quarta-feira, 16 de novembro de 2022

 

Menos um Amigo na Terra

Parece muito bonito viver-se muitos anos, mas as pessoas muitas vezes não realizam o que é ver os Amigos a irem embora deixando-nos mais pobres. Mais tristes.

Hoje recebi a notícia que mais um, depois de ter vivido os últimos anos bastante doente, finalmente descansou o corpo sofrido e a mente magoada com as injustiças por que passou.

Conhecemo-nos em 1965 quando fomos ambos trabalhar na mesma firma, em Luanda.

Ótimo colaborador, competente, sempre nos entendemos perfeitamente, e esse entendimento acabou em amizade.

Infelizmente quando de lá saí, pouco voltei a vê-lo, depois fui para Moçambique e depois da diáspora do 25/4 então durante muitos anos nada soube dele.

Quando nos reencontrámos, via Internet, fiquei a saber que tinha estado em Macau, de princípio numa boa situação, que depois lhe passaram a perna, em Portugal teve muitas promessas e nada de concretizar-se, os anos já a pesarem e a vida difícil.

Foi ele que me descobriu pela Internet.

E a carta que me escreveu, que não mostro porque a sua amizade extrapolou os elogios, guardo-a com especial carinho. Foi uma alegria termo-nos reencontrado.

Estava já doente, e eu a prometer-lhe que o iria abraçar quando fosse a Portugal. Em 2018, não me foi possível e tinha perdido a sua morada!

Prometi que seria em 2020. O artificial e assassino covid manteve-nos prisioneiros em casa. Pensei poder ir em 2021. Ainda estávamos presos. E recebi esta mensagem:

Meu querido Francisco! Como vai tudo? Venho fazer-lhe duas confissões: uma, estou com cancro. Duas, fiquei muito triste por não me ter dado a possibilidade de o ver quando cá veio a Portugal. Teria sido o nosso último encontro físico e eu sabia disso. Mas já passou. A gente encontra-se por aí, num dia destes... Um abraço para si e um beijo para ela. Fiquem bem, na graça de Deus. Descrição: ❤Descrição: ❤Descrição: ❤

Informei que não fora. Finalmente este ano, em Fevereiro, levava como dos objetivos primários cumprir a promessa e o prazer de um forte abraço. E assim foi.

Conversámos um pouco, pouquíssimo tempo num café, nem meia hora, e à despedida o forte abraço, que sabíamos ser o último, tão apertado foi que nos fez a ambos que as lágrimas não se contivessem “lá” dentro!

Não sei se lhe chame um grande filósofo, se místico, mas profundo nos textos com que nos foi deliciando no livro “Era Uma Vez Em LUANDA” e nos inúmeros textos no Facebook, sempre com uma qualidade de escrita admirável, mas acima de tudo um AMIGO.

Para o livro “Os Meus Amigos”, fiz também este retrato dele


Meu querido Amigo, não falta muito para termos todo o tempo do Universo para conversarmos.

Sei que está em muito merecida Paz.

Vou fechar este apontamento com um dos seus e profundos poemas com que nos presenteou:

 

Lembro-me da criança que eu fui

E dos sonhos que não tive

Lembro-me de outros sonhos que sonhei

Que eram doutros

Sonhos doutros que roubei

Lembro-me das viagens que eu fiz

E de lugares donde fugi

Lembro-me de tudo, enfim, que já vivi

Mil séculos passaram já por mim

Vagabundo de mim próprio

Proscrito de mil vidas que já vivi

Em viagens loucas me perdi

Em sonhos de rei me confundi

Em pedinte da esperança me tornei


Desculpem-me: esqueci-me de dar o nome deste Amigo:

Guilherme Augusto Valadão

16/11/2022

7 comentários:

  1. Todas as vidas têm valor. As de quem teve a arte de tocar fundo o coração de outrem; de o levar a eles se referir com tanto carinho, essas foram particularmente valiosas. Parabéns, meu Amigo, por merecer estar no epicentro de tão precioso leque dd “ eleitos”. Não é para todos!…
    Helena BM

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Francisco! O Guilherme estará certamente muito comovido com as suas palavras, tal como eu estou! Um grande beijinho. Isabel

    ResponderExcluir
  3. Uma pena. E que bela homenagem e belo poema do Guilherme.

    ResponderExcluir
  4. Os sentimentos à família do Guilherme e a si. Que bela homenagem e que belo poema do Guilherme. Abraço grande, tio Chico ! (Nuno Mindelis)

    ResponderExcluir
  5. Linda homenagem tio, amigos inesquecíveis. Que descanse em paz.Bjs pra si

    ResponderExcluir
  6. Triste e inesperada notícia que acabo de receber! Embora nunca mais o tivesse visto, tenho as recordações do tempo que trabalhamos juntos bem presentes e ficarão para sempre. Que Deus o receba em paz. 😢

    ResponderExcluir
  7. Que notícia triste acaba de me dar| Fiquei sem palavras, pois não esperava. Apesar de nunca mais nos termos encontrado pessoalmente, foi através da Internet que o reencontro se deu e assim passei a acompanhar as suas postagens. Resta-me pedir a Deus que receba a sua alma em paz.

    ResponderExcluir