sexta-feira, 14 de novembro de 2025

 

 Mais um pouco de história... pouco conhecida

Em Março de 2006 escrevi um texto sobre os ciganos que até hoje eu mesmo acho interessante e que podem revisitar, aqui no blog https://fgamorim.blogspot.com/search?q=ciganos, mas a história dos ciganos é muito mais do que escrevi, interessante, triste pela perseguição que sempre sofreram, mas que mostra um povo resiliente, especial.

Em 2006 escrevi “Consta que, por volta do século X, este povo começou a sair do Industão, perseguido pela invasão muçulmana, ou por estes obrigados a lutar nas suas fileiras” possivelmente sob o sultanato de Abu al-Qāṣim Mamūd ibn Sabuktigīn (c. 971-1030), conhecido por Mahmud of Ghazni, Sultão do Grande Império Ghaznavid, que obrigava os indianos a se alistarem no seu exército, o maior e mais temido do seu tempo, mas parece que bem antes muitos haviam já fugido de outros confrontos.

Essa diáspora incluiu diversas de castas como se vai ver adiante, e se espalharam por todo o mundo

Depois desta pequena introdução hoje vou falar duma gente que não eram um povo, nem uma etnia, mas durante séculos foram ostracizados, perseguidos, mal tratados, etc.

No final tiraremos as nossas conclusões.

 CAGOTS ou AGOTES

Cagot foi o nome que lhes deram em maior parte da Europa, sobretudo em França, enquanto na Espanha, Navarra era Agotes.

A história destas pessoas discriminadas e perseguidas, que chegou quase até aos nossos dias, é uma raridade difícil de explicar. Temos de recuar a épocas muito remotas que justificam o repúdio pela ignorância dos povos. Ainda assim, não se compreende como se prolongou tanto tempo. Os últimos agotes da história vivem em Bozate, bairro equidistante de Arizkun e Errazu, no vale navarro do Baztán, na fronteira com França. Do outro lado dos Pirenéus, os franceses chamavam-lhes cagots. Viviam em bairros isolados, com a proibição de se misturarem com os habitantes de outras povoações. Para que a sua separação fosse completa, deviam distinguir-se até na própria vestuário e tinham de usar na roupa a marca de um pé de pato vermelho, de forma bem visível (lembram da Estrela de David, amarela, que os nazis obrigaram os judeus a usar? Esta marca do pé de pato começa por volta do século XIII !) Além disso, estavam obrigados a avisar da sua presença tocando umas castanholas para que os outros se afastassem (Isto também lembra os leprosos da Palestina, há mais de 2.000 anos!). Eram alvo de discriminação na igreja, onde lhes estavam reservados os últimos bancos. Não podiam chegar até ao altar nem para comungar nem para receber a paz; o sacerdote descia para lhes dar. Na oferta de pão à igreja, que o acólito recolhia num saco, ele virava-o para que os pães dos agotes não se misturassem com os outros. Tinha uma pia de água benta e um cemitério à parte, e até havia igrejas com uma porta especial para eles. Também não lhes era permitido ser sacerdotes. Nunca os deixavam participar nos bailes e nas festas das aldeias do vale. Uma maldição que chegou ao fim... só no século XIX !!!

 As origens tanto do termo Cagots, Agotes , Capots , Caqueux, e tantos outros, são incertas. Sugeriu-se imensa coisa, uns que eles eram descendentes dos Visigodos derrotados por Clóvis I na Batalha de Vouillé (primavera de 507),   e que o nome Cagot deriva de caas ("cão") e do occitano antigo para o Goth gòt por volta do século VI No entanto, em oposição a essa etimologia, está o fato de que a palavra cagot ser encontrada pela primeira vez nessa forma no século VI nas obras de François Rabelais (sec. XVI).  O historiador francês do século XVII, Pierre de Marca, na sua Histoire de Béarn , propõe o contrário, que a palavra significa "caçadores dos godos" e que os Cagots eram descendentes dos sarracenos mouros de Al-Andalus (ou mesmo judeus, após sua derrota por Carlos Martel,  embora essa proposta tenha sido completamente refutada. Antoine Court de Gébelin (Sec. XVIII) deriva o termo cagot do latim caco-deus, sendo caco "falso, mau, enganador" e deus "deus", devido à crença de que os cagots descendiam dos alanos e seguiam o arianismo. 

Seus nomes variavam muito de acordo com a província e o idioma local:

Na Gasconha eram chamados de Cagots, Cagous e Gafets; em Bordéus, Ladres, Cahets ou Gahetz; no País Basco espanhol, AgotesAgotak  Gafos; no País Basco francês, as formas Agotac e Agoth, em AnjouLanguedoc e Armagnac, eram Capots,  Gens des Marais (povo do pântano); na Bretanha, eram Cacons, Cacous (possivelmente do bretão Cacodd, que significa leproso), Caquots  e Cahets. Às vezes referidos como Caqueux, Caquets, Kakouz, Caquins e Caquous,  nomes dos Caquins locais da Bretanha devido à baixa estatura semelhante e à discriminação na sociedade. Em Bigorre também eram chamados de Graouès e Cascarots, em Aunis, Poitou e  Saintonge também Collibertsnome da antiga classe de colliberts (servos, miseráveis)

Gésitains, ou Gésites, referindo-se a Geazi, personagem bíblico, servo de Eliseu, amaldiçoado com lepra devido à sua ganância. O Parlamento de Bordéus registra descendentess da raça de Giezy como um insulto usado regularmente contra os Cagots. Giézitains é visto nos escritos de Dominique Joseph Garat (político basco francês, séc. XVIII/XIX). Elizabeth Gaskell (romancista inglesa, sec. XIX) registra o termo anglicizado (vidé anglicismo) Gehazites em sua obra An Accursed Race. Ainda se se encontramoutros nomes como CaffosEssaurillésTrangots Caffets Cailluands Mézegs (do francês antigo, mézeau que significa muito provavelmente leproso).

Anteriormente, alguns desses nomes eram vistos como sendo grupos semelhantes, mas distintos dos Cagots. 

A origem dos Cagots não é conhecida com certeza, embora ao longo da história muitas lendas e hipóteses tenham sido registradas, fornecendo possíveis origens e razões para seu ostracismo. Os Cagots não eram um grupo étnico ou religioso distinto, mas uma casta racializada. Eles falavam a mesma língua que as pessoas de uma área e geralmente mantinham a mesma religião também, com pesquisadores posteriores observando que não havia evidências que diferenciassem os Cagots de seus vizinhos. Sua única característica distintiva era sua descendência de famílias há muito identificadas como Cagots. 

Diversas lendas situam a origem dos Cagots em eventos bíblicos, incluindo a de serem descendentes dos carpinteiros que fizeram a cruz em que Jesus foi crucificado,  ou descendentes dos pedreiros que construíram o Templo de Salomão após serem expulsos do antigo Israel por Deus devido à má qualidade do trabalho. De forma semelhante, uma lenda mais detalhada situa a origem dos Cagots na Espanha como descendentes de um mestre entalhador dos Pirenéus chamado Jacques, que viajou para o antigo Israel via Tartessos, para fundir Boaz e Jaquim para o Templo de Salomão. Enquanto estava em Israel, ele foi distraído durante a fundição de Jaquim por uma mulher e, devido à imperfeição causada na coluna, seus descendentes foram amaldiçoados a sofrer de lepra.

Outra teoria é que os Cagots eram descendentes dos Cátaros, que foram perseguidos por heresia na Cruzada Albigense. (Se já não lembra dessa “bestialidade”, refresque a memória em https://fgamorim.blogspot.com/search?q=c%C3%A1taros

Com algumas comparações, incluindo o uso do termo crestians  para se referir aos Cagots, que evoca o nome que os Cátaros deram a si mesmos, bons crestians. Uma delegação de Cagots ao Papa Leão X (1475-1521) fez essa afirmação, embora os Cagots provavelmente sejam anteriores à heresia Cátara e a heresia Cátara não estivesse presente na Gasconha e em outras regiões onde os Cagots estavam.  O historiador Daniel Hawkins (Juiz americano, 2022) sugere que talvez esta tenha sido uma manobra estratégica, uma vez que nos estatutos da limpeza de sangue tal discriminação e perseguição aos condenados por heresia expiravam após quatro gerações e, se esta era a causa da sua marginalização, também fornecia fundamentos para a sua emancipação. Outros sugeriram uma origem entre os cristãos arianos .

Uma das primeiras menções registradas dos Cagotes está nas cartas de Navarra, elaboradas por volta de 1070. Outra menção antiga dos Cagotes data de quando eles parecem ter sido chamados de de Chretiens ou Christianos

Outros termos vistos em uso antes do ChrestiaCrestiaa Christianus,  que em textos medievais se tornaram inseparáveis ​​do termo leprosus, e assim em Béarn se tornaram sinônimos da palavra leproso. Assim, outra teoria é que os Cagots foram dos primeiros a converter-se ao Cristianismo, e que o ódio dos seus vizinhos pagãos continuou mesmo depois de também se terem convertido, apenas por razões diferentes.

Outra possível explicação para o nome Chretiens ou Christianos reside no facto de, na Idade Média, todos os leprosos serem conhecidos como pauperes Christi e, fossem visigodos ou não, estes Cagots terem sido afetados por uma forma particular de lepra ou por uma condição semelhante, como a psoríase. Assim surgiria a confusão entre cristãos e cretinos (deficiente mental, desprezível) e explicaria as restrições impostas aos leprosos e aos Cagots. Guy de Chauliac (1300-1390, cirurgião) escreveu e Ambroise Paré (1510-1590, também cirurgião) escreveram que os Cagots eram leprosos com "rostos bonitos" e pele sem sinais de lepra, descrevendo-os como "leprosos brancos" (pessoas afetadas de "lepra branca"). Dermatologistas posteriores acreditam que Paré estava descrevendo leucodermia (manchas brancas na pele que ocorrem devido à redução ou ausência de melanina). Os primeiros éditos aparentemente se referem a leprosos e Cagots como categorias diferentes de indesejáveis, sendo essa distinção explícita em 1593. O Parlamento de Bordéus e os Estados da Baixa Navarra repetiram as proibições costumeiras contra eles, com Bordéus acrescentando que, quando também fossem leprosos, se ainda existissem, deveriam portar clicquettes (chocalhos). Uma crença em Navarra era que os Agotes eram descendentes de leprosos imigrantes franceses.  Comentaristas ingleses posteriores apoiaram a ideia de uma origem em uma comunidade de leprosos devido às semelhanças no tratamento dos Cagots nas igrejas e às medidas tomadas para permitir que leprosos na Inglaterra e na Escócia frequentassem as igrejas.

Nas décadas de 1940 e 1950, foi realizada uma análise do tipo sanguíneo dos Cagots de Bozate  em Navarra. A distribuição dos tipos sanguíneos mostrou maior semelhança com a observada na França entre os franceses do que com a observada entre os bascos. Pilar Hors (espanhola, 1951) usa isso como apoio à teoria de que os Cagots na Espanha são descendentes de migrantes franceses, muito provavelmente de colônias de leprosos.

O preconceito contra os Cagot existia no norte da Espanha, oeste da França e sul da França, coincidindo aproximadamente com as principais rotas. Victor de Rochas (médico francês, sec. XX)  escreveu que os Cagots eram provavelmente descendentes de ciganos espanhóis do País Basco .

Em Bordéus, onde eram numerosos, eram chamados de ladres. Este nome tem a mesma forma que a palavra francesa antiga ladre igual à palavra gascã para ladrão (derivada em última instância do latim latrō, e cognata do catalão lladres e do espanhol ladrón, que significa ladrão ou saqueador), que é semelhante em significado ao termo latino mais antigo, provavelmente de origem celta, bagaudae (ou bagad), uma possível origem de agote .

A alegada aparência física e etnia dos Cagots variavam muito entre lendas e histórias; algumas lendas locais (especialmente aquelas que defendiam a teoria da lepra) indicavam que os Cagots tinham cabelo loiro e olhos azuis, enquanto aqueles que favoreciam a história da descendência árabe diziam que os Cagots eram consideravelmente mais escuros. Na obra de Pío Baroja (espanho, sec. XIX/XX) Las horas solitarias, ele comenta que os residentes Cagot de Bozate  tinham tanto indivíduos com traços "germânicos" quanto indivíduos com traços "romani",  isto também é apoiado por outros que investigaram os Cagots no País Basco,  como Philippe Veyrin (sec. XX, pintor e historiador basco) que afirmou que o "tipo étnico" e os nomes dos Cagots eram os mesmos dos Bascos em Navarra. Embora as pessoas que se propuseram a pesquisar os Cagots tenham descoberto que eles eram uma classe diversa de pessoas na aparência física, tão diversa quanto as comunidades não-Cagot ao seu redor. Uma tendência comum era afirmar que os Cagots não tinham orelhas ou não tinham lóbulos de orelha, ou que uma orelha era mais comprida que a outra, com outros supostos identificadores, incluindo mãos e/ou pés palmados, ou a presença de bócio . 

Graham Robb (escritor inglês nascido em 1958) considera a maioria das teorias acima improváveis: “Quase todas as teorias antigas e modernas são insatisfatórias... o verdadeiro "mistério dos cagots" era o fato de eles não terem nenhuma característica distintiva. Eles falavam qualquer dialeto da região e seus sobrenomes não eram peculiares aos cagots... A única diferença real era que, após oito séculos de perseguição, eles tendiam a ser mais habilidosos e engenhosos do que as populações vizinhas, e mais propensos a emigrar para a América. Eles eram temidos porque eram perseguidos e, portanto, poderiam buscar vingança.”

Uma hipótese moderna de interesse é que os Cagots sejam descendentes de uma extinta guilda medieval de carpinteiros. Esta hipótese explicaria a característica mais marcante que os Cagots em França e Espanha têm em comum: a restrição na escolha da sua profissão. O símbolo do pé palmado vermelho que os Cagots por vezes eram obrigados a usar poderá ter sido o emblema original da guilda, segundo a hipótese. Houve um breve período de grande atividade na construção civil ao longo dos Caminhos de Santiago nos séculos IX e X; este período poderá ter conferido à guilda tanto poder como suspeita. O colapso da sua atividade teria deixado um grupo disperso, mas coeso, nas áreas onde os Cagots são conhecidos. 

A hipótese da guilda de Robb, juntamente com grande parte do trabalho em sua obra A Descoberta da França, foi fortemente criticada por “ignorar a maioria das obras secundárias em sua própria bibliografia dos Cagots" e por ser uma "reciclagem de mitos do século XIX".

Por razões semelhantes, devido às suas atividades comerciais restritas, Delacampagne sugere uma possível origem como uma comunidade culturalmente distinta de lenhadores que foram cristianizados relativamente tarde . 

 Foto preta e branca de um lago

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto. 

Um cartão-postal de Bagnères-de-Bigorre, mostrando o bairro de Cagots e o rio Adour que o separa da cidade principal.

Os Cagots estavam presentes na França, da Gasconha ao País Basco, mas também no norte da Espanha (em Aragão, sul e norte de Navarra e Astúrias). Eram geralmente obrigados a viver em alojamentos separados, em povoados chamados crestianies e a partir do século XVI, cagoteries, que ficavam frequentemente nos arredores das aldeias. Na escala de Béarn, por exemplo, a distribuição dos cagots, muitas vezes carpinteiros, era semelhante à de outros artesãos, que eram numerosos principalmente no Piemonte. Longe de se concentrarem em apenas alguns lugares, os cagots estavam espalhados por mais de aldeias e vilas. Fora das montanhas, 30 a 40 % das comunidades tinham cagots, especialmente as maiores, excluindo aldeias muito pequenas. Os edifícios que constituíam as cagoteries ainda estão presentes em muitas aldeias. 

(A continuar dentro de poucos dias)

14/nov/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário