sexta-feira, 11 de maio de 2012



Os vinhos de Touraine
 
e o São Martinho



Touraine foi uma antiga província da França cuja capital era a cidade de Tours.
A antiga Touraine é cortada pelo rio Loire e seus afluentes Cher, Indre e Vienne. E seu nome proveniente de uma tribo Celta chamada Turones, que habitava a região no início da era cristã.
Conhecida como O Jardim da França, Touraine era o retiro dos reis no fim da Idade Média e Renascença.
A cultura da vinha foi praticada em Touraine desde antes de primeira invasão romana. Desenvolvida a partir do século IV sob o impulso de saint Martin, a quem a lenda credita a introdução da principal videira produtora do vinho branco, Pineau de Loire, também conhecido como Chenin Blanc.
Diz-se que saint Martin, retornando de Sabaria, na Panônia, seu país natal, (antiga provincia do Império romano, às margens do Danúbio, hoje região dividida entre a Hungria, Áustria, Croatia, Sérvia, Eslováquia e Bosnia Herzegovina.) colocou a jovem planta, à medida que ia crescendo, em um osso de ave, em seguida num osso de leão, finalmente num osso de burro. Ele a plantou em seguida nas encostas de Vouvray, perto de Marmoutier, ao lado de Tours. A partir do ano seguinte (quase como milagre), os vouvrillons colheram três pintes do suco. (Não se conhece o volume desta medida, mas se for o pint inglês é de cerca de 586 cc.)
Ao beber o primeiro, eles cantaram como pássaros.
Com o segundo, tornaram-se fortes como leões.
No terceiro, começaram a urrar como burros.
Foi ao que parece o burro de Saint Martin que ao comer as pontas das plantas, ensinou a todo mundo como podar as videiras. A lenda chega a precisar que esta revelação ocorreu entre os monges de Bourgueil.
Desde esse dia foram chamados todos os burros de Martin, e em 11 de novembro, o dia da festa do que veio a ser bispo de Tours, Saint Martin de Tours, data em que morreu com oitenta e um anos, os vinhateiros da região de Tours provam e verificam os vinhos novos, a que chamam " martinent les vins " (... martinhar os vinhos?!)
A região de Touraine foi duplamente afortunada por servir de “clos” (área fechada) dos reis de França e por alguns dos maiores escritores franceses, que não lhe pouparam louvores, como Ronsard, Rabelais, Vigny, Balzac, Alexandre Dumas.
O túmulo de São Martinho repousa na Basílica de Saint Martin em Tours, basílica que foi reconstruida, atráves dos anos uma porção de vezes.

Basília de Saint Martin - Tours

Vitral mostrando o corpo de Saint Martin, levado de barco para o seu túmulo

Para completar esta “festa” vinícola, aconselhamos a beber o magnífico vinho de Touraine, se for branco, da casta Pineau Loire ou Chenin Blanc, a uma temperatura de seis a sete graus, a acompanhar frutos do mar, peixes ou simplesmente como aperitivo, ou ainda durante toda a refeição!
Se tinto, será um Cabernet Franc, ali chamado Breton. Temperatura ideal cerca de 15 graus, e vai com as carnes, assados, caça e queijos.
Bom apetite.

Em Portugal a festa de S. Martinho, existe desde tempos muito antigos, de norte a sul do país, e realiza-se na mesma data que na Touraine.
Mas Portugal... fica para a próxima.



11/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário