segunda-feira, 11 de novembro de 2019



Sempre mais Amigos

Com receio de ter esquecido alguns que, de forma mais ou menos profunda fizeram parte da nossa vida.

Arne - Quando entrei para o Liceu, 1942, logo me entrosei com novos amiguinhos. Lembro muito de um, com quem jogava com tampas das caixas de fósforos, berlindes – bolinhas de gude – ou tampas de cerveja, nos meios fios dos passeios. Sempre na rua! Tinha um problema na fala, que espero tenha corrigido com o tempo, e não conseguia pronunciar os “c”. Com o pai tinha um talho – açougue – nós chamávamos-lhe de o  “Arne”! Criança, como eu, lembro-o sempre bem disposto. Há... quantos anos???

António Maria da Costa Cabral da Costa Macedo – Homónimo de um primo, este como meu irmão, conheci-o em Luanda, capitão, ajudante do Governador Sá Viana Rebelo. Naquele tempo faziam corridas de automóveis dentro da cidade, e o António Maria participava com um MGB. Não sei se ganhava, mas lá estava sempre.
Um dia, numa recepção do governo, onde, por razões que aqui não interessam, eu também compareci, estava ele à entrada a conversar com um sujeito baixinho, que eu logo reconheci. Tinha sido ele que me condenou a pagar uma multa depois de me ter dito que eu tinha toda a razão! Quando o António Maria nos quis apresentar eu disse na cara do tal juiz: “Não aperto a mão a quem me condenou dando-me razão!”
O baixinho continuou com a sua cara de estúpido e depois tive que pedir ao meu amigo que me desculpasse de o ter deixado numa situação, no mínimo, inusitada.

Avô Mata – Em frente da nossa casa na rua Cabral Moncada, em Luanda, havia uma pequena mercearia, pequena, cujo dono era o senhor Mata. Ali comprávamos, quase diariamente alguma coisa. Ele e a mulher, atenciosos, quem costumava lá ir eram os nossos filhos, porque eram recebidos com muita simpatia. Como o homem usava as calças bem acima da cintura, pela proeminente barriga, até hoje, quando alguém aparece assim, ainda nossos filhos se lembram dele a quem chamavam, de “Avô Mata”. E dizem: “Tens as calças à avô Mata”! Não éramos amigos, mas foi uma pessoa simpática que conheci.

Cadete Leite – Chegou a angola, jovem médico, para cumprir o serviço militar e lá se deixou ficar. Quando se instalaram os “Estudos Gerais”, depois Faculdade de Medicina, foi um dos primeiros professores. Um dia, na praia, viu que eu tinha umas veias bem aparentes numa das coxas, varizes, que continuam lindas como nesse tempo, e perguntou-me há quanto tempo tinha aquilo. Desde sempre. Achou estranho e creio que me disse que devia dar as pernas para que fossem estudadas na faculdade. Prometi que as deixava em testamento! Simpático e, creio, bom professor.

Carlos Silva Pereira – e Maria Leonor,  a quem chamavam Chica.
Amigos desde que chegámos a Moçambique, com quem estávamos frequentes vezes. O 25/4 empurrou-os para o Brasil, e quando eu nos primeiros tempos, por aqui andava meio perdido, não posso esquecer que me deram guarida em sua casa, no Rio.  Para sobreviverem, a Chica, fazia doces (pasteis de nata?) e todos os dias, depois de alguma luta para levantar os filhos da cama (!) ia entregar o trabalho numa confeitaria longe de casa. Todos os dias.
Foram para Portugal, o Carlos especializado em câmaras frigoríficas, ainda me chegou a propor um negócio com ele, que não funcionou.
Adoeceu e foi entregando a vida. Via-o bastantes vezes nessa ocasião, até que voltei para o Brasil.


Nos tempos de Lourenço Marques
/          /          /          /

Fernando Castelo Branco (Pombeiro) Geólogo (?), engenheiro de petróleos, sempre muito magro, careca como a palma da mão, foi um dos bons amigos que faziam parte de um grande grupo onde havia jantaradas, fadistices e outros encontros. Bem mais tarde, em Portugal quando nos encontrámos, tinha ele um veleiro e queria por força que eu fosse sair com ele. Mas as minhas visitas à “terrinha” eram curtas, e só deu para irmos à doca ver o brinquedo em que raro saía. Amigo de muitos anos, mas, infelizmente, poucas vezes estávamos juntos. Simpatia levada ao ponto mais alto. E da Mariana Pinto Coelho.



Fernando Real – Doutor em geologia, professor na “neófita” Faculdade em Luanda, fui um dia procurá-lo, para lhe pedir alguns conselhos sobre microscópios. Na altura eu trabalhava com a Leitz. Levei-lhe uma porção de catálogos, para que os estudasse e me dissesse o que lhe poderia interessar. Uns dias depois voltei, ele disse o que lhe fazia falta, características, etc. Escrevi para a Leitz, que enviou os detalhes e assim comecei a vender microscópios. Bons anos passados, em Portugal, era Ministro do Ambiente, quando nos encontrámos no Parque do Gerês. Reconheceu-me: “Já me lembro de você, que me levava os catálogos dos microscópios para eu estudar”! Fui eu sim. E aprendi muito! Obrigado.
Recebido lá no Gerês pelos burocratas, não deixou que me afastasse e sempre quis ouvir a minha opinião sobre os trabalhos projetados. Como quase só conversava comigo, as autoridades ficaram obrigadas a convidarem-me para o almoço ao Ministro, e sentaram-me bem na frente dele. Tratava-o por Professor. E disse-lhe que Professor seria sempre, ministro... Dois ou três meses depois foi exonerado!

 Frederico Meunier de MendonçaFreddy. Filho de uma prima direita da minha mulher, bem mais novo do que eu, foi engenheiro de voo, quando os aviões levavam esse técnico a bordo. Quando os engenheiros de bordo foram dispensados, a TAP, deixou esses colaboradores numa situação muito difícil. Foi o suficiente para se deixar ir abaixo e não tardou a descansar. Muito simpático ele e a mulher Isabel. Deixou saudades.

José Manuel da Maia e Vale – Bom colega do tempo de Évora. Tranquilo, bom aluno, e apesar de gordo era o melhor nadador de todos nós, que tomávamos banho na grande cisterna da Mitra.
O tanque – cisterna – onde tomávamos banho

Um dia caminhávamos lado a lado pelo campo, num pequeno desnível do lado dele de repente caiu. Levámo-lo para a enfermaria. Ataque epilético. Chegou o verão, férias grandes, proibido de nadar no “seu” Mondego, sentou-se na margem, numas pedras, a pescar. Novo ataque, cai à água e... Ótima pessoa.

Luis Marques Pinto - médico, pediatra, lembro três passagens onde estivemos juntos. A primeira, teria eu uns 16 ou 17 anos, verão, estava em Sintra e consegui um dinheirinho para ir de eléctrico até à Praia das Maçãs, espairecer. Encontrei o Luis, uns oito anos mais do que eu, estava com dois amigos, que não lembro mais quem eram. Chegada a hora do almoço perguntam se eu queria almoçar com eles num pequeno (e ótimo) restaurante que ali havia. Declinei, porque não tinha dinheiro. Só o suficiente para pagar o bilhete de volta. Logo:. Vens almoçar conosco, nosso convidado. Vão mais de 70 anos e não esqueci.
Mais tarde chega a Luanda cumprindo o dever militar. Pediatra, tomava o lugar do António Castro Ferreira quando este se ausentava.
A última vez que o vi, em Lisboa, passei na rua onde ele tinha o consultório e fui lá dar-lhe um abraço. Excelente médico e pessoa.

Manuel Ferreira de Lima – Meu primo, mais velho do que eu uns cinco anos, nossos pais primos direitos, apareceu um dia em Luanda para lançar os Cursos de Cristandade.

Quando o encontrei, antes do primeiro curso, onde eu estive, perguntei o que fazia por ali. Não lembro do que respondeu mas eu quis saber se quem fizesse esse curso e rezasse durante aqueles três dias depois não precisava de rezar mais. Riu, e disse Tu vais lá e tiras as conclusões.

Manuel João Pimentel Teixeira – Angolano de Moçamedes, conheci-o quando cheguei a Luanda depois da travessia do Atlântico, em 2005/6 no “Mussulo”. Como era tratado a bordo por “tio” pelos outros dois navegadores, à chegada a Angola, toda a gente que encontrámos era mais nova do que eu que ali tinha vivido muitos anos e sabia de histórias, e de história, e assim fiquei sendo “tio” os novos amigos. Alguns deles tive depois a alegria de os receber em nossa casa, entre eles o “Pimentel” com quem troquei muita correspondência via e-mail.
Durante a minha estadia em Luanda, em 2007 fez-me uma pequena “caricatura” que, mesmo não muito parecida, foi uma demonstração de amizade.


Quando nos visitou no Rio trouxe um pedaço de rocha de Angola que guardo com carinho. Mais um sobrinho por quem tive muita simpatia.

Manuel Maia do Vale – Irmão do colega acima fui encontrá-lo em Angola, agrónomo. Não foi difícil criar um vínculo, e mais tarde fomos até vizinhos na mesma rua. Ele morava no prédio em frente da nossa casa. Por seu intermédio, e sem ele saber que era eu que estava interessado, fiz um bonito negócio com Angola. Foi sempre muito simpático.

Amigos – “Retardatários!”

Esquecidos mais alguns que voltam à memória.
Lembrei agora de um outro, cowboy muito pirado, um sujeito cheio de graça. O pai, conhecido e respeitado professor universitário, o filho e homónimo que nunca quis saber de estudar. Farra e copos!
Aí alguns anos mais do que eu, apareceu um dia em Évora, para ver se pelo menos fazia o curso de Regente Agrícola, curso que eu estava a terminar.
Já maior de idade era aluno externo e vivia num quarto alugado em Évora, cidade, deslocando-se todos os dias – que não foram muitos – para a Herdade da Mitra assistir às aulas. Foi nesse tempo que o conheci e fizemos uma rápida amizade.
Sempre com uma boa disposição contagiante os que o conheceram ficaram amigos.
Gostava da farra e copos e gastava tudo quanto tinha e não tinha. O pai mandava-lhe dinheiro que nunca chegava para os gastos.
O inverno em Évora é frio. Muito frio. Um dia veio dizer-nos que tinha vendido os cobertores da cama, talvez para uma jantarada ou só beber uns copos. Todos lhe perguntámos: “Com este frio como consegues dormir?” Resposta simples: “Cubro-me com jornais, que aquecem bem, e olhem, o “O Século” é muito mais quente do que o “Diário de Notícias!”
Gargalhada geral.
Nem um ano por ali ficou. Já farto de estudos foi embora, e o pai que o acolhesse, o que fazia, claro.
Poucos anos passados, uma bela manhã, seriam umas 10 horas, ia eu a pé, em Lisboa, entre a Praça dos Restauradores e o Rossio quando vejo vir na minha direção um indivíduo de fraque, chiquérrimo! Não é normal ver gente assim vestida àquela hora, mas... era ele! Demos um bom abraço, e pergunto-lhe se vai para algum casamento tão cedo. Impecável, responde:
“Não! Estou vindo de um casamento... de ontem!”  Rimos conversámos um pouco e cada um seguiu a sua vida. Depois nunca mais o vi.
Este era o meu amigo Rui Mayer.
Infelizmente não tenho nenhuma foto dele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário