terça-feira, 5 de janeiro de 2010

.
 À procura de gente
de Benguela

Foi muito gratificante ter sido informado que o Magalhães, o Mário, mesmo velhotinho, está a viver em Évora. Aqui fica um abraço para ele e a esperança de que ainda o possa ver.
Também me lembraram do nome do outro parceiro de tênis que era funcionário da Fazenda: o Pompeu, que agora recordo melhor.
Vasculhando fotos antigas, que tenho várias gavetas cheias – o que não admira, depois de oito filhos e onze netos – encontrei umas quantas de Benguela de 1955 e, para minha alegria algumas têm escrito atrás os nomes do fotografados!
Começa pelo “meu” ajudante na Lusolanda, a que sempre tenho chamado António, e constato agora que se chamava Joaquim.


O Joaquim a quem chamei, até no meu livro, António!

O António que afinal é Joaquim, se um dia chegar a ler isto, que me perdoe. Tem anotado no verso da foto (24 x 35 mm, milímetros, visto ser só a cópia do filme!) que “lhe tremia a beiça”! Quando alguma coisa lhe saía errado ou não sabia o que fazer o bom do Joaquim ficava com a beiça a tremer! Vejam só que recordações a gente guarda.
A seguir vão duas fotos da Lusolanda. Uma onde se vê o nome da firma e a porta do armazém onde eu trabalhava, e outro da “sede” indicando, com uma seta, onde era o Departamento Agrícola!


Aqui era o Departamento Agrícola


A "sede" em Benguela
Mais algumas outras com bicicleteiros e motoqueiros lá da terra e por fim o almoço de despedida quando fui embora daquela saudosa terra.


Carlos da Silva Gouveia (Góia), Mário Magalhães, Marques André e Rui Amaral - 18/06/1955


Jaime Cradoso, António Brás e António Frias Jr.


Jorge Ribeiro da Silva, no ténis, com a sua motoquinha!
O almoço de despedida!

É natural que alguns ainda se “descubram” nestas fotos e/ou que saibam do paradeiro de algum deles.
É muito bom recordar tudo isto, e a todos abraço com saudade.

5-jan-10




Um comentário:

  1. Francisco:

    Não são fotos. São preciosidades!

    Aquela motinha... parece-me uma NSU... uma coisa parecida com as pilhas Duracel.... e dura...e dura.... e dura...!!!!

    ResponderExcluir