quinta-feira, 15 de dezembro de 2016



NATAL


Época difícil, esta. Mexe com a consciência.
Por dever de etiqueta as pessoas sentem-se obrigadas a mandar mensagens (dantes eram bilhetes postais) enfeitadas com estrelinhas, papais Noel ou pai Natal, árvores com presentes e bolinhas coloridas penduradas e outras alegorias próprias. Próprias?
Afinal o que é próprio do Natal?
Celebrar o nascimento do Menino que, feito Homem, nos veio dizer para nos amarmos uns aos outros, que cuidássemos dos desfavorecidos, dos doentes, dos idosos e que cuidássemos também da natureza para que pudéssemos viver mais felizes e a entregássemos pura aos vindouros.
E o que fazemos nós?
Alguns vão à Missa do Galo, a maioria procura juntar parte da família, quando possível, porque hoje as famílias estão dispersas pelo mundo, e porque, apesar de muitos nascerem, outros já foram, e acabamos por contar mais aqueles que nos faltam do que os novos que vão chegando.
Enchemos a barriga de peru ou bacalhau, bebemos o que de melhor temos à mão e desejamos que o próximo ano nos traga a Fada Madrinha para resolver TODOS os problemas, que muitas das vezes nós vamos adiando à espera... à espera de que?
E ainda entregamos presentes uns aos outros, os ricos dão Ferrraris e os pobres uma lembrancinha do tamanho das suas posses, quando alguma têm.
Com esta análise simplista quer parecer que fazemos exatamente o oposto daquilo que, aparentemente, deveria ser o Espírito do Natal.
Numa mensagem de anos anteriores lembrava que o Natal, é uma época dolorosa, e que custa ver a “obrigação” de saudar os amigos que afinal estão, permanentemente, mesmo longe da vista, nos nossos corações.
Tenho saudades das ceias de Natal que passámos com os filhos ainda pequenos junto com os centos de garotos sem família na Casa dos Rapazes, em Luanda e depois na Casa do Gaiato em Lourenço Marques.
O Natal ali era sentido mais verdadeiro, porque mais simples, e porque a alegria reinava estampada nas caras daquela pequenada com a humilde festa que se fazia.
É evidente que a todos, amigos e até inimigos, se tiver, não vou desejar que tenham Boas Festas, mas sim um Natal Santo, que a Paz do Menino entre cada vez mais fundo no coração de todos.
E muito presente, sem sair do coração, penso nas crianças e adultos de Aleppo, das garotas roubadas na Nigéria, das famílias cristãs e não cristãs a serem dizimadas na Síria e Iraque, nos curdos até hoje humilhados pelas potências vizinhas e que lutam pelas suas vidas, cultura e dignidade, e por todos os que sofrem a injustiça e prepotência dos homens.
Não mandarei um abraço mais forte para os amigos. Estaria a desconsiderar os outros.
Nesta época é quando penso mais naqueles que, podendo, não são amigos.
Mas que todos recebam em seus espíritos o Abraço da Paz, e sobretudo que lutem muito para que esse abraço abrace o mundo.


15/dez/2016 

3 comentários:

  1. Meu mano Chico
    A simplicidade que tens na forma e na essência das tuas mensagens, faz com que entrem bem fundo no coração dos que te leem. Tens muita qualidade a escrever e…não só. Não te estou a elogiar mas penso que não fazes mais do que a tua obrigação que é, como a de todos, pôr a render ao serviço dos outros os talentos que Deus nos concedeu. Desde a primeira letra da mensagem até à última, tudo o que dizes é uma verdade dolorosa; especialmente dolorosa para nós, os que nos consideramos Cristãos e muito filosofamos sobre Cristo, mas que nesta altura do ano nos comportamos como simples materialistas-consumistas, apaparicando modos e exemplos de vida que de Cristão nada têm
    Agradeço-te do fundo do coração e, com ele, partilho o vosso Natal na alegria e esperança que Cristo nos veio trazer
    Um beijo muito grande para todos do
    Manel

    ResponderExcluir
  2. Francisco, disse TUDO o que eu gostaria de dizer e não sabia como! Disse tudo igualzinho ao que eu penso! Beijinhos muito amigos para todos vocês! Preparando-me para ir até Londres vou partilhar estas suas palavras para as passar aos meus filhos e netos!
    Isabel P

    ResponderExcluir
  3. Rosana Bartholo • 3 amigos em comum
    Que beleza! Esse é o verdadeiro e simples sentido do que é o Natal! Um bj cheio de carinho e admiração! Saudades dos nossos papos no almoço de domingo. ❤⚘

    Gonçalo Neuparth Verdadeira mensagem de Natal Tio Francisco. Posso partilhar?

    Constança Avillez Aumentou as minhas saudades da família Amorim!! Desculpe o egoísmo... ❤

    Ana Cristina Cunha • Amigo(a) de Francisco Amorim
    Perfeita msm.. .Obrigada.. .

    João David E Silva Abraço apertado a todos

    Maria Jose Gaivao Comentar não vou porque é impossível acrescentar seja o que seja para não "estragar " esta maravilhosa mensagem, mas partilhar, é já porque isto é que deveria ser o NATAL.
    Muitos Beijos e abraços para todos de quem sinto muita falta


    ResponderExcluir