terça-feira, 19 de março de 2013




Leonor Teles uma das mais fortes mulheres que Portugal teve no trono.
Mandava e desmandava, conspirou, mentiu, traíu, quis entregar Portugal a Castela, colocou em todos os pontos chaves do país homens da sua família, e... Dom Fernando... olhava!
E acabou dando origem à primeira revolta popular da história de Portugal.


CARONYQUA  D’ELLREI  DOM  FERNANDO


O noveno Rey de Portugal he dom Fernãodo, filho legítimo do Trajano da justiça, Rey Dom Pedro. Foi este Rei mui gramde casador: dezia que não dezejava outra couza mais que ter em Samtarem hûa rua de fallcõis; nûca trazia de simcoêta fallcõis a baixo.
EllRei Dom Fernãodo estava comcertado pera casar com hûa filha d’EllRei d’Aragão; e era já ido o Comde de Barcelos com muito grãde tesouro, asim pera trazer a Rainha, como pera trazer gênte pera a guerra; e estamdo lá o Comde ordenãodo estas cousas, veio-se e deixou tudo; e afirmava-se EllRei o mãodou vir polla emformação que lhe derão da filha d’EllRei ser mui disforme.
Em tempo d’EllRei Dom Affõso quarto e d’EllRei Dom Pedro seu filho, não avia em Portugal mays de hû só Comdado, o qual se chamava de Barcelos; e este Comdado deu EllRei Dom Pedro a Dom João Tellos de Menezes; e este ouve hû yrmão Martim Affõnso Tello o qual houve dous filhos e tres filhas Dona Maria Tellez e outra Dona Lianor Tellez, molher que foi de João Lourêço da Cunha, Senhor do morgado de Pombeiro.
E reinamdo asim EllRei graciozamête, mãocebo e ledo, omem de prol, trazia sua jrmam Dona Breitis, filha que fora de Dona Ynes de Crasto e d’EllRei Dom Pedro seu padre, com gramde casa de Donas, porque non avia Rainha nem Ymfamte em Portugal. E por afeiçam comtenuada muito veo a nacer em elle tal desejo de a aver por mulher, que de­terminou em sua vomtade casar com ella, cousa que nuca fora visto, propoemdo haver despemsasam: eram as fallas amtre elles muito ameude, e abrasavão-se, e beijavão-se, e já de sua virgimdade avia má sospeita; e em esto veo-se tratar casamãto com EllRei Dom Emrrique (de Castela) por fazerem as pazes.
Estamdo EllRei em Lixboa, veo á Corte Dona Lianor Tellez, molher deste João Loureço da Cunha, por espasar com sua yrmam Dona Maria, que amdava em casa da Ymfamta;
e EllRei vemdo-a asym lousam e gracyosa,
leixado tudo, desta se veo a namorar muito maravilhosamête; e neste tempo João Loureço mãodou chamar esta sua molher, de que já tinha hú filho que chamavão Allvaro da Cunha; e quamdo EllRei o soube ficou muy enojado, e determinou de o descobrir a sua irmã Dona Maria, rogamdo-lhe muito que fizese com sua jrmam se não fose, e que se fizese doemte, e que lhe certefycava que sua vomtade era avella por mulher, amtes que quamtas filhas de Reis avia no mudo, e Dona Maria lhe respomdeo por muitas rezois; mas EllRei estava prezo damor e nom sesava com promesas, e sempre Dona Maria o tirava diso sem aproveitar: e ouve ella de fallar isto com sua jrmam Dona Líanor Telles, acordaram de o dizer a seu tio o Comde; e dito, elle se foi a EllRei pollo tirar diso, e menos aprovei­tou. Quamdo já viram a vomtade d’EllReí tam aficada busquaram maneira pera a quitar do marido por via de cunhadio, que levemête se acha, e mais amtre gemte fidallga, posto que João Lourêço ouvera despemçasão: mas vedo que lhe não comvinha aquella demãda com EllRei, deyxou-a e foise pera Castella: e afirma-se que primeiro que EllRei dormise com ella a recebeo por mulher.
Sabido ysto pollo povo ajumtarão-se três ou quatro mil homês, e forão-se ao paço com gramde allvoroço: levarão comsiguo Allvaro Vasquez Allfãge, homem muito homrrado; e Ell­Rei, quamdo soube que aquellas gemtes alli estavam, mãodou-Ihes pergumtar que era o que lhe prazia, e a que eram vimdos: e Fernâo Vás respomdeo em nome de todos, que EllRei seu Senhor tomara por molher, a Dona Lianor Tellez, molher de João Loureço da Cunha; e que, por quamto ysto não era serviço de Deos, nem bem do povo, que tal não havia de comcemtir; mas que tomase por molher a filha d’EllRei, e não húa má molher que o tinha emfeitiçado. EllRei tornou a respomder que lhes agardecia muito aquello que faziam, que o faziam como bõs Portugeses; e que ella não era sua molher, nem Deos tal quereria; mas por quãto ao prezemte lhes não podia faltar, que fosem a outro dia a Sam Domimguos com Fernão Vás; estamdo aguardamdo por EllRei aomde avia dir ouvir misa, e lhe fallarião: e asim se partiram, jurãodo to­dos que se EllRei a não partise que lha tirariam por força. Ao outro dia polia menham forão loguo jumtos em Sam Domimgos com Fernão Vaz, e estamdo aguardamdo por EllRei, souberão como EllRei se fora escomdido com Dona Lianor; e hia dizemdo EllRei: Olhai aquelles villãos tredores como se ajumtárâo: certamente, premder-me queriam se lla fora. E a dita Dona Lianor, receamdo que os povos a fizecem tirar d’EllRei, tinha maneira como focem castigados os primcipaes destes allvoroços; e fez castigar e matar a este Fernão Vaz, e decepar muitas mãos a muitos, e asim outras mortes.
EllRei foi-se follgamdo pollo Reino até amtre Doiro e Minho a hú Moesteiro que se chama Lesa, e fez hú dia ajumtar toda a gemte, e recebeo nelle per pallavras de prezemte a Dona Lianor por molher, e fez-lhe beijar a mão a todos por Rai­nha, e todos lha beijaram; e o Ymfãte Dom João foi o primeiro que lha beijou: porem, o Ymfãte Dom Denis não lha quis bei­jar, ãtes dise que lha beijase ella a elle, pello qual EllRei lhe quis dar com húa adagua pollo rosto, senão fora tido; pollo qual oYmfamte Dom Denis se foi pêra Castella, e o Ymfàmte Dom João que era maior ficou muito amado d’EllRei seu jrmão e da Rainha. E deu EllRei loguo á Rainha estes Lugares Villa Visoza, Abramtes, Allmada, Cimtra, Torres Vedras, Allamquer, Atouguia, Óbidos, Aveiro, o Regemguo de Saquavem, Friellas, Unhos, a terra de Meirelles, Ribadoiro: e dalli em diamte foi chamada Rainha de Portugal.
EllRei davase mais ás couzas de follgar que ás que compria ao Reino: estamdo hú dia em comcelho deixo-o, é foi-se á casa, do qual os do comcelho foram mui emvergonhados; e vimdo elle ao outro dia ao comcelho foi mui repremdido, e hú delles lhe dixe em nome de todos: Senhor por mercê vos pedimos que tenhais outra maneira daqui em diâte, senão. . . Como senão, dixe EllRei, alla fee, dixe elle, senão busquaremos outro que reine sobre nós.
Esta Rainha ao tempo que casou com este Rei era em fresca ydade, e de mui bom corpo, e mui gracioso gesto, e em todo era húa molher mui perfeita, asim em fermozura, como em gracioza e de mui doce falia, imda que em allgúas era sollta nom onestamête; era de mui vivo emtemdimêto, e comdiçam forra, e precurava muito por fortellecer seu estado; e fez seus jrmãos dous que tinha, a saber, Dom João Affôso Tello Allmiramte, e Gõçallo Tellez fez Côde de Viana; e a dous fi­lhos de seu tio, o Cõde Dom João Afõso Tello, a hú fez fa­zer Comde de Viana, e a outro Comde de Barcellos; e fez fa­zer Comde de Cea a Dom Emrrique seu cunhado, e a Dom Allvaro Perez de Crasto fez Comde de Raiollos; e fez dar o Mestrado de Sam Tiaguo a Dom Fernãodo Affõso d’Allbuquerque, que era jmão das molheres de seus jrmãos; e fez dar e Mestrado de Crystos a seu sobrinho, filho de sua jrmam, ao qual chamavão Dom Lopo Dias: e fez poer todas milhores milhores fortallezas do Reino nos que eram de sua linhagem; e fez ou­tros casamétos muitos de suas parentas; e asim soube fortallecer, que todo o que ella maõdava se fazia. E neste anno de mil e quatrocêtos que EllRei recebeo por mulher Dona Lianor Tellez, filha de Martim Affõso Tello de Dona Alldomça de Vascomcellos.

13/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário