quinta-feira, 31 de maio de 2012



Entre a Grandeza, a Euforia

 e a Mentira !


Não há dúvida de que o Brasil vive momentos de grande euforia. E de grandeza. Euforia (do grego euphoria – força para aguentar) e esta “grandeza” convém esclarecer que é grande, enorme, desmedida, a vergonha, os compadrios, as burlas, a corrupção, e o total desprezo pela justiça. Nisto é que está a sua grandeza!
CPIs criam-se muitas, mas levam anos e anos para acabarem arquivadas, esquecidas e/ou os seus canalhas ilibados.

Agora fala-se muito numa retumbante CPI envolvendo um monte, sim, um monte de senadores, deputados, governadores e outros quejandos que, através dum “bicheiro” (os donos do “ilegal” jogo do bicho que não precisam prestar contas ao fisco!) têm levado bilhões em superfaturamentos, lobbys, e outras manobras de enriquecimento vertiginoso.

Mas já se antevê que tudo acabe em pizza porque o indiciado bicheiro e mais o seu compadre senador, detém dossiês completos de cada congressista que, em teoria, os irá questionar. E como tal... quem se aventurar a tentar entalar o compadre vai ter toda a sua vida colocada em vitrine de luxo, e passar “mocinho a bandido”!

Mas não há grande perigo, até porque ambas as casas, câmara de deputados e senado federal, para evitar mais lavar de roupa suja, nojenta, decidiram acabar com os respetivos conselhos de ética! Ética para quê? Para complicar a vida deles próprios? Jamais.

Há pouco mais de um mês o glorioso eminente e eterno senador josé marimbondo, deu declarações (04 de Abril), justificando a medida e dando as razões que a motivaram: “Olha, me pareceu o melhor a se fazer, porque todo mundo está mesmo pendurado. Quem não está pendurado na justiça, está pendurado pelos dossiês que os pares possuem. Aí resulta que nunca conseguimos preencher as vagas. Ademais, ninguém se sente a vontade julgando um par. Realmente, quem somos nós para julgar? Aquela coisa de jogar a primeira pedra e tal. Se o suplicante for do partido do suplicado, então todos declinam alegando conflitos. Era uma dor de cabeça só.... E se por nada fosse, é a primeira vez, depois de oito mandatos, que eu vejo unanimidade nas duas casas!”

Que brilhante raciocínio! Que integridade. Que moral!

Mas isto ainda é pouco. Não há nem uma semana o outro eminentíssimo sapo barbudo, que ainda se julga (e em boa parte é) dono cá do pedaço, chantageou um juiz do SUPREMO Tribunal Federal, para que fosse adiado o julgamento do famoso caso do “Mensalão” que foi uma das maiores escroquerias do seu mandato, e que ele “nunca viu nada”! ”Era melhor esperar mais uma ano”; disse o super honoris causa de todo o mundo, ex-presidente deste maravilhoso país, que enriqueceu loucamente, deixou a família milionária e mais os seus correligionários! Porquê esperar mais um ano? Porque há dois juízes que passam à aposentadoria e os novos... talvez possam lá ser colocados por ele, ou melhor ainda caducar o prazo.

Isto é a esculhambação total. O chamado fim da macacada! A imoralidade oficializada.

Como soam cada vez mais alto as palavras de De Gaulle!!!

Entretanto os planos do governo são espantosos:

- como o PIB no primeiro trimestre não cresceu nem 0,2%, após o cantar de galo do governo afirmando que em 2012 iria crescer 5%, a saída encontrada foi baixar alguns impostos de carros, geladeiras e material de construção, e aumentar o crédito ao consumidor!!!! Maravilha de governação.

Um carro que custava 50, agora fica baratíssmo... só 48,5! Um dos pequenos poréns é que há algumas centenas de milhares de carros encalhados nos parques das montadoras e das distribuidoras, e as vendas, este ano baixaram mais de 15%.

Segundo estudos a família brasileira já tem mais de 25% dos seus proventos comprometidos com dívidas. Assim, deixam de pagar as prestações do que compraram e também não há quem compre carros usados. Muitos nem conseguem já “oferecer” o carro desde que o novo dono pague as restantes prestações. A inadimplência aumenta de mês para mês (o último foi de 5%)!

- Para ajudar, a Bolsa de Valores já perdeu 15% nos últimos 12 meses e os investidores estrangeiros estão levando a carroça para outras bandas.

- As perspectivas de “voltar a enriquecer” com as exportações é negra porque o mercado mundial está todo ele nas encolhas.

Solução: investimento em infraestruturas. Mas pobre Brasil: no último ano não investiu mais do que 0,4% do PIB.

Então na educação: pior ainda. É grande o anafalbetismo daqueles que “completam” o ensino básico!
Solução? A curto prazo ninguém consegue enxergar. Mais longe, quando os pts conseguirem largar a mamata, e para o governo entrar gente capaz.
Mas quando? Deus que é brasileiro deve saber quando. Mas só Ele.
Também só Ele sabe quem anda a roubar notas fresquinhas, mesmo dentro da Casa da Moeda. Para quê corromper se ali a fonte é imaculada! Mas roubou pouco... está ferrado. Se muito... aparecerá senador!


31/05/2012













Nenhum comentário:

Postar um comentário