domingo, 23 de junho de 2019


Complemento ao texto 
Amigos - 25

Amigos – 25 – a

Mais um pouco de Neves e Sousa


Já escrevi alguma coisa sobre este grande artista, por isso hoje vou só acrescentar algumas das suas obras, umas que tenho em casa e outras, os famosos pratos que desenhava no Hotel Universo e ia dando aos amigos, que estão em casa de um dos filhos do meu grande amigo, irmão, Alfredo Figueiredo.
Um dos desenhos mais antigos é este com duas gazelas. Fui-lhe pedir que me fizesse alguma coisa para “dar vida” a um menu – cardápio – num almoço oferecido pela Cuca a uma delegação de jornalistas americanos da NEA – National Editorial Association - 1962, em Luanda, é evidente.
Passei em sua casa ao fim da tarde, expliquei-lhe o que queria, e voltei lá por volta da meia noite quando me entregou o desenho já pronto, eu corri para levar à gráfica que confeccionou os tais menus durante a noite. Ficou ótimo.


Guardo, com carinho três “cartas”, a primeira resposta a outra que lhe escrevi, outra que me apresenta a um amigo, da Bahia, quando tivemos que “fugir” de Angola, e que por azar nunca lha consegui entregar e continuo a gostar muito de a ler, e mais outro apontamento que me deu quando duma exposição sua no Estoril, já o coração estava cansado, proibido de fumar...


Mais tarde, depois de ter passado em sua casa, na Bahia, onde fiquei uma ou duas noites, em ótimo papo e a vê-lo pintar, um “bichinho” roeu-me tanto que ao voltar a casa encomendei-lhe então quatro aquarelas, que continuam, lindas, na nossa sala. 

    
  

E, finalmente os famosos pratos, que não são meus, mas que são peças fundamentais da arte e da alegre personalidade deste artista, de quem tive a sorte de ser amigo:


Tenho ainda vários livros, de poesia, desenhos e reproduções de quadros (Mulheres de Angola) que volta e meia releio sempre com um prazer grande e uma saudade maior.
Enfim, coisas de Amigo.

10/05/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário