quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

 

Canjujar

Como se pensa em Angola !

 

Há cerca de 25 anos recebi uma carta de um “novo sobrinho”, que tinha ganho quando fomos a Angola no “Mussulo”, e a quem tinha oferecido o meu livro “Contos Peregrinos a Preto e Branco”, de 1998.

Nessa carta ele começa assim:

- Caro tio Chico. Ando há tempos a “canjujar” para lhe escrever sobre o seu livro, que já li uma vez e estou agora a ler de novo, ... etc.

A minha primeira reação foi o prazer de receber a carta e logo a seguir tentar “canjujar” sobre o significado deste novo vocábulo – novo para mim, mas que me suou bem angolano e de ótima sonoridade.

Como tenho – ainda –uma boa porção de dicionários de línguas de Angola, bem os percorri, e mesmo trocando o “c” inicial por “k” a minha pesquisa não deu em nada.

Mas acabei por adotar o vocábulo dando-lhe o significado de congeminar, talvez melhor seja matutar, porque aquele sobrinho amigo, que já nos deixou, procurava palavras para elogiar o que tinha lido.

Saudade grande desse amigo, com quem criei laços de amizade apesar de só nos termos encontrado 3 ou 4 vezes.

Isto vem a propósito do que vejo passar-se no mundo, e há anos “canjujo” à procura de algo que me possa parecer normal, face à sistemática destruição da cultura ocidental, à fobia insana que se está a espalhar levando a situações que ultrapassam a situação de demência.

Alguns exemplos: a luta internacional para menosprezarem e insultarem o Presidente do Brasil, sem que a mídia se tenha referido a algo jamais alcançado anteriormente, a apologia retumbante e a vergonha de um tribunal ter libertado um ladrão e corrupto só para o fazerem chegar ainda outra vez à presidência, uma professora em Inglaterra que explicou aos seus jovens alunos que menino é menino e menina é menina acabou presa (está encarcerada por isso), outra professora, em Maiorca, que expulsou os 32 alunos da sala porque eles, para “torcerem” pela Copa de futebol, levaram um bandeira de Espanha e a penduraram na sala de aulas, e ela num grito histérico disse: “Quem pendurou aquele trapo ali?”, e, pior, quererem legislar permitindo e incentivando os pais a terem relações sexuais com os filhos desde que nascem, a permitir o casamento entre irmãos e pais com filhos, a ver a força dos órgãos de informação dos países europeus e letino-americanos enaltecendo um ladrão e corrupto, e xingando um homem que pode não ser um Carlos Magno mas endireitou as contas do país, a quantidade de dinheiro que tem sido enviado para o Brasil para esse ladrão se eleger, a amizade exibida na tv deste com as gangues do narcotráfico em grande festa despejando metralhadoras para o ar rodeando o corrupto, as ligações conhecidas com as FARC da Bolívia, com todos os presidentes de países que agoniam em dívidas e inflação, até o babaca do Presidente de Portugal, o senhor selfies, vem ao Brasil e insulta o Presidente Bolsonaro, e o PM de Portugal que, arrogante, afirma que “O Lula faz muita falta ao Brasil e ao Mundo”, (talvez ele ache que o tal calamar rouba melhor do que ele ou do que o Sócrates ...) etc., etc.

Se por aqui ainda andasse Shakespeare, repetiria, «algo vai mal no reino da Dinamarca» fazendo alusão à corrupção, à traição, ao incesto, à vingança e aos assassínios que ocorrem no reino, tendo que acrescentar que, nos dias de hoje vai mal em todo o lado.

Mas, quem está financiando tudo isto? O lula não mete a mão no próprio bolso para de lá sacar o que roubou. A mão só entra recheada de notas, mas sempre sai... sem nada. Então quem?

Canjujemos no velho ditado: “quem cabritos tem e cabras não, de algum lado vem!”  

Alguém está a pagar, e a gastar MUITO dinheiro, para impor... o quê?

Há uns dois a três anos já se apontava o tal Soros como um dos financiadores da invasão de africanos e árabes na Europa. Com que vantagem para ele? A destruição das culturas desses países, sobretudo a França, Inglaterra, Itália e outros?

Depois chegou o Covid, bramei contra essa pandemia inventada e criminosa, sabendo-se que nesse covarde e assassino ataque mundial estariam envolvidos soros, clintons, faucis, xi-ji-pingos além da poderosíssima indústria farmacêutica, e os mais ricos do planeta ocidental, das suas sigilosas reuniões de Davos e de Bilderberg. Agora que o Covid está a arrefecer (a aquecer na China que pode até derrubar o Xi Ji Ping) Oxford pôe em dúvida a eficácia da vacina que não devia ter sido administrada!

Mas tudo isto com que finalidade?

Um dos membros desse grupo Bilderberg há pouco teve o desplante de dizer que tinha ao seu dispor, dinheiro das organizações – mais de US 3.000.000.000.000 – isso mesmo três TRILHÕES de dólares, e com isso havia já um plano para começar a derrubar a classe média: comprar as casas da gente dessa faixa financeira, pagando um preço superior à sua valia – 20% - para a seguir dificultar a compra de novas casas, ficando deste modo os desalojados dependentes dum novo tipo de mendicância. (Isto não é inventado; foi lido num jornal)

Mas canjunjando um pouco mais fundo: porquê o Forum Económico Mundial de Davos está tão interessado em que um ladrão-corrupto seja eleito presidente do Brasil, quando eles sabem MUITO BEM que ele é um voraz destruidor de economias, que nada fez nos 14 anos do pt no comando, além de se enriquecer brutalmente, e que, se eleito, irá repetir o mesmo?

Porque os jornais e todos os órgãos de informação tanto apoiam um ladrão condenado em duas instâncias, pelo colegiado de muitos juízes, apoiam o aborto, querem perverter a cabeça de criancinhas encaminhando-as desde a mais tenra infância para o movimento LBGT, o que se pretende e quem financia este movimento?

Nomeiam-se para tribunais superiores apaniguados, altamente corrompidos e que nunca em suas vidas foram juízes?

Porque as lavagens cerebrais que se fazem nas escolas, desde as primárias às universidades, sabendo todos eles que tudo quanto foi comunismo se deu mal, pessimamente, só engordando bolsos dos governantes e os egos de Stalins, King Kongs, Fideis e similares, e liquidando sumariamente quem fosse contra?

Não há dúvida que está tudo errado. TUDO.

Mas têm uma solução esses bilionários de Davos e Cia.: financiam com largueza essa banditagem, entregam os países à esquerda, incapaz de governar e corrupta até aos limites que o país aguentar e, sem pressa esses países vão-se afundando.

E depois? Depois o tão falado já Governo Mundial fica nas suas mãos.

Ricos, bilionários aprenderam com os chins: planejar à distância.

Eu já não vou assistir a essa aberração da humanidade, mas entretanto vivo incomodado com o que estou a ver passar-se sob o meu nariz.

Neste momento o Brasil, com dezenas de milhões de cidadãos nas ruas, sem qualquer violência, não querem a esquerda bolchevista, ou marxista, novamente no poder.

Não reza a história de jamais ter havido em qualquer outra parte do mundo manifestações políticas desta envergadura. Se vencerem, vamos começar a ver caírem os governos da Argentina, Venezuela, Espanha e Portugal e até o do veadinho casado com a vovó, além de vários outros, vamos assistir a uma reposição de valores hoje desprezados (?) que talvez acenem a Davos para mandá-los fazer reuniões secretas, num lugar que eu não digo qual seria porque fui educado para não dizer palavrões. Mas todos os que lerem isto saberão para onde, intelectualmente desejo que vão!

Não precisamos matar alguém, mas lembrem da valente Rosa Parks, uma das mulheres mais importantes de toda a história. Façam como ela: lutem com a força da cidadania, a força do povo.

Como diz aquela cantiguinha portuguesa vermelhusca –o povo é quem mais ordena – desde que se possa livremente manifestar-se em ordem sem pressupostos envoltos em cravos vermelhos.

Algo está para acontecer. Grande.

Esperemos mais uns dias e tomemos consciência da nossa força sabendo que se todos saírem para a rua, só na Coreia do Norte, China, e similares e que serão recebidos com metralha.

Não podemos é perder a fé e nos acovardarmos.

Canjujem bem.

 

07/12/22

 

 

Um comentário:

  1. Francisco Ataide (Jr)8 de dezembro de 2022 às 13:45

    Não posso estar mais de acordo. São tempos muito estranhos. A humanidade parece que estupidificou. Todos se acham muito livres, senhores de si e da sua vida mas, na verdade, são reféns de forças nefastas que manipulam as massas e condicionam a sua vida. Os meios de comunicação, as tais de redes sociais, os políticos cada vez mais de pensamento único, e os senhores do mundo que se escondem por trás de tudo isto, levam-nos a um futuro que não se afigura nada risonho.
    Os que ousam questionar tornam-se negacionistas, os que resistem são trucidados e privados da sua liberdade, os que não consentem tornam-se anti-democráticos (porque chamar de facistas já dificilmente cola).
    À primeira vista parece que estamos a ser empurrados para cenários descritos em antigos livros de ficção futurista como "1984" de George Orwell, ou talvez o "admirável mundo novo" de Huxley.
    Mas aquilo que mais me ocorre já há muito tempo, quando me ponho a "canjujar" sobre a sociedade atual, é que parece que revivemos a história da Torre de Babel, uma das mais magníficas passagens da Bíblia. Todos falam, cada um na sua língua, ninguém ouve, ninguém entende ninguém e, no fim, a coisa não acaba bem.

    Abraços,
    Francisco

    ResponderExcluir