tag:blogger.com,1999:blog-2322657349990274458.post4097134163585249386..comments2024-03-06T11:30:26.741-03:00Comments on f.g.amorim: Francisco Gomes de Amorimhttp://www.blogger.com/profile/10801962442581779154noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-2322657349990274458.post-30205059810421172532011-01-25T16:30:29.101-02:002011-01-25T16:30:29.101-02:00Este Imperador Kuang Xi (manchú) e o nosso Jesuíta...Este Imperador Kuang Xi (manchú) e o nosso Jesuíta estão ligados a um dos episódios mais importantes, quer para as relações entre a Europa e a China, quer para a história política do Império do Meio.<br />Trata-se da chamada "Questão dos Ritos". Que tal avançar por aqui?<br />Abraço<br />Tó PM<br /><br />No respeita ao Pe. Pereira e Kangxi... já me chegou o que encontrei! Mas essa questão dos Ritos deve estar na base do Tratado de Benevolência, ou... não?<br />Francisco<br /><br />Mais ou menos.<br />Desde os finais do séc. XVI que os padres jesuítas, pelos seus conhecimentos de astronomia e matemática, exerciam grande fascínio sobre a corte imperial e o próprio imperador. E aproveitavam bem esse fascínio para propagar a fé cristã. O próprio imperador Kuang Xi, por influência do Pe Tomás Pereira pensou em converter-se ao cristianismo, e com ele todas as nações do seu império.<br />Queria o destino que os jesuítas na China não fossem imunes as guerras religiosas e políticas que dilaceravam a Europa do séc. XVII. Acontecia que a presença assídua do Pe Pereira junto do imperador que o havia nomeado mandarim (uma palavra portuguesa que identificava os mais altos funcionários da corte imperial) não fazia dele o Geral da Companhia de Jesus na China. Esse cargo era desempenhado por um jesuíta italiano (a Companhia era, e ainda é, uma Prelatura Papal) apoiado pelo jesuíta francês que referiu. E ambos, cada um por suas razões, intrigavam, tentando destruir a imagem do Padre português e, por aí, a influência ibérica, via Goa e Macau.<br />A Questão dos Ritos girava em torno da reverência que o Confucionismo prestava ao culto dos antepassados mortos ("os Ritos"). Ora, se o Império do Meio se convertesse ao Cristianismo (sem abandonar a filosofia de Confúcio) como qualificar esse culto prestado a alguém que nunca tinha sido baptizado e que, por isso, só poderia estar nas profunduras do inferno? <br />Para o Pe Pereira, esta era uma questão menor, e nenhum dogma cristão cairia do altar se "os Ritos" prosseguissem como sempre.<br />Para os outros dois jesuítas, essa era uma questão fundamental, pelo que o Pe Pereira, ou se retratava, ou era excomungado.<br />Escusado será dizer que a querela rapidamente se espalhou, dividindo a crescente comunidade de chineses cristãos. Daí às vias de facto e ao fanatismo religioso foi um pequeno passo que muitos não hesitaram em dar.<br />Kuang Xi, vendo que a coesão do império estava assim seriamente ameaçada, revogou o Édito (ou Tratado) das Benevolências, proibiu o cristianismo e expulsou os jesuítas. Todos?<br />Não. O Pe Pereira lá ficou com o seu cargo cortesão de mandarim e lá morreu sem nunca mais ter saído da Cidade Proibida. Infelizmente, ainda não se sabe onde se encontra o seu túmulo, para sobre ele assentar mais um pilar da ligação Portugal-China (só para não ficar reduzida à mixuruca relação de credor-devedor).<br />Abraço<br />Tó PMAnonymousnoreply@blogger.com