sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012



? ? ? ? ?

 

Que o Brasil é o país da esperança, já dizia Agostinho da Silva. O tão discutido próximo-futuro Quinto Império. Sem imperador nem burocratas ladrões, etc. Mas é uma esperança...
A capacidade do Brasil produzir alimentos é imensa. Já é o maior exportador de carne bovina do mundo, e segundo a senadora representante dos criadores afirmou, com as novas tecnologias agro-pecuárias, o Brasil pode dobrar a sua produção sem aumentar um só metro à área hoje em exploração.
Dá para acreditar? Dá.
E no que respeita a grãos, além da contínua melhoria de produção por hectare, ainda existem, mais de 100 milhões de hectares de terras à espera de ocupação e produção. E investimento pesado, é evidente. Uma loucura.
No petróleo as coisas lulamente apresentadas davam a entender que a produção da Arábia Saudita ia ficar lá... lá bem para trás! Lulices. Envolveram-se os politicos todos numa politicagem asquerosa para dividirem os royalies do que... qualquer dia, não se sabe bem quando, vai ser explorado. Embandeiraram todos “em arco” porque, inteligentes e profundamente conhecedores do ramo, imaginavam que a Petrobrás iria entrar em produção imediata e acelerada com mais vinte ou trinta plataformas, outros tantos navios, portos, etc. Comprados talvez nalgum supermercado.
Pode ser que qualquer dia...
A exploração entretanto continua, uma série de problemas acontecendo pela velha regra do jeitinho brasileiro, mas a esperança não se perde.
Com respeito ao alcool, o caso é mais sério. Criaram-se para quase todos os modelos de carros os motores “Flex”, que consomem indistintamente alcool e gasolina. Mas hoje o preço do alcool está tão alto que ninguém mais troca a gasolina por um produto renovável.
Vê-se que alguma coisa não está tão certa porque continuam a importar-se quase 800 mil barris de gasolina e outros derivados, POR DIA!
E as áreas de produção de cana são imensas. A perder de vista. E pode-se duplicar! Claro que há tirar daí também o açúcar e a velha – e boa – cachaça, indispensável para fazer a melhor bebida do mundo, a caipirinha! Melhor, depois do vinho!
Para não saturar ou esgotar os solos somente plantando cana, a cada três anos toda aquela imensa área é plantada com amendoim. São as leguminosas a enriquecer o solo. Resultado: o Brasil é o maior produtor mundial de amendoim.
Como de suco de laranja, que exporta em navios tanque!
Quer tudo isto dizer, que apesar da miserável desgovernança... o Brasil cresce, cresce, cresce, e vai continuar a crescer.
E tem números curiosos. Por exemplo a gasolina custa aqui 70% mais do que nos Estados Unidos! Temos o 13º lugar, a contar de cima, de preço alto!
Porquê? Porque a Petrobrás, estatal, precisa de muito dinheiro para transferir para o governo gastar pelo saco azul (a cor da roupa dos políticos!) e os impostos são um assalto.
No custo de um litro, hoje a R$ 2,90, um litro só, a Petrobrás embolsa $0,99, e o governo em impostos, como o ICMS - IVA - $0,81 e mais $0,32, de outros impostos variegados (imposto sobre imposto), “apreende” R$ 1,13, o que dá 33% do valor final. Um roubo.
E o país da esperança continua a melhorar: o xerife do Rio divulgou hoje que janeiro fechou SÓ com 323 homicídios, dolosos (os outros foram do tipo “ó mermão, desculpa lá”!), que é o menor número em 20 anos! E ficam todos felizes com esta mixaria!
Se multitiplicarmos isto por 12 meses, o Rio terá este ano SÓ 3.876 homicídios. Em todo o país têm sido assassinados SOMENTE 50.000 indivíduos por ano. Nos últimos 10 anos foram meio milhão! Em 15 igualado o número de soldados ingleses mortos na I Guerra!
Pior do que o Biafra, Sudão, o Holomor – o genocídio ucraniano – a Síria então é aprendiz!
Para compensar a baixa de assassinatos o número de de assaltos com estupro cresceu 23%! Só em Janeiro, no Rio foram 487! Beleza.
E o PIB de 2011 também acaba de ser anunciado pelo Banco Central: 2,79%. No ínicio daquele ano a desgovernança vomitava barbaridades tais como “a crise não nos afeta” e vamos crescer entre 5 e 5,5%. Foi metade, e as perspectivas por ora... ninguém mais se atreve a fazê-las, porque para o país crescer 5% o investimento público terá que crescer, pelo menos, 30%. E o desgoverno também acaba de anunciar redução de despesas!
Mas o brasileiro é resistente, macho mesmo. Agora vai mandar tudo para baixo do tapete e durante uma semana é só Carnaval, cachaça, cerveja, urina nas ruas e os moteis a encherem-se de dinheiro com os pares que ali vão por uma ou duas horas para... muitos deles terem uma variante do conjuge ou de...
Quinto Império à vista ????


17/02/2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário