quarta-feira, 16 de março de 2011



COVARDES !!!

 
Estamos a viver uma época de horrores. Não há palavras que possam descrever o que se está a passar no Japão, que nós assistimos estupefatos, horrorizados, boquiabertos, pela televisão, sofrendo por aquele povo que, no meio duma imensa calamidade, está a dar ao mundo uma lição admirável de civismo. E pior, o que ajuda a doer, é nossa total incapacidade de fazer por eles alguma coisa!
Uma desgraça. Mas o Japão vai sair desta, e prosseguir a sua vida. A sua extraordinária filosofia de vida, cada vez mais me espanta, e mais admiro.
Outro, é a guerra na Líbia.
Depois da facilidade da Tunísia e Egito, era de calcular que o facínora, nojento, do Kaddafi, não ia sair de rabo entre as pernas. Ele que foi o centro de irradiação do terrorismo mundial, agora culpa, “para inglês ver”, a Al Qaeda, pelo que se passa no seu país. A chacina já vai grande e será muito maior.
Os bravos libianos, com umas espingarditas e umas metralhadoras, contra tanques e aviões de bombardeamento! Se a comunidade internacional não lhes acudir, serão implacavelmente esmagados. E nós, pela mesma televisão, a assistir.
Vemos o presidente Sarkozi “dar uma de macho”, mas... ficar-se por isso mesmo!
Vemos a Liga Árabe a condenar o Kaddafi, e... mais nada. Por todo o lado congelam-se as contas bancárias do gangster, e... por aí se ficam.
O Conselho de Segurança da ONU, uma autêntica palhaçada, uma vergonha, declarou que “ia impor” o embargo da venda de armas! Isto não é nem ridículo, é por demais ofensivo, porque se sabe que o bandidão tem armas que chegam para uma guerra de vários anos.
O G-8, que não serve também para nada, fica em cima do muro! E o povo líbio a morrer.
Ninguém toma decisões porque a Rússia e a China opõem o seu veto! Que história de veto é esse, em infelicissima hora inventada pelos americanos, que tolhe as ações da ONU?
Claro que a Rússia não pode dar o seu aval ao que quer que seja a favor dos revoltosos. Ela tem os mesmos problemas, pelo menos, na Chéchenia.
E a China? Tem o Tibete a pegar no pé dela.
Parece que não seria muito difícil, à sorrelfa, fazer chegar aos opositores da Líbia, pelo menos, uns quantos mísseis terra-ar e terra-terra. Já dariam cabo dos aviões e dos tanques, tornando a luta menos desigual.
Quem devia fazer isso era a França, que reconheceu como válido o governo dos revoltosos.
Mas... se o Kaddafi os esmagar, o que parece vai acontecer, ele que já está indiciado pelo tribunal internacional a responder por crimes contra a humanidade?
Vai acontecer: NADA.
Devolvem-lhe o dinheiro congelado, continuam a recebê-lo na ONU, e tudo fica por isso mesmo.
Mundo de covardes. Covardes sobretudo os europeus, que bem podiam mandar a Rússia e a China p’rá... e ajudar os revoltosos.
Sempre fui anti Che Guevara, porque ele foi um assassino frio. Implacável. E por isso também covarde. Mas nestas alturas até a mim me dá vontade de me alistar ao lado dos mais fracos.

16/03/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário