segunda-feira, 25 de março de 2013





“O subdesenvolvimento
 é a incapacidade
de acumular experiência”


Esta frase de um escritor cubano, Edmundo Desnoes, no seu livro “Memorias del subdesarrollo”,  pode-se aplicar, no mínimo, aos últimos dez anos da vida política brasileira, desde que o PT se apropriou da res publica em total detrimento do desenvolvimento.
Há que reconhecer que muita gente saíu da pobreza –assim vivem ainda mais de treze milhões de brasileiros – mas tudo isto à custa de paternalismo e esmolas/votos, e enquanto não houver verdadeiro interesse em educar o povo, em lhe dar cultura, Maquiavel continuará a ter razão quando diz que “o vulgo sempre se deixa levar pelas aparências”!
Distribui-se bolsa esmola, criam-se leis racistas, procura-se mentalizar as crianças das escolas que o sexo é normal entre indivíduos hetero ou homo, as passeatas a favor da maconha e dos homossexuais juntam mais de um milhão de pessoas e para reclamar dos políticos que não vão para a cadeia, com boa vontade, aparecem só algumas centenas.
Entretanto relacionando o desenvolvimento do país, quando comparado com outros, verifica-se o estado calamitoso em que o Brasil se encontra, apesar de crescer e continuar a crescer. Diz-se que o que cresce de dia “eles” roubam de noite!
Entre 142 países o Brasil ocupa o 118° lugar na qualidade das rodovias, 130º na infraestrutura portuária, 122° na infraestrutura de transporte aéreo, e, etc.
No que respeita à qualidade das estradas, só 42% são consideradas boas.
Pelo que se consegue entender (e olha que entender esta nossa (des)administração, é dose!) o Brasil tem já completamente preparada uma potente bomba relógio: o apoio à velhice e as aposentadorias.
Enquanto nos EUA cerca de 13% da população são idosos (acima dos 60 anos) e isso custa ao país 6% do PIB; no Japão são 23% os idosos que custam 8,5%, no Brasil 7% custam 11%. E os estudos mostram que em 2040 teremos 52,1% de gente com mais de 60 anos. Como ficará a velhice dessa gente?
Com a saude passa-se algo semelhante: o Japão tem 23% de idosos com mais de 65 anos e gasta com eles 8% do PIB; o Reino Unido tem16% de idosos e gasta 9% e o Brasil com 7% de idosos gasta 9%. Há muita ladroeira em todos os cantos da administração de saúde, desde hospitais construidos e que não abrem ao público porque... porquê mesmo?, uma imensa falta de tecnicos, um exorbitante custo dos medicamentos, etc.
Pela análise das taxas de crescimento, verifica-se que os aumentos do PIB, têm sido basicamente através da construção, comércio e bem no topo, e em destaque, pelos serviços financeiros. Em regressão encontra-se a indústria de transformação e, como é óbvio, a saúde pública e a educação.
Em comparação com os mesmos 142 outros países o Brasil ocupa o último lugar em Onus da regulação pública, 136° no desperdício nos gastos do governo, (é bom lembrar quando em 2002 o PT recebeu a notícia que o “sapo barbudo” tinha ganho as eleições, foram para o mais caro hotel de Brasília comemorar com vinho Chateau Lafitte-Rotschild! Cerveja passou a ser bebida de pobre!), e continuando, ganhou o 120° lugar no desvio de recursos públicos (fica-se a pensar do presidente de Angola, da Guiné Equatorial, no Ben Ali, Kadaffi, Mubarak e outros assim humildes...), e até a independência do judiciário ficou na 71° posição. O rol segue, triste.
Continua a falar-se no famoso pré-sal. Só que pelos estudos já feitos, e unicamente para explorar uma parte dessa riqueza, é necessário investir uns US$600 bilhões. De qualquer forma esses cálculos são sempre muito animadores – apesar de agora não existirem esses bilhões –mas a realidade bem diferente.
Quando se começou a falar no trem-bala entre Rio e São Paulo, o custo seria de 6 bilhões; depois foram-se refazendo os cálculos e já se prevê que serão necesários mais de 23 bilhões! O mesmo com uma nova linha de Metro no Rio de Janeiro, que tem que atravessar uma montanha, como algumas estradas ou avenidas já o fazem há muitas décadas: o orçamento foi de 600 milhões, a obra ainda nem a meio vai e já se gastou mais do que isso!
Só mais alguns números do ranking dos países da OCDE:
- em conhecimento de matemática está 20% abaixo da média de todos, e 30% abaixo da China;
Mas o mais dramático é ver que o Brasil tem a pior distribuição de renda.
E é sempre pela falta de educação e cultura que as populações, os países, não crescem como deveriam e poderiam. Basta lembrar que um palhaço analfabeto, eleito deputado federal, foi colocado na área de cultura, e um outro, racista e xenofobo, pastor da igreja dele (?!) – que pede aos “fieis” que, para garantirem um lugar no céu, lhe entreguem os seus cartões de crédito sem esquecer a senha – também deputado federal, foi para presidente, presidente, da comissão de direitos humanos!
Até o ex-atual-presidente, se vangloriava de ser analfabeto, criticando o antecessor que era (e é) PhD dizendo que ele, o sapo, governava muito melhor o país!
E saiu-se com esta brilhantissima frase:
“Uma palavra resume provavelmente a responsabilidade de qualquer governante. E essa palavra é estar preparado”.
Belo estímulo para a juventude!

+          +          +          +         

Nos entrementes...
A - o governo federal, só da telefonia celular arrecada, por ano, de “n” tipo de impostos, R$61 bilhões!
B - a Moody’s chegou ao Brasil! E rebaixou a posição dos dois bancos estatais: BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) e Caixa Econômica Federal, porque o (des)governo tem feito deles a “política” de alargar crédito, para fingir que o país se está desenvolvendo muito. Só a Caixa emprestou quatro vezes mais do que o seu capital! (Olha a “bolha”)
Como isto é feito? O (des)governo emite títulos e repassa o valor aos bancos! Fácil, né?
C - daqui a dias, 07/Abril, são passados quatro anos sobre um deslizamento de terras, em Niteroi, que fez 47 vítimas fatais. O descaso fez construir vários prédios de apartamentos para alojar pelo menos as 59 famílias que ficaram sem nada. Tão eficaz foi a construção, ou é a construção, ainda não entregue aos prometidos ocupantes, e já dois prédios apresentam rachaduras e ameaçam ruir! E vão ser derrubados! Não tem problema: faz-se nova concorrência (faz?) para novas construções e é mais dinheiro que entrerará nos bolsos dos corruptos!

Vê-se bem o “critério técnico” do local das construções...

e a qualidade do obra!
21/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário