... será que a polícia vai divulgar o que ele estava fazendo quando foi encontrado?
O que vocês acham?
Boa noite.
05/02/03

2° Acto
Ora aqui vai o desenlace do Chico:

Quinta, 6 de fevereiro de 2003, 14h43 
Prefeito mineiro que sumiu pede licença do cargo
Depois de submeter a família e o Partido dos Trabalhadores a um vexame, o prefeito de Ipatinga, Chico Ferramenta (PT), enviou um comunicado à Câmara Municipal da cidade, nesta tarde, pedindo licença do cargo por tempo indeterminado. Em nota divulgada, ele pede desculpa à mulher, a deputada estadual Cecília Ferramenta, recém-empossada.
"Agradeço, particularmente, ao povo de Ipatinga pela solidariedade e suas orações e, de maneira muito especial, à minha esposa, deputada Cecília Ferramenta, por sua atitude exemplar e apoio insubstituível, diante da qual me desculpo publicamente", diz a nota .
O prefeito de Ipatinga, quarta cidade mais de rica de Minas Gerais, estava desaparecido desde a última segunda-feira, Ele foi encontrado ontem em um hotel do centro de Belo Horizonte, em companhia de uma mulher. Ela seria uma garota de programa identificada como "Zildinha".
Chico foi denunciado por um telefonema anônimo feito à polícia. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a pedir à Polícia Federal atenção especial para o caso. O secretário Nacional de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, se deslocou de Brasília para a capital mineira para acompanhar o caso.

Ontem bem que nos parecia que a ferramenta do Chico estaria pendurada fora do lugar! Em vez de arrumadinha no local certo, estava com a Zildinha.
Quer dizer, em vez de estar a trabalhar no PT estava no GP. Garota de Programa.
Isto é comovente. Já consta que a Globo vai fazer uma novela “O Chico e a Zildinha”. Por ora só têm o final previsto: o Chico chora, pede desculpa à ferramenteira chefe - que não pode dispensar uma boquinha com salário do marido deputado, e por isso ele tão humildemente pediu para “descansar” alguns dias (êna Zildinha braba!) - paga à Zildinha generosamente - não se sabe com que dinheiros, os ipatinguistas terminam a reza e vão fazer-lhe uma festa de recepção, com cartazes:

Viva o cabra macho - Chico Ferramenta

ou então
Chico - a ferramenta para qualquer porca
outros ainda
Ferramenta boa é a do Chico
etc.
Mineiro não se deixa abater por uma ninharia destas.
Ainda por cima o cara é deputado e estava de licença para prefeitar a cidade. Agora entra de licença da cidade para descansar uns dias depois da esfrega da Zildinha, e.... logo, logo volta à ativa.
Quem ganhou mesmo foi a Zildinha. Recebeu o dela. Ficou famosa e consta que já tem a sua agenda de compromissos cheia até... que se esgotem as ferramentas.
E nós... afinal quem somos nós para emitir opinião?
O cara voltará um dia a ser re-eleito, como o Collor, o Maluf, o.... , o.... , o....
Pshiuuuu. Aqui para nós que ninguém nos ouve: estão os homens todos com inveja do Chico, que é macho p´ra caramba, ganha bem, e ainda pede uns dias para descansar. E as mulheres? As mulheres? Perguntem em casa.
Afinal qual deus é o brasileiro? Alá que permite que os homens tenham quantas mulheres possam sustentar ou o Outro, humilde, que simplesmente disse para se respeitarem uns aos outros e por isso pregaram-n’O num madeiro?

06/02/03

Nota de 2014: Como é evidente o Chico mesmo condenado por roubalheiras tornou a reeleger-se! Aqui vale tudo. Só em 2009 é que finalmente foi cassado. Coitado do Chico!
Nas eleições seguintes, em 2012 ele não concorreu e adivinhem quem ganhou as eleições para a Prefeitura?
A dona Ferramentinha, a amada esposa. Fica tudo em família e podem continuar a meter a mão na massa e na... ferramenta um do outro.
E na nossa.


03/02/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário