sábado, 15 de maio de 2010


Duas recomendações de
. 
leitura


Para quem gosta de África, especificamente de Angola, foi agora publicado um livro magnífico do fotógrafo baiano Sergio Garcia, sobre os Hereros. O livro - Hereros - é magnificamente ilustrado com belissimas fotografias, farta informação recebida diretamente deste povo e ainda uma recolha de música.

Diz a editora: "O fotógrafo Sérgio Guerra aprofunda seu olhar sobre a cultura angolana com ‘Hereros – Angola’, luxuosa edição bilíngue (português-inglês) em formato 30 cm x 30 cm (Editora Maianga, 260 páginas, R$ 190,00) que traça um amplo painel do modo de vida e das tradições dos pastores da etnia Herero. Acompanha o livro um cd de 18 faixas com cantos cotidianos – gravações realizadas em julho e agosto de 2009, sem qualquer intervenção posterior que pudesse alterar a autenticidade dos registros."
Podem procurar na Internet, e como é um livro grande e em papel couché, o custo do seu envio postal para a Europa ou Angola não será muito barato.


Mas vale a pena. Uma delícia para os olhos, ouvidos e conhecimento.

Outro livro, de assunto diferente, sem ser uma edição de luxo, mas com bastante interêsse histórico, na só da cidade de Cuiabá, mas de todo o Brasil. Um tema raramente abordado, e que pode também retratar o que se passava em quase todas as cidades do mundo, "pouco tempo atrás".

Água de Beber no Espaço Urbano de Cuiabá (1790-1886)



A professora Neila Maria Souza Barreto convida-nos a caminhar pelo espaço urbano de Cuiabá de outrora para observarmos como os rios, os córregos, as fontes, os chafarizes, indistintamente saciavam a sede dos escravos, dos pobres livres urbanos e dos homens e mulheres da elite, apontando-nos os instrumentos que eram utilizados para o transporte e posterior uso da água, como as carroças, as pipas e os bois. Leva-nos também aos espaços aos quais a autora denominou de Espaços Privilegiados de Água Potável Urbana, onde as primeiras penas d’água finalmente foram instaladas em Cuiabá, já no final do século XIX, especificamente no ano de 1886.

Porque me interessou o livro, alguns perguntarão? Porque quem finalmente, em 1882, acabou resolvendo o abastecimento de água, através de caixas de água, túneis e encamentos de ferro, etc. um trabalho de bela engenharia, foi o Eng. João Driesel Frick, de quem já aqui falei.



Edição de Carlini & Caniato; Caniato Editorial, de Cuiabá. Também na Internet.

Podem ler os dois que eu recomendo!

2 comentários:

  1. Gostei muito, não só de seu blog, mas também do que escreve. tem muita coisa que me esclarece e que serve para me manter ligado.
    Siga os meus, tem de tudo e alguma poesia de minha autoria. Vá para:

    www.congulolundo.blogspot.com
    www.queriaserselvagem.blogspot.com

    Um forte abração

    ResponderExcluir
  2. Visitei os seus blogs e gostei. Tudo quanto fala de África me interessa.
    Vou continuar visitá-los
    Um abraço
    Francisco

    ResponderExcluir